Feras que foram Homens (Three Came Home) / Eua, 1950. 106 min. / Direção: Jean Negulesco / Com: Claudette Colbert, Patric Knowles, Florence Desmond, Sessue Hayakawa

Baseado no livro de sucesso de Agnes Newton Keith, o filme relata a verdadeira história de Agnes em vários campos de concentração japoneses na época da 2ª guerra mundial. Separada do marido e com um filho de 4 anos, ela encontrou inúmeras dificuldades, torturas, doenças e sofrimentos mas sobreviveu para contar a história.

Jean Negulesco dirige este melodrama de guerra rodado em locações autênticas na Malásia. Apesar do tema já ter sido explorado várias vezes, o diretor consegue imprimir um tom intimista e sem o cansativo ufanismo costumeiro. Os japoneses são retratados como seres bestiais, mas há certa preocupação em não enfatizar muito apenas este aspecto e através do Coronel Suga (o excelente ator Sessue Hayakawa) temos uma dimensão exata do comportamento dos militares em tempos de guerra.

Embora o título original seja um spoiler (Three Came Home significa que os três voltaram para casa) de nada atrapalha o resultado final, pois aqui o que está em jogo é o relato das dificuldades passadas por Agnes. A narrativa imprime um tom feminista mostrando a força de uma mulher perante situações difíceis.

Claudette Colbert interpreta a própria Agnes, com firmeza e determinação. Ela está em perfeita sintonia com o personagem e transmite dor e medo diante das ameaças dos japoneses (a título de curiosidade: foi por causa de um acidente nas filmagens, que infelizmente Colbert teve que declinar do convite para viver a protagonista de “A Malvada” em 1950).

Mas o grande destaque do elenco é o já citado Sessue Hayakawa, um dos primeiros atores asiáticos a fazer sucesso nos EUA e que em 1957 faria o comandante do campo de prisioneiros em A Ponte do Rio Kwai. Há uma cena tocante onde o Coronel Suga, ao ver algumas crianças se deliciando com um lanche em sua casa, chora convulsivamente ao lembrar-se de seus filhos mortos em Hiroshima. A emoção do ator transborda nesta rápida sequência que resume a verdadeira mensagem do filme: Em uma guerra, as relações podem ser mais complexas do que aparenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui