Em 1923, o cineasta Cecil.B.de.Mille lançou nos cinemas Os Dez Mandamentos. Produzido numa versão muda, foi um grande sucesso de crítica e bilheteria. No ano de 1951, após terminar as filmagens de O Maior Espetáculo Da Terra (1952), o diretor decidiu que seu próximo filme seria a maior produção cinematográfica de todos os tempos. Em 1956, chegava, portanto, aos cinemas o remake de Os Dez Mandamentos.

Cecil B. DeMille planejava realizar a maior obra cinematográfica de todos os tempo.

Com aproximadamente três horas e meia de duração, o longa acompanha a saga do povo Hebreu que viveu cativo por mais de 400 anos no Egito esperando pelo libertador Moisés, que os conduziria até Canaã, a Terra Prometida por Deus. 

A produção conseguiu recriar detalhadamente a cultura egípcia e hebreia. Algumas filmagens ocorreram nas pirâmides e no Monte Sinai. O roteiro possuía 308 páginas, algo inédito na época. Este era baseado não apenas na bíblia sagrada, mas também nos escritos de Philo e Josephus, historiadores que viveram no período de cristo. Durante a pré-produção, mais de 1200 storyboards foram criados. O figurino é belíssimo, assim como a fotografia.

Mais de 1.200 storyboards foram criados durante a pré-produção de Os Dez Mandamentos.

O elenco é um ponto alto do longa, com destaque para Charlton Heston, que foi escolhido para interpretar Moisés. Segundo Cecil B. DeMille, o ator tinha traços semelhantes à estátua do profeta bíblico esculpida por Michelangelo.

A escultura de Michelangelo ao lado de Charlton Heston.

Além de ser o protagonista, Charlton Heston dublou a voz de Deus no filme. O próprio artista optou por isso. Com suas próprias palavras declarou: “se alguém ouve a voz de Deus, essa voz vem de dentro, por isso eu gostaria de fazer a voz de Deus”.

Outros atores brilharam, como Yul Brynner, Anne Baxter, Ivonne de Carlo e John Derek

O longa influenciou a animação O Príncipe do Egito (1998), que venceu o Óscar de Melhor Canção Original pela Música When you Believe. Ironicamente, assim como ocorreu com Charlton Heston, o ator Val Kilmer dublou Moisés e Deus no desenho.

O Príncipe do Egito (1998)

Os Dez Mandamentos será sempre lembrado como um dos maiores filmes bíblicos de todos os tempos. O roteiro possui pontos de extrema fidelidade com as escrituras sagradas. Mesmo que em alguns momentos, o enredo do filme fuja do original, o foco é mantido e é possível o expectador compreender quão grande é o poder e o amor de Deus.

“Da Eternidade a Eternidade, Tu és Deus!” (Moisés)

Vencedor do Óscar de Melhores Efeitos Especiais

Os Dez Mandamentos/ Eua/ 1956/ Paramount Pictures/ Direção: Cecil B. DeMille/ Elenco: Charlton Heston, Yul Brynner, Anne Baxter, Ivonne de Carlo e John Derek.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui