“Mulheres do século 20” (“20th Century Woman” no original) foi injustamente esquecido das premiações principais, sendo lembrado somente na categoria de melhor roteiro original no Oscar 2017 e duas indicações ao Globo de Ouro. Mesmo assim, não podemos deixar de lado essa grande história, que o próprio diretor Mike Mills chamou de autobiografia, uma vez que as personagens principais são inspiradas em pessoas que fizeram parte da sua infância, em particular sua mãe, aqui interpretada brilhantemente por Annette Benning (Beleza Americana).

O longa foca na vida de Jamie ( O talentoso Lucas Jade Zumann), filho de Dorothea (Annette Benning) e que convive com outras três pessoas em sua residência: Julie ( Elle Fanning), garota de 17 anos que é bastante próxima do garoto, Abbie (Greta Gerwig), que passa por um drama pessoal intenso e um homem que não exerce muita influência na vida do garoto. As três mulheres são consideradas à frente do seu tempo e, com isso, tornam-se peças fundamentais na construção da personalidade do menino, já que sua mãe pede para que elas ajudem de alguma forma na criação dele.

O roteiro bem escrito mostra o amadurecimento de Jamie somente ideologicamente, fazendo dele um adolescente mais humano e sensível, que está naquela eterna busca de experimentar coisas novas por conta de sua pouca idade.  Além disso, o longa retrata as transformações pelas quais o mundo passa nessa época (Fim dos anos 70), como a liberdade sexual e o fim do movimento hippie e a ascensão do punk e suas derivações, onde é mostrada através de fotos, mas nada que tire o contexto do filme.

Parece que Mike Mills se especializou em filmes de ãmbito familiar, tanto que em 2010 Christopher Plummer ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo lindo filme “Toda Forma de Amor”(“Beginners” no original). Agora, sete anos depois, ele vem com mais um filme com a mesma temática, abordando de forma sensível e tocante os revezes de uma relação entre mãe e filho num mundo em constante transformação. Vale conferir essa história e mais uma interpretação brilhante de Annette Benning.

Trailer

4

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui