A primeira ação é o patrocínio ao Seminário Internacional Mulheres em Foco no Audiovisual, que acontece dia 5 de abril, na UNIBES Cultural, com presença da sueca Ellen Tejle, criadora da campanha que popularizou o Teste de Bechdel, que avalia o índice de participação feminina nas telas

 

Ainda neste ano, será anunciado projeto completo de investimento, por meio de leis de incentivo, em produções dirigidas e roteirizadas por mulheres

 

Piloto começa com apoio a filmes das diretoras Juliana Vicente, Monique Gardenberg e Laís Bodansky

 

Ao longo de 130 anos de história de relacionamento com as mulheres, a Avon tem pautado suas ações de investimento sociocultural em projetos que potencializem o empoderamento feminino, gerando mais oportunidades para as mulheres e reforçando a necessidade de a sociedade acelerar o processo de promoção da equidade de gênero. Com esse objetivo, a empresa apresenta uma plataforma voltada à valorização das profissionais do universo do audiovisual.

 

Segundo a ANCINE (Agência Nacional do Cinema), no ano passado apenas 20,3% dos filmes nacionais lançados nos cinemas do país foram dirigidos por mulheres e, de acordo com o Boletim Gema, do Observatório Brasileiro de Cinema e Audiovisual, entre os filmes brasileiros de maior bilheteria nos últimos 20 anos, 22% tiveram roteiros assinados por mulheres.

 

“Elas ainda estão pouco presentes no audiovisual, que é um canal riquíssimo para disseminação de cultura e comportamento. O cinema e a sociedade toda só têm a ganhar com a diversidade de gênero nesse campo, por isso vamos reforçar nossa atuação nesse sentido”. Comenta David Legher, presidente da Avon.

 

Uma das mais importantes ações da empresa será o investimento em produções audiovisuais dirigidas ou roteirizadas por mulheres, por meio de leis de incentivo. Como experiência piloto, a empresa já está dirigindo investimentos por meio de leis de incentivo a três filmes que estrearão ao longo de 2017 e 2018: o documentário Diálogos com Ruth de Souza, dirigido por Juliana Vicente, e os longas-metragens: “Jamais Estive Tão Segura de Mim Mesma”, dirigido por Monique Gardenberg, e “Pedro”, dirigido por Laís Bodanzky.

 

Além disso, patrocina o Seminário Internacional Mulheres em Foco no Audiovisual – Equidade e Igualdade de Gênero, que acontece no dia 5 de abril (4ª feira), das 16h às 20h30, na UNIBES Cultural, na Rua Oscar Freire, 2500, em São Paulo. Abordando políticas públicas e ações da sociedade civil que buscam dar mais visibilidade às mulheres no mercado audiovisual, o evento é realizado pelo Grupo Mulheres do Audiovisual Brasil, comunidade do Facebook com mais de 10 mil mulheres atuantes no setor de todo o Brasil, Coletivo Vermelha, formado por diretoras e roteiristas de São Paulo, e Casa Redonda Plataformas Criativas, empresa especializada em plataformas criativas voltadas ao desenvolvimento do setor cultural.

 

O seminário contará com a participação da sueca Ellen Tejle, criadora do selo A-Rate, que popularizou o Teste de Bechdel. Respondendo a questões simples, como se uma obra de ficção possui pelo menos duas mulheres que conversam entre si sobre um assunto que não seja homem e se elas têm nomes, a avaliação mede o índice de participação feminina nas telas.

 

A programação também traz Malu Andrade, idealizadora do Grupo Mulheres do Audiovisual Brasil, que abre o evento com a fala “Representatividade das Mulheres Na Tela e Atrás das Câmeras”, e Débora Ivanov, diretora da ANCINE, que apresenta “Os dados da participação feminina no audiovisual Brasileiro” e Juliana Vicente, diretora e fundadora da Preta Portê Filmes, apresentando o case do seu documentário Diálogos com Ruth de Souza.

 

O evento terá ainda a celebração de parcerias e estratégias para implementação do Selo Bechdel no Brasil. As inscrições para o seminário devem ser realizadas pelo e-mail seminariomulheresnoaudiovisual@gmail.com. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

 

Cinema Para Sempre apoia o projeto

Fica aqui o apoio do site Cinema Para Sempre ao Projeto e estamos aguardando a possibilidade de ter um evento desses aqui no Rio de Janeiro.

 

SERVIÇO:

SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHERES EM FOCO NO AUDIOVISUAL – EQUIDADE E IGUALDADE DE GÊNERO

Data: Quarta-feira, 05 de abril 2017

Hora: início:  16h / encerramento:  20h30m

Local: UNIBES Cultural – R. Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo

Patrocínio: AVON

Realização: Mulheres do Audiovisual Brasil

Apoio: Embaixada da Suécia no Brasil, Mulheres do Brasil, Casa Redonda, Cabify e Unibes Cultural, Bravi, Siaesp e Apro

Apoio Institucional: ANCINE

Vagas Limitadas. Inscrições: seminariomulheresnoaudiovisual@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui