Um grande clássico hollywoodiano.

O Mágico de Oz (The Wizard of Oz) /  Eua 1939. Produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer. Tempo de Duração: 150 minutos/ ElencoJudy GarlandRay BolgerJack HaleyBert Lahr.

 

Um dos maiores clássicos do cinema americano produzido ao final da década de 30, inspirado no exemplar infantil de L. Frank Baum, conta a trajetória de Dorathy, estrelada pelo ícone hollywoodiano Judy Garland que deixou a dramaturgia precocemente e na época viveu uma menina aparentemente inofensiva que nos faz refletir sobre o valor dos verdadeiros sentimentos humanos.

 

A protagonista da história ao ser transportada juntamente com seu cãozinho de estimação para o mundo fantástico de Oz e se tornar o fio condutor para conhecermos seus personagens e suas limitações. Nesta busca de como chegar a Cidade das Esmeraldas seguindo pela Estrada das Pedras Amarelas com os sapatinhos vermelhos, nossa heroína passa a vivenciar o realismo fantástico.

 

A estrada apresenta para Dorathy inúmeras possibilidades e a primeira aparição é o espantalho (Ray Bolger) que a acompanha nesta caminhada em busca de do que falta, um cérebro para se sentir completo e depois encontra no meio do caminho o homem de lata sem coração (Jack Haley) e por isso não tem emoção. Para finalizar na calada da noite encontram o leão covarde (Bert Lahr) logo ele, que é considerado o destemido rei da selva, ícone de coragem.

 

Finalmente chegam à Cidade das Esmeraldas, apesar da bruxa má sempre tentar atrapalhar nossos heróis, que para isso precisam cumprir a missão final imposta pelo todo poderoso Mágico de Oz onde aprendem a superar suas próprias limitações para atingir o objetivo.

 

Uma verdadeira lição de moral que esta obra prima cinematográfica nos ensina, onde descobrimos o verdadeiro valor das emoções e como lidar em situações extremas que exigem decisão, amor e coragem, exatamente o que o espantalho, o homem de lata e o leão precisavam para serem completos. A partir deste momento, a menina Dorathy pode retornar para o melhor lugar para se viver que é o nosso lar, doce lar.

Dorathy com seus três amigos

 

A menina com seu cãozinho

 

A heroína e os heróis da história

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui