Foto: Divulgação

Nesse domingo (9) foi realizado o Cine Encontro no Odeon após a exibição do documentário “Divinas Divas”. O filme conta a história da primeira geração de Artistas Travestis do Brasil, incluindo todos os percalços da carreira delas.

O debate com elenco e equipe do filme manteve a sala do Odeon lotada com uma plateia animada e muito interessada na temática do filme.

A jornalista Flávia Guerra foi a mediadora do debate, com a presença da atriz Leandra Leal que dirigiu o longa, seu primeiro trabalho como diretora, presente também as Divas Divina Valéria, Camille K e Jane Di Castro, muito receptivas e contentes com o trabalho realizado no documentário.

divina-valeria-e-jane-di-castro
As Divas Divina Valéria e Jane Di Castro

O longa fala também sobre a relação da diretora com o Teatro Rival, que pertence a sua família, sua infância nos bastidores e seu contato desde pequena com as Divas. Em 2004, nos 70 anos do Teatro, as Divas fizeram um espetáculo para comemorar a data, e à partir dai que a ideia do longa começou a ser desenvolvida. No encontro Leandra ressaltou que gostaria que as Divas ficassem conhecidas através de seu olhar.  Foi falado sobre o caminho pelo qual o projeto passou, cerca de nove anos,  todo o processo de amadurecimento até chegar no material final e sobre os tabus da homossexualidade e da velhice.

14502792_1190538237688043_6480203454109717900_n
A Diva Camille K

O Diretor de Fotografia, David Pacheco, contou como desde o início do projeto se sentiu acolhido pelas Divas e sobre sua proposta de retratar o lado humano delas, além das performances.

A Montadora, Natara Ney, ressaltou sobre a importância da memória e dos arquivos que muitas vezes se perdem com o passar dos anos e agradeceu ao pesquisador César Sepúlveda por auxiliar intensamente na recuperação de todas as informações, fotografias e vídeos necessários para o longa.

A Roteirista Carol Benjamin falou sobre conexão do Teatro e das personagens com a Cinelândia. A Diva Jane Di Castro falou ainda sobre o medo do retrocesso quanto aos direitos dos gays e agradeceu a Ângela Leal por ter aberto as portas do Rival para as Artistas Travestis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui