Água para Elefente
#triânguloamoroso #exploraçãodosanimais #elefantaRose #ilusão #fashback

Água para Elefante é baseado no “best seller” de Sara Gruen que nos faz refletir sobre a realidade do picadeiro e a exploração dos animais com diálogos precisos através do roteiro de  Richard LaGravenese em especial destacamos, o elefante pelo título do filme. De suma importância destacar, a maneira em que os idosos são tratados, através do ponto de vista (PV) do Sr. Jacob Jankowski (Hal Holbrook) que resolver fugir do “lar de idosos” onde mora para ir a uma apresentação de circo, mas chega tarde demais e ao conversar com os rapazes que trabalham neste picadeiro se recorda do “Benzini Brothers” que fez parte da trajetória e que não chegou ao final de 1931 por ter um dos desastres mais famosos da história. Na sequência o velho Jacob se emociona ao olhar o porta retrato mostrado pelo rapaz com uma foto em preto e branco (PB) de bela dama em cima de um elefante e o dono do circo, fazendo pose junto ao animal.

A partir deste momento o espectador começa a mergulhar no universo circense através do recurso do “Fash Back” para entender o que se passou naquele ano fatídico. Abre no jovem Jacob, Robert Pattinson, que ficou mundialmente conhecido como Edward da saga Crepúsculo, bem no dia do seu exame final: “Minha vida finalmente iria começar… e eu sabia exatamente aonde ela iria me levar…” Ao chegar ao exame o jovem pensa: “Eu tinha uma nova vida toda planejada…então num piscar de olhos…todos os planos que eu tinha desapareceram…” pois no meio do exame recebe a notícia que seus pais faleceram em um desastre de carro e a partir deste instante, temos a trajetória do  herói toda modificada.

Além do choque de ter perdido os pais, Jacod ainda é informado de forma fria que seu pai se endividou e perdeu todos os bens para pagar seus estudos e agora ele terá que fazer o que for para sobreviver e saí da casa pela porta da frente sem olhar para trás.

Ao entrar no trem em movimento, Jacod passa por uma grande reviravolta em sua vida e deslumbra uma nova realidade, ao se depara com o maior espetáculo da terra: o circo “Benzini Bros” desde a montagem e conclui: “- Não sei se escolhi aquele trem ou aquele trem me escolheu…” O quase formando em veterinária começa como limpador de estrume de cavalo e ao ver pela primeira vez a “encantadora de animais” Marlena (Reese Whiterspoon) fica fascinado com tanta beleza e se apresenta a ela para olhar o cavalo, que não demonstra qualquer tipo de interesse.

Abre na apresentação do antagonista, o mestre de cerimônias August (Christoph Waltz) de costa com uma luz que valoriza o personagem. A direção de Francis Lawrence junto à trilha sonora de James Newton Howard é um show a parte, pois mostra as atrações do maior espetáculo da terra.

O encontro do herói com o anti herói se dá numa mesa de jogos, onde August aparece de costas, igual na primeira passagem que aparece e cobre o rapaz de perguntas e ao descobrir estar diante de um veterinário, muda o trato. Os dois conversam em cima do trem e se deparam com takes deslumbrantes da fotografia de Rodrigo Prieto. A identificação entre ambos é imediata, mas muito perigosa também, pois August não é um homem fácil de lidar.

Num ato de coragem, o mocinho sacrifica o cavalo ao lado de sua domadora que o acalma. A partir dai, Marlena começa vê-lo com outros olhos e August consegue uma substituta a altura da sua atração principal. Neste momento, o público é apresentado à brilhante elefanta Rose, de 53 anos, a nova atração para salvar o circo. A idéia é fazer a atração principal com a bela Marlena junto a elefanta. A consagração deste encontro é um jantar de gala a luz de velas, onde Jacob confessa não ter se formado e August responde: “O mundo é feito de truques…todos são atores…mas ter talento verdadeiro…é um dom que nasce com você…algo que diploma nenhum pode te dar…você tem esse talento…”o vilão tira a esposa para dançar e por tomado umas doses a mais, a dama coloca o marido na cama e tira o jovem estudante de veterinária para dançar e o clima esquenta entre ambos, onde até o nome da  música: “Não Conte a ele o que aconteceu comigo” contribui para este triângulo amoroso.

A estréia de Rose é um desastre, porque a elefante se desespera e levanta, deixando Marlena cair no chão que contornar a situação fazendo alguns números para a platéia e o domador vai atrás de Rose que sai pela lona. A tragédia se forma depois que o dono do circo quase mata uma criatura inocente e sua mulher resolve o deixar. Jacod está revoltado e disposto a tudo, mas o jogo vira, quando seu chefe pede para ajudá-lo a conquistar sua Marlena.

O cinismo de August é tanto que consegue retratar de uma forma irônica, a paixão de Jacob por Marlena e a rivalidade entre eles só aumenta pela disputa do coração da bela dama onde a “maria fumaça” pontua as passagens de tempo, abordadas no drama.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui