No dia 25 de maio, chega aos cinemas Piratas do Caribe – A vingança de Salazar, a mais nova aventura do capitão Jack Sparrow, o personagem mais famoso de Johnny Depp.  Atualmente, com 54 anos, o ator traz em sua carreira os mais diversos e excêntricos personagens.

Seu primeiro papel caricato se deu no ano de 1990, no filme Edward, mãos de tesoura.  O conto de fadas contemporâneo conquistou plateias do mundo inteiro e marcou o primeiro trabalho de Johnny Depp ao lado do cineasta Tim Burton, algo que se estenderia por mais sete filmes.

Outro papel de destaque do ator é o sedutor Don Juan na comédia romântica Don Juan de Marco. Na trama, o artista interpreta um jovem de 21 anos que acredita ser Don Juan. O psiquiatra, Dr. Mickler, passa a tratar o rapaz, mas logo fica fascinado por seu estilo de vida. Uma das frases memoráveis do longa é: “o grande amante Don Juan de Marco sofria de um romantismo incurável e altamente contagioso”.

Johnny Depp em “Don Juan de Marco” (1994)

Com um roteiro leve e divertido, o filme foi um grande sucesso de bilheteria e transformou Johnny Depp em galã. Ao falar no ator, não se pode deixar de lado o capitão Jack Sparrow. No ano de 2003, chegava aos cinemas Piratas do Caribe – a maldição do pérola negra. O filme, produzido pela Walt Disney Pictures, era baseado em uma atração do Parque Temático, na Flórida. Johnny Depp foi contratado como protagonista, mas não gostou muito de seu personagem, assim, ele o transformou no lendário Jack Sparrow.  O ator revelou ter se baseado no cantor Keith Richards para compor o personagem, no entanto, os produtores da Disney não gostaram nem um pouco de Jack Sparrow. Acreditavam que o pirata parecia ser bêbado e, por isso, influenciaria negativamente às crianças. Na época, Johnny Depp recusou-se a modificar o personagem.

Jack Sparrow é o personagem de maior sucesso de Johnny Depp.

Felizmente, a Disney estava errada e o capitão Jack fez muito sucesso entre o público infantil. Em entrevista, Johnny Depp declarou: “As crianças gostam dos piratas dos desenhos animados que são inofensivos, por isso se identificam. O Capitão Jack é assim, um pirata irreverente, irresponsável, mas de bom coração.” Piratas do Caribe rendeu ao ator sua primeira indicação ao Óscar e se tornou a produção mais rentável de sua carreira.

Só o segundo filme, O baú da morte, lançado em 2006, faturou quase um bilhão e cem milhões de dólares, o que surpreendeu até mesmo aos mais otimistas.  Não somente Piratas do Caribe rendeu ao ator um papel caricato, a parceria com Tim Burton tornou isso frequente.

Johnny Depp como Willy Wonka

Na refilmagem do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate, Johnny deu vida a Willy Wonka,  interpretado anteriormente por  Gene Wilder.  Nessa nova versão, o dono da fábrica é divertido e desajeitado, o que mais uma vez conquistou o público infantil.  Ao lado de Burton, Depp viveu também personagens obscuros, como Benjamin Baker, no musical Sweeney Toddo barbeiro demoníaco da rua Fleet.  A produção contava com um tom sombrio, sangue e cenas violentas.  Johnny Depp soltou a voz sem fazer aulas de canto, o que impressionou a crítica e o público. O filme venceu o Óscar de Melhor Direção de Arte e deu ao artista sua terceira indicação.

Ao longo de sua carreira, Johnny Depp foi marcado por sua criatividade em criar personagens.  Com isso, muitos estúdios lhe dão essa tarefa. Um exemplo disso aconteceu em Alice No País Das Maravilhas e O Cavaleiro Solitário. Para compor o chapeleiro maluco, o artista soltou sua imaginação e criou um personagem o mais louco possível. Para dar vida ao índio Tonto, o ator se baseou no quadro “I Am Crow”(Eu sou um corvo), de Kirby Sattler.

Para compor o personagem Tonto, Johnny Depp se baseou no quadro “I Am Crow”(Eu sou um corvo), de Kirby Sattler.

 

Com sua versatilidade, talento e carisma, Johnny Depp tornou-se um dos atores mais queridos pelo público e, com a volta de Jack Sparrow à tela grande, os fãs, certamente, lotarão os cinemas para conferir mais uma aventura dos Piratas do Caribe.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui