look3“Looking” foi uma série de comédia dramática sobre três amigos gays vivendo na cidade de São Francisco, na Califórnia. A atração estreou em 19 de janeiro de 2014 no canal HBO e acompanhava a trajetória dos amigos se relacionando, cada um com um jeito diferente de enfrentar a vida. Patrick (Jonathan Groff) é um confuso designer de vídeo game com 29 anos que tenta voltar a namorar sem muito sucesso. O artista Agustín (Frankie J. Alvarez), de 31 anos, está cogitando a idéia de assumir um relacionamento mais sério com seu namorado, enquanto o mais velho do grupo, o garçom Don (Murray Bartlett), de 39, começa a enfrentar a crise da meia-idade. Há ainda a transloucada Doris (Lauren Weedman) amiga de longa data de Don, única personagem feminina na trama.
A série era uma espécie de “Friends” gay e tinha como destaque mostrar o cotidiano da comunidade LGBTS sem estereótipos e com uma visão menos sexualizada deste universo atraindo um público que se identificava com uma atmosfera mais amena, em contrapartida a algumas abordagens mais intensas da vida de um homossexual. Os conflitos eram reais e os personagens pareciam nossos amigos, sujeitos a falhas e acertos. A avaliação foi excelente e a série teve uma boa receptividade pela mídia em geral.

look01

Mas em março de 2016, após 2 temporadas, a HBO comunicou o cancelamento da atração sem grandes explicações deixando uma legião de fãs na mais completa frustração. Especulou-se muito sobre o ocorrido, inclusive que as declarações de Russel Tovey (o ator que interpreta Kevin e que é gay, disse que não se sentia bem no papel de afeminado) foram relevantes para o término, mas nada se confirmou e só restou o boato
O final dos personagens (que ficou suspenso no último capítulo da segunda temporada) foi resolvido através de um telefilme de 2 horas dirigido por Andrew Haigh (o mesmo que dirigiu Charlotte Rampling em “45 Anos”).

 

O longa metragem acompanhava Patrick, que depois do rompimento de um relacionamento turbulento com Kevin, decide voltar a São Francisco para o casamento de Agustin. O filme atinge plenamente seu objetivo e faz um bonito apanhado sobre a legalização do casamento gay – tema polêmico e constante nas discussões políticas. No filme os personagens estão mais maduros e questionam sobre suas crenças nos relacionamentos tudo em um clima amigável e simpático fechando com chave de ouro uma das melhores séries LGBTS já apresentadas.

Artigo anteriorMATCH POINT
Próximo artigoCRÍTICA: O LAR DAS CRIANÇAS PECULIARES.
Zeca Seabra – Cinéfilo carioca com formação em Comunicação Social pela Puc em 1980 e em Hotelaria pela Estácio de Sá em 1983. A partir de 1995 participou de vários cursos e em 2006 começou escrevendo textos críticos para o blog paulista “Cinema com Pipoca”, um dos primeiros a tratar do assunto. Desde 2010 participa de debates e encontros com textos já publicados em catálogos de mostras especializadas. Em 2016 participou da oficina crítica cinematográfica com o renomado crítico francês Jean-Michel Frodon. É membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro) desde 2013 e crítico do site Almanaque Virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui