Franquia de sucesso de Steven Spilberg, “Jurassic Park” nos leva a uma viagem fantástica baseado no livro de Michael Crichton que se tornou um clássico dos anos 90, e em 2016 ganhou uma nova continuação.

A trama do primeiro filme nos apresenta, o empresário John Hammond (vivido pelo saudoso Richard Attenborough) que convida o paleontólogo Alan Grant (Sam Neill), a paleobotânica Ellie Sattler (Laura Dern) e o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum) para irem até a Ilha Nublar conhecer o protótipo do Parque dos Dinossauros, que em breve seria aberto ao público. A experiência é incrível, mas como o que é bom dura pouco, as coisas não vão como o esperado, ocorre uma sabotagem e o caos reina na administração do parque, que não consegue controlar os animais.

O casal de doutores Ellie Sattler e Ian Malcolm (vividos por Jeff Goldblum e Laura Dern) saiu das telas de “Jurassic Park” para a vida real. Depois de se conhecerem durante as filmagens, eles engataram um relacionamento e chegaram a ficar noivos entre 1995 e 1997, ano em que “O Mundo Perdido: Jurassic Park” foi lançado

Christina Ricci, Laura Linney, Dylan McDermott e Tom Sizemore foram reprovados em testes para o filme. Jim Carrey chegou a ser considerado para o personagem Ian Malcolm (Jeff Goldblum). Jodie Foster, Sigourney Weaver e Michelle Pfeiffer também foram cogitadas para o papel da doutora Ellie Sattler.

A continuação da história se passa quatro anos depois do fechamento do Parque dos Dinossauros da Ilha Nublar. Quando o magnata John Hammond descobre que na Ilha Sorna, onde os dinossauros foram criados, chamada de “sítio B”, ainda existem algumas espécies vivas, resolve montar um novo parque, sem cometer os mesmos erros de antes. Assim, resolve mandar uma equipe para verificar as condições do local. Como ele sabe que o doutor Ian Malcolm, que não aprovara o parque, não iria por conta própria, envia antes a namorada dele, que também é pesquisadora. Sem opção, Malcolm vai atrás dela, mas acaba acompanhado de sua filha, que foi escondida. Ao mesmo tempo, um grupo comandado pelo sobrinho de Hammond pretende capturar os dinossauros.

Já o terceiro filme (dirigido por Joe Johnston e produzido por Steven Spielberg) traz à tona a existência de dinossauros na Isla Sorna, onde diversas expedições foram feitas para ver de perto os animais. Entretanto, numa dessas viagens, houve um acidente, e o único sobrevivente é um menino de 11 anos. Agora, os pais milionários do garoto pedem ajuda a Alan Grant para resgatá-lo.

Boa parte do realismo de “Jurrasic Park” pode ser creditado à sua profundidade sonora. Não por acaso, foi o primeiro filme a utilizar o sistema DTS (Digital Theater Systems), baseado em vários canais de áudio. Spielberg, aliás, era um dos investidores do formato nos anos 1990.

Por Alê Shcolnik

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui