Titanic / USA, 1997, cor, 195 min/ Direção: James Cameron/ Protagonistas: Leonardo DiCaprio e Kate Winslet

Escrever sobre “Titanic” é uma tarefa um tanto complicada, pois é um filme de primeiríssima qualidade que faz parte do imaginário de qualquer pessoa, pois até quem não viu na telona, tem lembranças deste clássico do cinema por tratar de um tema universal, da qual todos nós lutamos: A força do amor. Este drama baseado no acidente ocorrido na “viagem dos sonhos,” tem como pano de fundo: a história de amor de dois jovens que se apaixonam no navio: Jack e Rose, vividos brilhantemente pelos protagonistas: Leonardo DiCaprio e Kate Winslet que pontuam um verdadeiro “Romeo e Julieta” com todos os ingredientes necessários para uma boa narrativa, pois além de pertencerem a classes sociais distintas: de um lado temos: um jovem com muita garra para vencer na vida mas sem ascensão social e de outro, uma mocinha prometida a um ricaço somente por interesses sociais. Entretanto quando um encontro desses acontece: é amor a primeira vista.

 

Ambientada no início do século 20, em 1912 precisamente, a perfeição de detalhes é impressionante, pois James Cameron, idealizador de um dos filmes mais assistidos na face da terra, não mediu esforços até conseguir recriar com perfeição o “Titanic” que estourou todo o orçamento para sua realização, mas em compensação teve uma das maiores bilheterias da história. Lançado no final de 1997 e relançado em 2012, em homenagem aos 100 anos do fatídico acidente, só que agora em 3D, também teve uma bilheteria conceituada. Em 2017, esta obra prima cinematográfica, reestreou com sessões especiais na rede Cinemark, por causa dos  20 anos do lançamento oficial.

 

O cuidado que Cameron teve para contar essa tragédia que dirigiu, roteirizou e produziu com maestria, pois usou de forma muito significativa o recurso do flash back para entendermos e nos apaixonarmos cada vez mais por essa heroína retratada na idade madura por Gloria Stuart e o famoso diamante que guarda desde seus tempos áureos, é mais que uma simples jóia, é um elemento de dramaturgia que faz a ligação entre os dois tempos.

 

A trilha sonora é um caso a parte, pois não tem como, não se emocionar com a música tema: “My Heart Will Go On” neste romance que das 14 indicações ao Oscar levou 11, mas ao meu ver a maior injustiça foi o nosso herói nem sequer ter sido indicado, porém depois de 19 anos recebeu pela primeira vez, a estatueta por “Regresso” título bem sugestivo, mas o seu talento é insuperável.

 

No meu caso, remete a várias memórias emotivas, principalmente porque foi o último filme que assisti com minha irmã Vivian no instinto América em meados de 1998 que assim como a embarcação naufragou e se tornou uma farmácia. Esse fato verídico  para os amantes da sétima arte é muito triste pois perdemos várias salas de cinema no estado do Rio de Janeiro, que até o atual momento se encontra doente e consciência ou não, este cinemão virou uma farmácia.

https://www.youtube.com/watch?v=R7uJOq-g0Dc

A atriz britânica Kate Winslet, protagonista de “Titanic” (1997), admitiu que tem “vontade de vomitar” cada vez que escuta ‘My Heart Will Go On’, a famosa canção de Celine Dion que faz parte da trilha sonora do filme.

 

O coração de uma mulher é um oceano profundo cheio de segredos.

Frase por: Rose do filme “Titanic.”

Em dois momentos. Lançamento em 1997 e relançamento 2012.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui