O filme trata de um tema universal: família com forte carga dramática. O que difere é a maneira de se contar a história do drama entre pai e filho e toda problemática que gira em torno dela. O trem pontua a despedida. Enquanto o filho vai para capital, o pai francês retorna para sua cidade natal.

 

O longa metragem do ícone do cinema brasileiro, Selton Mello inspirado na obra de Antonio Skármeta autor do: “O Carteiro e o Poeta” mostra pequenos detalhes da vida do sonhador Tony Terranova vivido pelo protagonista Johnny Massaro, que retrata de maneira sutil todo o sentimento daquele “menino” depois que o pai desaparece: “-“Meu querido pai, nenhuma ausência é tão cara quanto a tua”.

 

A narrativa em torno do professor Tony se passa na Serra Gaúcha em meados dos anos 60. Além de mostrar o maior conflito da ausência do pai Nicolas interpretado pelo ator francês Vincent Cassel em duas fases: a primeira em flash back nas lembranças do “garoto” e na fase adulta com o desfecho da trama. “-Eu cheguei e ele partiu. O resto, eu não posso contar“.

 

A linguagem do corpo é outro ponto marcante, pois conhecemos a fundo cada um deles. Selton é Paco, elo entre pai e filho. Este homem bronco, apesar de querer dificultar a aproximação entre os dois,  não tem como impedir o reencontro que o cinema proporciona entre filho e pai que se torna um projetor de sonhos da cidade ao lado.

 

A vida do nosso herói tem inúmeras batalhas a cumprir, como a questão da primeira vez de um homem que não costumava ser com a mulher amada e sim com a da vida. Porém a forma em que mostrado tem um toque de magia. O triângulo amoroso que não chega de fato a se formar, entre Tony e das duas irmãs: Luna e Petra estrelado por Bruna Linzmeyer e Bia Arantes, onde desde começo tem identificação com a sonhadora Luna, amante da fotografia e sua confidente pessoal e num dado momento de crise existencial, Tony se rende ao amor.

 

A fotografia de Walter Carvalho expressa tamanha beleza nas sutilezas, pois captura a essência da alma daquelas pessoas, juntamente com a arte de Cláudio Amaral Peixoto que consegue recriar todo aquele universo com a trilha sonora do compositor Plinio Profeta e a caracterização dos personagens de Marlene Moura nos faz reviver aqueles tempos áureos.

Momento pai e filho

 

O casal sonhador: Tony e Luna

Cartaz do filme da minha vida

  • AVALIAÇÃO DO FILME DA MINHA VIDA
5

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui