O Homem Aranha voltou recentemente aos cinemas. Desta vez, interpretado por Tom Holland. O ator de 20 anos é o mais jovem a viver o personagem. O cabeça de teia já teve outras adaptações live-action, algumas, de muito sucesso e, outras, que irritaram aos fãs.

Durante a década de 1970, quando o seriado do incrível Hulk, estrelado por Lou Ferrigno e Bil Bixby tornou-se um grande sucesso, a Marvel decidiu produzir uma série do Homem Aranha, seu personagem de maior sucesso. Assim, o amigão da vizinhança chegou à TV sendo interpretado por Nichollas Hammond, que ficou famoso por seu papel em A Noviça Rebelde (1965).

O seriado do Homem-Aranha estrelado por Nicholas Hammond.

Infelizmente, o seriado, além de apresentar efeitos especiais de péssima qualidade, desagradou a muitos fãs devido à falta de fidelidade com as HQS. Uma das diferenças da série em relação aos quadrinhos era o fato de J. Jonah Jameson, o chefe de Peter Parker, não odiar o Homem- Aranha. Em um dos episódios ele até apareceu fantasiado como o herói em uma festa à fantasia. Além disso, não havia o assassinato do tio Ben, e a própria tia May tinha uma participação muita pequena.

O seriado do Homem-Aranha não agradou aos fãs do personagem.

Muitas pessoas não sabem, mas o escalador de paredes também teve um segundo seriado, desta vez produzido no Japão. Na trama, o jovem corredor de motocross Takuya Yamashiro recebe de um alienígena um bracelete que lhe concede um uniforme e habilidades de uma aranha. A série se assemelhou às clássicas produções orientais como Ultraman e Jaspion, por conter monstros gigantes e alienígenas. O programa foi ao ar de 1978 a 1979 e contou com 41 episódios. Curiosamente, Stan Lee gostou muito do resultado e elogiou a produção.

A versão japonesa do Homem Aranha.

Sempre se especulou sobre um possível filme do Homem Aranha. Durante os anos 90, o diretor James Cameron escreveu um roteiro e decidiu dirigir uma adaptação do personagem. O cineasta tinha em mente produzir uma batalha do herói contra o Doutor Octopus e, para o papel principal, tinha em mente Leonardo DiCaprio ou Edward Furlong e Arnold Schwarzenegger como vilão. Na época, Stan Lee gostou muito do roteiro e ficou entusiasmado com a produção. Porém, uma série de problemas com direitos autorais fez o projeto ser cancelado.

Poucas pessoas sabem, mas Michael Jackson sonhava em estrelar uma adaptação do escalador de paredes. O cantor tentou comprar a Marvel, pois acreditava ser essa a única maneira de conseguir interpretar o Homem-Aranha nos cinemas. No entanto, o alto preço oferecido por Stan Lee, na época, fez o rei do pop desistir da ideia.

Já imaginou o Rei do Pop como Homem-Aranha?

Parecia que a carreira cinematográfica do cabeça de teia nunca teria início. Mas, no ano de 2002, chegou aos cinemas Homem-Aranha. Produzido pela sony e dirigido por Sam Raimi, um grande fã do personagem. O filme foi um verdadeiro fenômeno de bilheteria, tanto que o estúdio planejou produzir cerca de oito sequências do herói. Um dos fatores do sucesso foi o elenco.

Tobey Maguire conseguiu ser um perfeito Peter Parker, além de não fazer feio como Homem Aranha. Outro destaque foi Willem Dafoe, que deu vida ao Duende Verde de forma brilhante.

o elenco de “Homem-Aranha” foi um dos destaques do longa.

Na época, pensava-se em colocar o Doutor Octopus como um segundo vilão, mas os produtores optaram por usá-lo no segundo filme. A trilha sonora composta por Danny Elfman é fantástica, assim como as sequências de abertura.

As sequências de abertura dos filmes do Homem Aranha são incríveis.

A continuação Homem – Aranha 2 (2004) conquistou a crítica e o público e ganhou o Óscar de Melhores Efeitos Especiais.

Homem-Aranha 2 arrecadou cerca de U$$ 800 milhões de dólares e venceu o Óscar de Melhores Efeitos Visuais.

Com o sucesso dos primeiros filmes, um terceiro foi confirmado. Logo, em 2007, estreou Homem-Aranha 3. Assim como o título, o herói enfrentava três adversários, o Homem-Areia, Duende verde e Venom.

Homem-Aranha 3.

Infelizmente, a terceira aventura do personagem decepcionou muito aos fãs, inclusive, ao elenco e à produção. O Diretor Sam Raimi declarou: ”É um filme que simplesmente não funcionou muito bem.” O cineasta não queria que Venom integrasse o time de vilões, mas por ser pressionado pelos produtores, colocou-o na trama. Lamentavelmente, o excesso de personagens pouco desenvolvidos, o tom de drama e a dancinha de Peter Parker desagradou aos fãs e críticos. Porém, Homem-Aranha 3 tornou-se o filme de maior bilheteria do herói.

A dança de Peter Parker irritou muitos fãs.

Mesmo incomodado com o resultado da produção, Sam Raimi decidiu produzir uma quarta aventura do herói. Mas devido a diferenças criativas com os produtores, o diretor abandonou o projeto. Tobey Maguire, o protagonista dos filmes, também deixou o personagem, pois sentia fortes dores na coluna durante as sequências de ação. Apesar de contar com dublês, havia várias cenas do Homem – Aranha sem a máscara que precisavam ser feitas pelo ator.

Devido à desistência de Sam Raimi e Tobey Maguire, a Sony decidiu recomeçar e, em 2012, lançou O Espetacular Homem-Aranha.

O Espetacular Homem-Aranha.

Muitos atores estiveram interessados em interpretar o herói, como Logan Lerman, Daniel Radcliffe e Josh Hutcherson, que chegou até a gravar um teste. No entanto, o papel ficou com o britânico Andrew Garfield.

Andrew Garfield como Homem-Aranha.

Na nova aventura, Peter Parker é um nerd moderno, anda de skate e é apaixonado por Gwen Stacy. Ao ser picado por uma aranha radioativa, ele adquire habilidades de um aracnídeo. O filme foi Dirigido por Mark Webb, que até então só contava com um longa-metragem no currículo, a comédia romântica 500 dias com ela (2009).

Mark Webb só havia dirigido, até então, a comédia romântica “500 dias com ela”.

A nova versão focou o lado emocional do personagem e deixou a ação um pouco de lado. Além de introduzir os tradicionais lançadores de teia que haviam sido descartados por Sam Raimi. Apesar de não ter conseguido uma bilheteria semelhante aos filmes anteriores, o novo homem aranha conquistou a crítica e o público. Há quem diga que esta foi a melhor adaptação cinematográfica do herói. Um dos destaques do sucesso foi o relacionamento de Peter e Gwen Stacy, interpretada brilhantemente por Emma Stone.

Emma Stone e Andrew Garfield.

A continuação, O Espetacular Homem-Aranha 2 – a ameaça de electro (2014)  adaptou para os cinemas um dos momentos mais marcantes dos quadrinhos, a morte de Gwen Stacy.

De forma fiel e impactante, a cena deixou muitos fãs impressionados. Infelizmente, a sony não ficou satisfeita com o resultado nas bilheterias e decidiu abortar a nova franquia do herói.

Agora, pela primeira vez, o amigão da vizinhança estrela uma aventura na Marvel Studios e Tom Holland dá vida ao herói. Desta vez, o Homem-Aranha está mais jovem, assim como a Tia May, que é interpretada por Marisa Tomei. No novo uniforme, o herói passou a ter  teias nas axilas, como seu visual nas primeiras história ilustradas por Steve Ditko. Até o momento, o novo filme tem agradado aos fãs, que gostaram da versão mais jovem de Peter Parker.

Tom Holland é o novo Homem-Aranha.

Mas, afinal, qual é o melhor Homem-Aranha na sua opinião? Aguardo suas resposta nos comentários!

1 COMENTÁRIO

  1. A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva
    as pessoas a lugares que nunca imaginou, porém tem
    alguns artigos na internet que é pura perda de tempo.
    Posso afirmar esse seu artigo ajudou muito e também é
    extremamente útil. Obrigado pela informação e
    compartilhei no meu facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui