No documentário  vemos a vida da ativista Ye Haiyan, também conhecida como “Hooligan Sparrow” que tem um histórico de luta pelos direitos das mulheres e dos trabalhadores sexuais, na China a prostituição é crime e os trabalhadores desse ramo vivem em sua maioria, correndo risco de contraírem doenças.

Após um ocorrido escândalo sobre seis meninas abusadas pelo diretor da escola e um funcionário do governo, a ativista com um grupo, se reúnem para fazer uma manifestação com intuito de denunciar os abusadores e exigir penas mais rigorosas para o crime de abuso de menor (há uma brecha na lei, que flexibiliza o crime associando as jovens meninas abusadas com prostitutas). Muito curioso antes da manifestação as ativistas pedem para a cineasta gravá-las relatando o motivo pelo que lutam e que se algo acontecer a suas vidas que saibam que foi por conta de sua luta, elas tem que o governo as façam mal, são constantemente vigiadas e controladas, inimigas do estado.

O que estava por trás desse crime era algo muito mais criminoso e cruel, esse não era um caso isolado, há uma espécie de acordo onde é comum na China os poderosos e representantes do  governo “recebem” como propina jovens meninas, o crime de estupro é banalizado e as jovens são oferecidas como mercadorias. Seguida da manifestação a ativista e sua família começam a ser fortemente perseguidas e ameaçadas pelo governo da China, quando tentam invadir sua casa ao invés da polícia defendê-la, à levam presa por agressão, quando na verdade estava apenas tentando se defender do invasores. Surgem uma série de acusações enfadonhas, enquanto Ye Haiyan estava presa começou na internet uma manifestação virtual mundo à fora pedindo ao governo do país por sua soltura, foram centenas de compartilhamentos e comentários sobre a injustiça de sua prisão, após 13 dias ela consegue ser solta, mas a perseguição não terminaria por ai. Quando volta para casa ela é despejada e em várias tentativas de conseguir uma nova moradia era descriminada e despejada.

A documentarista Nanfu Wang que acompanhou tudo que aconteceu com Sparrow desde a manifestação teve bastante cuidado em retratar com detalhes todas as etapas do que estava acontecendo e por qual motivo. A truculência da policia e do governo, em certos momentos ela teme não ter a segurança necessária para o material do documentário em si. Várias pessoas relacionadas ao ativismo da causa das jovens violentadas foram ou ainda estão presas.

Um relato contundente sobre o abuso de poder e o lado obscuro e amoral que faz com que um governo tente impedir uma ativista de desvendar e denunciar as podridões de um sistema que abusa de inocentes. Uma luta incansável pelos direitos humanos e pela vida. Corajoso e imprescindível. Recomendo!

 Mostra: Fronteiras

Trailer:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui