No dia 26/ 02, o teatro Dolby Theatre foi palco do Oscar, a premiação mais importante do cinema. Realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a cerimônia durante anos conta com momentos glamourosos e polêmicos. Na celebração deste ano, o evento foi marcado por algo que nunca havia ocorrido na história da premiação. Warren Beatty e Faye Dunaway, ao anunciarem o prêmio de melhor filme, citaram La La Land – cantando estações por engano em vez de, Moonlight – sob a luz do luar, o verdadeiro vencedor. Felizmente, a confusão se acertou e o prêmio foi entregue a quem era por direito.

Uma das situações mais vergonhosas da premiação ocorreu no ano de 1940, quando a atriz Hattie McDaniel foi escolhida como melhor atriz coadjuvante por sua atuação em … E O Vento Levou, mas foi tratada com indiferença e desprezo por todos devido ao fato de ser negra. A atriz teve de se sentar no fundo do teatro, bem distante das estrelas principais que estavam na primeira fila. Além disso, o cineasta David O. Sezlnick, diretor de … E O Vento Levou, teve de implorar para que a atriz se hospedasse no hotel Ambassador que não aceitava pessoas “de cor”. Apesar do preconceito sofrido, Hattie McDaniel ficou eternizada como a primeira atriz negra a vencer  o Oscar e emocionou a todos com seu discurso. “Sempre me lembrarei disso. E sinceramente, espero significar algo de positivo para as pessoas negras e para a indústria cinematográfica”. 

 

Outro momento polêmico do Oscar, se deu quando Marlon Brando foi anunciado como Melhor Ator por sua atuação em “O Poderoso Chefão”, mas o ator se recusou a comparecer e enviou como representante a atriz Sacheen Littlefeather vestida com roupas da tribo Apache. A atriz recusou o Oscar a pedido de Marlon Brando, que alegou sentir insatisfação pela forma como o índios norte-americanos eram retratados em Hollywood. Sua recusa foi uma forma de protesto.

Marisa Tomei recebendo o Óscar de melhor atriz coadjuvante por “Meu primo Vinny”

Uma situação parecida com a da cerimônia deste ano, ocorreu quando Marisa Tomei levou o Oscar de Melhor atriz coadjuvante por “Meu primo Vinny”. Muitas pessoas se surpreenderam com a escolha da atriz que desbancou estrelas como Vanessa Redgrave e Judy Davis. Há quem diga que Marisa não foi a premiada, mas o ator Jack Palance ao anunciar a vencedora, teria lido o nome da atriz por engano, dando-lhe injustamente o Oscar. Porém, essa situação nunca foi confirmada pela Academia.

De qualquer forma, não é só de polêmicas que vive o Oscar. A cerimônia sempre foi marcada por seu brilho, com momentos fantásticos. A edição de 2017 se tornou inesquecível ao reconhecer boa parte dos artistas negros e por destacar La La Land – cantando estações, um filme belo e digno de aplausos! Embora aconteçam situações inusitadas, o evento é considerado um grandioso espetáculo por todos que participam e que assistem.

4 COMENTÁRIOS

  1. Excelente crítica Gabriel Murillo! Boa explanação e trazendo lembranças de fatos q foram polêmicos acerca do evento mais glamouroso do cinema!

    • A cerimônia do óscar é fantástica e polêmica! Sempre é bom relembrar momentos marcantes do evento! Obrigado pelo comentário, Geraldo! Continue acompanhando o Cinema Para Sempre!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui