De Road Dahl, O BGA

cartaz-nacional-do-filme-o-bom-gigante-amigo-primeiro-filme-da-disney-dirigido-por-steven-spielberg-1469567465702_300x500

Durante muitos anos Steven Spielberg trabalhou para os estúdios concorrentes da Walt Disney Pictures. Agora, o cineasta finalmente se junta a “casa do Mickey” para dirigir O Bom Gigante Amigo, adaptação da obra do escritor Road Dahl (1916-1990) que já teve outros trabalhos adaptados para o cinema como A Fantástica Fábrica de Chocolate e James e o pêssego gigante. O Bom Gigante Amigo se tornou um projeto pessoal de Spielberg, já que este revelou ter o costume de lê-lo para seus filhos quando eram pequenos.

  Primeira parceria entre o cineasta e a Disney, é um filme recheado de cenas divertidas que podem arrancar altas risadas do espectador além de emocioná-lo com uma mensagem singela e tocante sobre a importância da amizade. A trama conta a história da órfã Sophia que é levada pelo Bom Gigante Amigo (BGA) até a Terra dos Gigantes. Esta ajuda o BGA a derrotar os terríveis gigantes que estão devorando criancinhas.

   O roteiro escrito por Melissa Mathison, que trabalhou em colaboração com a família de Road Dahl para realizar algo fidedigno, procura manter a mesma essência do livro, mas deixa de lado alguns questionamentos feitos pelo autor em relação ao comportamento do ser humano. Ao invés disso, dá maior ênfase na bela amizade entre Sophia e o gigante, já que esta é marca registrada de Spielberg sendo utilizada em suas clássicas produções como E.T – o extraterreste (1982).

   A trilha sonora composta pelo maestro John Williams é um dos pontos altos do filme e é fundamental para dar vida às cenas. Outro destaque do filme é o elenco, a começar pela estreante Ruby Barnhill que com apenas 11 anos já demonstra ter carisma e talento suficiente para conquistar Hollywood. Além dela, o vencedor do Óscar Mark Rylance também brilha como o bom gigante amigo com uma atuação divertida e marcante.

   A tecnologia CGI (Common Gateway Interface), usada para criar os gigantes, funciona em reforçar o tom de fantasia da trama. Provavelmente, se o CGI não tivesse sido utilizado, as cenas entre o BGA e os outros gigantes não seriam tão divertidas.

   O Bom Gigante amigo promete gerar uma boa bilheteria e cativar crianças do mundo inteiro. Certamente, este não será o único filme entre Steven Spielberg e a Walt Disney Pictures.

8 COMENTÁRIOS

  1. Me interessei muito em assistir esse filme. Já havia ouvido falar a respeito, mas ao ler a crítica, que por sinal muito bem redigida, fiquei mais ansiosa ainda por assistir. Valeu a dica!!!

  2. Maravilhosa crítica, me deixou muito curiosa a respeito do filme.
    Spielberg sempre emocionando em todos os detalhes.

    Irei ver com certeza!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui