Filme de 300 ml, produzido por Julio Uchoa, estrelado por Selton Mello, Seu Jorge e Ralph Ineson.

Som, imagem, silêncio, claro, escuro, frio demais, profundo como pode ser a imensidão do Ártico e do tamanho, eu diria, da mente humana. Assim é Soundtrack!

Um filme que mexe sim, com todos os nossos sentidos, chegamos a sentir frio junto, a ficar paralisados. Talvez, respirando como o ator em cena, por nos sentir tão parte daquele cenário.

Mas não vivemos num cenário de neve…! Mas vivemos no cenário da profundeza da solidão. E é isso que o filme traz, a solidão envolvida a necessidade do cuidado de um ser humano pelo outro.

Somos humanos até que ponto? Nos esquecemos de quem somos a partir de qual esquina, de quantos metros, de qual intensidade de frio?

Em Soundtrack, Selton Mello representa dignamente o fotógrafo Cris, um cara que deseja fazer fotografias para montar uma exposição, acreditando que após essa difícil tarefa, porém desejada, sua carreira tomará outro rumo. E realmente, nenhuma das vidas será mais a mesma depois da passagem desse fotógrafo, pela estação de pesquisa.

Cris tem a arte como seu maior mundo, ouve e sente com a sensibilidade de um artista, em meio a vários cientistas. E todo seu trabalho é inspirado através de uma coletânea de músicas.

Os cientistas Cao e Mark, que se envolvem mais com Cris, começam a ser observadores da arte e trazem questões existenciais e até mesmo teológicas.

E aí vemos quantas questões profundas podem ser visitadas neste filme. Como por exemplo, sobre a ligação entre arte, fé e ciência.

Arte e fé não caminham muito bem sem a ciência. É impossível ter uma boa foto por exemplo, se não tiver o mínimo de base de entendimento do que é, e do que proporciona a luz e a sombra. E mais além, há a indagação da fé sem a ciência ou da ciência sem a fé. E aí citam Einsten, quando disse: A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega.

Para muitos talvez essa frase não signifique nada, mas para aqueles que são cristãos, é uma boa pedida para pensar, o que Einsten quis dizer com isso?

Talvez a 300ml não imaginou o quanto de impacto isso possa causar no questionamento cristão, porém, achei ótimo, afinal, Einsten era visto por muitos como ateu, mas ele estava incorreto em dizer que a ciência, ou seja, o conhecimento, sem Deus nos torna cegos, ou que Deus sem o conhecimento, a ciência, nos torna mancos?

O filme nos faz ver e pensar que todas as coisas se complementam, há uma interdependência, no meu ponto de vista.

E acredito ser  isso que vivemos.  Um mundo que criamos, que pode ser da cor que quisermos, que pode ter o som que quisermos ouvir. Porém o mundo que esbarra no outro e que tem sons e cores da forma que o outro vê.

Soundtrack é um filme cheio de efeitos visuais, que vale a pena conferir!!!!

Ah! Em meio a coletiva de imprensa, quase sempre se pergunta como foi a preparação artística, qual foi o maior desafio, etc e tal. Selton respondeu a essa questão a um dos entrevistadores, dizendo que ele já tem muitos anos de carreira, e que muitas vezes o não se preparar, é o que faz o trabalho ser ainda mais bonito. Eu decidi fazer uma pergunta para o produtor Julio Uchoa, afinal , esse filme traz questões psicológicas profundas, e Julio, curiosamente, é formado em psicologia, iniciou sua carreira num hospital psiquiátrico.

Em breve o vídeo estará no ar…

Até a próxima!!!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui