Olá, amigos! Minha coluna sempre é e será publicada às quintas-feiras e, na quinta-feira passada (05/01), escrevi sobre a trilha sonora de um dos mestres do cinema mundial e clássico, Alfred Hitchcock. Continuando nesta linha de filmes clássicos e, claro, a minha homenagem aos meus colegas, Críticos de Cinema e Colunistas como eu, Raquel Duarte Garcia, Juliana Meneses e Zeca Seabra, é praticamente impossível eu não abordar, sobre um filme clássico, com vários atores interpretando o mestre da espionagem e criação de Ian Fleming, James Bond, o Agente 007.

A trilha sonora desta série traduziu por muitas vezes, a trama central do personagem, que enfrentou uma infinidade de inimigos, ao mesmo tempo, recheado de sensualidade, virilidade e destreza com as artes marciais. E, John Berry (* 03/11/1933 – + 30/01/2011), compositor inglês, pontuou a trilha sonora do agente secreto da coroa britânica e já no primeiro, 007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No, 1962).

Este ano, a franquia completa 55 anos e com 24 filmes. Muita coisa, não é verdade? Por causa disto, eu dividirei esta coluna em cinco partes. Em cada uma delas, representadas pelos atores que o interpretaram. São eles: Sean Connery, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig.

Para quem não sabe, Ian Fleming teve a inspiração de criar o nome James Bond, através de um famoso ornitólogo norte-americano, entre as décadas de 40 e 50. Retornando a Sean Connery, o ator escocês realizou sete filmes interpretando o agente do serviço de espionagem britânico MI-6 (Military Intelligence, Section 6), descritos abaixo:

  1. 007 contra o Satânico Dr. No ( No, 1962);
  2. Moscou contra 007 (From Russia With Love, 1963);
  3. 007 contra Goldfinger (Goldfinger, 1964);
  4. 007 contra a Chantagem Atômica (Thunderball, 1965);
  5. Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (You Only Live Twice, 1967)
  6. 007 Os Diamantes São Eternos (Diamonds Are Forever, 1971)
  7. 007 Nunca Mais Outra Vez (Never Say Never Again, 1983)

Em 1969, dois anos após o lançamento de Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (You Only Live Twice), o produtor Albert R. Broccoli encontrou-se ocasionalmente com o ator George Lanzenby para realizar teste de cena. Foi quando o ator australiano foi aprovado para interpretar James Bond, no filme A Serviço Secreto de Sua Majestade (On Her Majesty’s Secret Service). Existem boatos que este produtor não estava muito satisfeito com a atuação de Sean Connery. A crítica não reagiu bem, tão pouco o público, muito embora, alguns fãs do personagem tenham feito elogios rasgados ao ator, considerando o melhor James Bond.

A primeira música tema de sucesso, foi sob a interpretação esplêndida de Shirley Bassey, em 007 Contra Goldfinger (Goldfinger, 1964). O sucesso foi tão estrondoso, que ela repetiu a dose em 007 Os Diamantes São Eternos (Diamonds Are Forever, 1971).

Gostaram? Como escrevi acima, na próxima quinta-feira, tem mais !

Música tema James Bond

 

Sean Connery_GOLFINGER
Sean Connery

Sean Connery 2

Artigo anteriorESTREIAS DO DIA 12 DE JANEIRO DE 2017
Próximo artigoCRÍTICA: ASSASSIN’S CREED
Wellington Lisboa, nascido no bairro das Laranjeiras (mas não é tricolor), formou-se e por duas vezes em Comunicação Social, nas habilitações de Publicidade & Propaganda e Relações Públicas, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, após cursar a disciplina 'Comunicação & Cinema', com o Professor Carlos Deane, percebeu que o Cinema poderia se tornar a Sétima Arte em sua vida. O falecido Coordenador do Núcleo Artístico e Cultural (NAC), Heleno Alves, propôs a ideia de criar um coral. Foi quando o nosso crítico e colunista enveredou pelo caminho musical. Criado o Coral da FACHA e, logo depois, rebatizado com o nome de DANOCORO, Wellington Lisboa, construiu uma carreira musical, junto com o grupo, ao longo de quase quinze anos. Após concluir as duas habilitações, ele cursou Letras (Português - Italiano) na UFRJ mas, não terminou. Entitulando-se 'um eterno ser em busca de si mesmo', Wellington Lisboa enveredou pela graduação em Cinema, foi quando (re)descobriu que o Jornalismo caminha junto com esta arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui