Victor Froimam (Cebola) , Rafaela Victor (Frida) e Lucas Cotrim (Eugênio)

O cinema brasileiro não investe muito em filmes para crianças e adolescentes com isso deixa aberto esse mercado para que Hollywood ocupe lugar cativo na formação de nossos pequenos cinéfilos.

Um cinéfilo é formado na infância quando nossos pais nos levam pela primeira vez ao templo sagrado da sétima arte. Quer entender o que se passa na cabeça de uma criança a partir de 2 ou 3 anos de idade ao sentar em sala escura com uma tela gigante?  Se para nós a tela é grande, para eles a tela é maior ainda. As perspectivas, interesses e entendimentos vão mudando ao longo tempo quando aquela pessoa em formação vai assimilando cada filme.

Quando se é criança até a faixa etária de 10 anos o tempo de tolerância parado para assistir um filme é mais restrito e o tempo limite fica em torno de 1h 30m no máximo. Eles gostam de histórias, estímulos visuais e sonoros. Nessa faixa etária não ligam para detalhes técnicos. Eles estão com suas mentes disponíveis para mergulhar no mundo da imaginação. O que pode parecer apenas uma coisa sem importância só parece, um filme é extremamente importante na formação de indivíduos. Eles nos cativam, encantam, inspiram, orientam, motivam e informam. Em sua maioria são responsáveis muitas vezes em influenciar na escolha da profissão daquele indivíduo. Alguns se inspiram por contar histórias através do cinema, enquanto outros se inspiram com suas histórias para escolher uma carreira.

Crianças de diferentes faixas etárias tem interesses diferentes e com isso as histórias vão mudando de acordo com a faixa etária. Os pré-adolescentes estão na fase de transição entre a saída da infância e a entrada na adolescência o que os deixam em temas mais específicos sobre seu mundo e suas aspirações.

Nesse ponto Hollywood consegue suprir essa necessidade e atingir altas cifras na indústria cinematográfica além de educar crianças e adolescentes do mundo todo com a cultura dos jovens norte-americanos. O Brasil não investe nesse setor e não assume a formação cultural do seu povo, assim como não divulga sua cultura infanto-juvenil.

Não adianta querer fazer um filme brasileiro imitando a cultura de outro, é fazer um filme brasileiro para crianças brasileiras. Eles querem se ver nas histórias, querem se sentir conectados com a alguém e entender todos os dilemas dessa fase tão complexa para meninos e meninas.

Nós temos bons filmes nesse gênero pena que são poucos e a distribuição mais precária ainda. Enquanto uma animação vinda de Hollywood chega em 1000 salas, um filme nacional ocupa talvez nem 10% disso. Isso atrapalha em atingir o alcance desejado. O marketing para atingir as crianças também é restrito o que faz muitas vezes com que esses filmes não cheguem ao conhecimento das famílias.

 

Em 2010, o diretor paulista dirigiu um ótimo filme do gênero, “Eu e Meu Guarda-Chuva”. Escrito por Adriana Falcão, Marcelo Gonçalves e Bernardo Guilherme baseado no livro homônimo de Branco Mello e Hugo Possolo. Antes de virar filme, ele ficou em cartaz um tempo no teatro com sucesso de público.

 

Apesar da história ser uma aventura romântica com fantasma, não se preocupem, não é de terror. Aqui o trio de amigos, Eugênio, Frida e Cebola estão ansiosos para o início das aulas na nova escola que tem uma lenda urbana sobre a escola ter o fantasma do Barão Von Staffen antigo diretor da escola que era um carrasco com os alunos. O trio resolve conferir se a história é verdadeira ou não e se aventuram à noite em visitar a escola. E nessa aventura onde eles se deparam com o Barão Von Staffen e seus alunos prisioneiros a missão de Eugênio e Cebola é resgatar a Frida que foi aprisionada pelo Barão. A inteligência de Eugênio tem contraste com a mente imitada de Cebola o que é um prato cheio para enlouquecer o Barão.

 

O elenco foi um dos maiores acertos do filme. As crianças foram escolhidas entre 1400 que fizeram testes. Quem ganhou o pape do Eugênio foi o ator carioca Lucas Cotrim, enquanto os atores paulistas Rafaela Victor e Victor Froiman ganharam o papel de Frida e Cebola.  O Barão Von Staffen ganhou vida na pele do ator Daniel Dantas. Que está ótimo como o arrogante e exigente diretor da escoa. A mãe de Eugênio ficou com Mariana ima, a empregada doméstica D.Nenê ficou com Camila Amado e tem cenas engraçadas com Eugênio. Outros atores entram na trama para pontuar a aventura. Como Raul Barreto faz o Vigia da escola, Paolla Oliveira faz a Aeromoça Frida (Frida adulta), Leandro Hassum interpreta um taxista brasileiro em Praga, Orã Figueiredo faz o Bilheteiro do metrô, Arnaldo Antunes faz o cara do “achados e perdidos”, Francisco Gaspar faz o Porteiro do prédio onde moram Eugênio e Frida, Frederico Paulo Betcher Jr. Faz o avô de Eugênio e Felipe Kannenberg faz Yastuvast.

O filme foi rodado em 18 de novembro de 2008 nas cidades de São Paulo e Paulínia, além da República Tcheca. A trilha sonora é de Branco Melo, músico dos Titãs e autor da obra em parceria com Emerson Villani que foi guitarrista dos Titãs entre 2001 e 2008.

 

O filme é divertido, lúdico e brinca com a imaginação. O romance fica por conta do primeiro amor entre Eugênio e Frida, motivo pelo qual Eugenio embarca na aventura para salvar Frida. O romance entre eles é tratado de forma delicada e com a beleza da pureza do primeiro amor. A parte cômica fica por conta de Cebola que tem ótimas tiradas.

Eu e Meu Guarda-Chuva é um filme para ver e rever com toda família. Vamos torcer para o Brasil possa investir mais em filmes para os nossos jovens.

 

Sinopse: Eugênio (Lucas Cotrim) é um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda-chuva herdado de seu avô. No último dia de férias ele e Cebola (Victor Froiman), seu melhor amigo, precisam entrar na sombria casa onde fica sua nova escola. O motivo é para resgatar Frida (Rafaela Victor), a grande paixão de Eugênio, que foi sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen (Daniel Dantas).

 

 

Ficha Técnica

Direção: Toni Vanzolini

Roteiro: Adriana Falcão, Marcelo Gonçalves, Bernardo Guilherme, Branco Mello autor do livro e Toni Vanzolini

Elenco: Lucas Cotrim, Rafaela Victor, Victor Froiman, Daniel Dantas, Mariana ima, Paolla Oliveira, Leandro Hassum, Francisco Gaspar, Felipe Kannenberg, Camila Amado, Arnaldo Antunes

Ano: 2010

Duração: 1h18m

Gênero: Fantasia, aventura

Distribuição: 20th Century Fox

Idioma: Português

Data de lançamento: 8 de outubro de 2010

Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2011, onde recebeu as seguintes Indicações: Melhor Filme Infantil (venceu), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Especiais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui