No dia 22 de junho, chega aos cinemas o filme A Garota Ocidental – entre o coração e a tradição! A trama acompanha a vida de Zahira, uma adolescente paquistanesa que vive na França com sua família. Mesmo vivendo em outro país, a jovem é obrigada a seguir a cultura de sua terra natal. Porém, em uma atitude libertária, recusa-se a se casar com um homem que não ama apenas para cumprir uma tradição.

O roteiro do filme ressalta o sofrimento das mulheres paquistanesas e como estão destinadas a uma dura vida sem direitos. Essa questão fica visível na fala da irmã mais velha de Zahira “Claro que é injusto. Somos mulheres, o que você esperava?” O figurino é um dos destaques do longa ao apresentar cores vivas e belas, o que ajuda a ressaltar a cultura do Paquistão. A fotografia apresenta-se de acordo com as emoções de Zahira. Quando ela se sente triste, a iluminação é mais escura, mas em seus momentos de felicidade, está mais clara.

A direção de Stephan Straker consiste em transmitir para o espectador o drama vivido por Zahira. Durante todo o filme, é possível sentir a angústia da personagem ao se sentir dividida em obedecer a sua família ou ser livre para fazer suas próprias escolhas. A ausência de trilha sonora colabora para um cenário sombrio e triste.

Todo elenco conta com boas atuações. Cabe um destaque para a protagonista Lina El Abari que, em diversas vezes, apenas com seu olhar, consegue transmitir toda a dor vivida pelas mulheres paquistanesas que são escravas de sua própria cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui