Em tempos de empoderamento feminino e a luta pela igualdade de direitos, nada melhor do que um bom exemplar da sétima arte para poder consolidar essa premissa, mesmo que seja em épocas distintas, porém o assunto continuará sendo atual.

“Estrelas Além do Tempo” (Hidden Figures no original), se passa no auge da segregação racial dos EUA, na década de 60, numa época em que o mundo estava dividido em somente dois blocos: O capitalista liderado pelos norte-americanos, e o socialista liderado pela União Soviética. Período conhecido como Guerra Fria. Além dessa divisão bilateral, a corrida espacial para quem iria conquistar o espaço primeiro era um dos grandes objetivos desses dois países.

Nesse contexto, conta -se a história real de três mulheres afro – americanas que conseguem quebrar todas as barreiras e fazem história junto com a NASA ao colocar o astronauta John Glenn em órbita. Funcionárias de um departamento pouco prestigiado pela agência, Katherine Johnson (Taraji P. Henson) Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), elas convivem com os percalços de serem mulheres negras nessa época tão conturbada: Falta de reconhecimento, preconceito, salários incompatíveis e o famoso “Banheiro para pessoas de cor”.

Só que o diferencial do trio é justamente sua capacidade intelectual, que chama atenção de quem trabalha com elas e, com isso, tornam -se peças fundamentais na corrida espacial norte – americana, cada uma desempenhando uma função de destaque. Por mais que a história principal seja de Katherine Johnson, Dorothy e Mary Jackson tem relevante importância, já que uma se torna a primeira supervisora mulher e negra da NASA, e a outra se torna a primeira engenheira negra dos EUA.

Ponto para as incríveis atuações das três atrizes que, como citado acima, tem uma sintonia em cena que funciona perfeitamente. Além disso, a reconstituição de época é um outro fator a ser considerado, com cenas reais do período, inserindo o telespectador de forma competente no contexto.

Por fim, “ Estrelas Além do Tempo” é um filme que conta uma extraordinária história real e, mais uma vez, o contexto é bastante atual, visto os movimentos em prol da igualdade de direitos das mulheres. As feministas irão vibrar com os discursos inspirados das protagonistas.

Trailer

 

  • FILME
5

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui