batesmotelposter

Todo fã de Hitchcock já deve ter visto pelo menos uma vez o clássico mais famoso do mestre do suspense Psicose. Poucas pessoas no entanto, não devem saber que o filme foi baseado em um livro de mesmo nome escrito por Robert Bloch e que foi recentemente publicado pela Darkside Books. Na época do lançamento inclusive, o diretor teria comprado todas as edições do livro para que o final não fosse revelado e tirasse o impacto da revelação de Norman Bates assumir a identidade da mãe morta.

Em 2013, o canal A&E começou a exibir o seriado de televisão Bates Motel produzido pela Universal Television e criado por Carlton Cuse, Kerry Ehrin e Anthony Cipriano. Estrelado por Vera Farmiga e Freddie Highmore, a série que tem estimativa de durar cinco temporadas, tendo 8 episódios cada temporada, é um prelúdio ao filme Psicose e mostra a relação do adolescente Norman Bates (Freddie Highmore de A Fantástica Fábrica de Chocolate e Em Busca da Terra do Nunca) com sua mãe Norma (Vera Farmiga de Invocação do Mal)

bates-motel-homenageia-psicose-01-jpg-932x545-q85-subsampling-2A série segue bem a linha do filme clássico da década de 60 e mostra o porque de Norman se tornar o psicótico mais famoso do cinema mostrando ao longo de seus episódios pistas que todo fã do filme vai adorar encontrar. Logo no primeiro episódio descobrimos que Norman tem disturbios mentais que fazem ele entrar em transe e ter lapsos de memória fazendo ele se esquecer do que fez previamente. E com isso, Norma assume seu papel de mãe super protetora e acaba acobertando muitos dos crimes e erros do filho. A relação dos dois, quase incestuosa mostra um pouco da personalidade do garoto e porque ele se tornou obssessivo por mulheres perfeitas como a mãe.

bates-motelseason4Além da série ser uma ótima homenagem ao clássico de Hitchcock também tem um ótimo roteiro (alguns deles foram até escritos por Freddie Highmore) além das atuações marcantes de Freddie e Vera Farmiga que surpreendem a cada episódio, a cada performance. Porque na série temos duas versões diferentes de Norma. A versão normal que é uma mulher fragilizada e amendrontada que acaba de chegar em uma cidade nova e só quer recomeçar a vida com o filho que precisa proteger de todas as formas. E a versão de Norma Bates na cabeça de Norman que é uma mulher independente, dura e com atitude sabendo muito bem como agir e o que fazer, nem que seja para fazer a cabeça do filho para que ele mate alguém que esteja em seu caminho.

bates-motel-3A série tem personagens originais que não estavam no filme como o filho mais velho de Norma, Dylan (Max Thieriot) fruto do abuso do irmão de Norma que acabou gerando Dylan. Além dele também temos o xerife Romero (Nestor Carbonelli) que trata dos assuntos estranhos que acontecem na cidade de White Pine Bay onde Norma e Norman se mudam adquirando o hotel em que se tornam sócios. Além deles, temos também a adolescente Emma (Olivia Cooke) primeira amiga que Norman faz quando chega na cidade e que depois se torna namorada de Dylan. A personagem tem uma doença rara, fibrose cística, uma doença genética, de modo que ela tem que levar um tanque de oxigênio consigo para todos os lugares. Mesmo com a doença a personagem não deixa de ir a escola, trabalhar no motel Bates e dar conselhos Norman quando ele precisa.

Apesar da série passar nos dias atuais porque trazer o universo de Norman Bates para os dias de hoje com celulares, computadores e redes sociais; a série ainda se mantém fiel ao filme mantendo figurinos, cenários e objetos de cena vintage e que remetem muito Psicose. Alias, outro ponto positivo da série sem dúvida nenhuma é a Direção de Arte assim como o Figurino.

A série finaliza sua história no ano que vem quando entra no quinto ano e também última temporada de Bates Motel. Durante a última temporada serão explorados os acontecimentos do filme incluindo a participação da personagem Marion Crane e que já foi noticiada que será interpretada pela cantora e atriz Rihanna.

Trump_Key_Art_Premiere_FIN.indd

Bates Motel está em hiato nos Eua até a volta dos episódios inéditos em 2017. No Brasil ela é exibida pela Universal Channel que exibe seus episódios todas as segundas as 22:00. As três primeiras temporadas da série também estão disponíveis no Netflix e a quarta temporada deve entrar no catálogo do serviço de streaming ainda esse ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui