Baseado em fatos reais, “O Dia do Atentado” (Patriot’s Day no original) conta a dramática história do incidente durante a maratona de Boston no dia 15 de abril de 2013, quando duas bombas em panelas de pressão explodiram, causando a morte de 3 pessoas e ferindo cerca de 264, algumas com extrema gravidade.

A parceria Peter Berg / Mark Walhberg tem se mostrado bastante eficiente, já que esse é o terceiro longa com grande repercussão positiva na mídia. Os outros dois foram “ O Grande Herói” (2014) e, mais recentemente, “Horizonte Profundo – Desastre no Golfo (2016).

Peter Berg, que há até pouco tempo era ator, acabou convergindo para o lado da direção, produzindo ótimos trabalhos como, por exemplo, “ O Reino” (2007) e “Hancock” (2009), que foi um sucesso de bilheteria. Mas, como de praxe, um bom diretor sempre derrapa em algum momento pois, quando dirigiu “ Battleship – Batalha dos Mares”, ele foi execrado pela crítica especializada. Após esse deslize, ele conseguiu dirigir essa trinca de filmes em parceria com Mark Walhberg (Que dispensa comentários) e, com isso, consolidar sua carreira como um competente diretor.

Em “ O Dia do Atentado”, Peter Berg dá mais uma prova do seu talento, pois o longa conta com riqueza de detalhes tudo que antecede e sucede o fatídico dia. Aliado a um roteiro afiado, o filme é altamente tenso, mas em nenhum momento ele é cansativo, quando mostra a investigação massiva do FBI e da polícia de Boston, até a descoberta dos responsáveis por mais essa tragédia em solo americano, os irmãos de origem chechena Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev, pessoas extremamente violentas e adoradores do EI.

O que realmente se destaca é o elenco estelar e afiadíssimo, encabeçado pelo talentoso Mark Walhberg, que interpreta o policial Tommy Saunders, que viu bem de perto todos os acontecimentos daquele triste dia. Além dele, o ótimo John Goodman ( Kong: A Ilha da Caveira), que interpreta o comissário de polícia de Boston; Kevin Bacon, que faz o papel do agente do FBI Richard Deslauries, que comanda toda a investigação com mãos de ferro e J.K. Simmons, intérprete do sargento veterano Jeffery Pugliese. Não podemos esquecer das mulheres, a exemplo de Michelle Monaghan (Controle Absoluto) e Melissa Benoist ( Whiplash), personagens secundários, mas não menos importantes que, junto com os outros, contribuíram de alguma forma para o principal objetivo: A prisão do culpados.

Por fim, vale a pena assistir esse filme que foge dos padrões documentais e mostra uma história forte, sequencialmente coerente e com direção e elenco afiados. Que tenhamos mais parcerias tão eficientes como de Peter Berg com Mark Walbherg, onde é demonstrado uma sintonia que há muito tempo não se vê. Estreia dia 11 de maio nos cinemas.

Trailer

  • FILME
5

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui