Através da Sombra – Brasil, 2015. 106 min. – Direção: Walter Lima Jr. Com: Virginia Cavendish, Ana Lúcia Torre, Mel Maia, Domingos Montaigner

318798_jpg-c_270_152_x-f_jpg-q_x-xxyxx
Inspirado no famoso livro “A Outra Volta do Parafuso” de Henry James, “Através da Sombra”, dirigido pelo mestre Walter Lima Jr. tem como mérito transportar para o Brasil dos tempos coloniais, uma trama que fala sobre repressão, tensão sexual e mistério através de uma professorinha educada em um colégio de freiras. Contratada por um homem rico (Domingos Montaigner em seu último papel para o cinema) para cuidar de seus dois sobrinhos órfãos em uma distante e isolada fazenda de café, Laura se depara com estranhos acontecimentos que irão perturbá-la profundamente.
Walter parece perseguir a mesma linha clássica de “Os Inocentes” – a magnífica adaptação dirigida por Jack Clayton em 1961 – aonde a professora, aos poucos vai perdendo a sanidade diante do isolamento de um cárcere imposto, mas esquece de introduzir a ambigüidade necessária para que o espectador fique com a pulga atrás da orelha. Infelizmente as comparações com a produção inglesa são inevitáveis, mas aqui tudo é mais explícito e há mais ênfase nos reprimidos desejos sexuais de Laura, que se excita apenas por ver o corpo de um homem suado depois de uma luta, como se fosse o bastante para resolver uma complexa questão.

A atriz Virginia Cavendish, também produtora e idealizadora deste projeto, faz um belo trabalho de composição, embora sua evolução fique prejudicada por uma edição dissonante que impede que se crie uma atmosfera apropriadamente misteriosa. Alguns subtextos como a escravatura, o contexto político da época e as superstições do folclore brasileiro são completamente ignorados, abrindo mão de ricos códigos narrativos.

O elenco conta ainda com a participação correta de Ana Lúcia Torres, como a governanta da fazenda e os atores mirins Mel Maia e Xande Valois que cumprem o difícil papel de construir personagens suavemente perversos.

“Através da Sombra” tem a ótima intenção de trazer um texto literário para o cinema nacional, mas falha em recriar para a realidade brasileira.

https://www.youtube.com/watch?v=Bkx1AhbuCME

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui