Em 1978, com a estreia de Superman – o filme, o mundo inteiro passou a acreditar que um homem poderia voar. Naquele ano, o Homem de Aço completava 50 anos de criação. Para celebrar essa data, a Warner Bros decidiu adaptar o personagem para os cinemas. O estúdio planejava produzir algo magnífico. Para a direção, foram cogitados nomes de grandes cineastas, como Steven Spielberg e George Lucas, mas o cargo ficou com Richard Donner.

Richard Donner ao lado de Christopher Reeve durante as filmagens de Superman – o filme (1978)

O roteiro foi escrito por Mario Puzo, o autor de O Poderoso Chefão. O elenco contava com talentosos atores como Marlon Brando e Gene Hackman, ambos já haviam recebido o Óscar. Outro nome de destaque era Glenn Ford, o consagrado astro de faroestes.

Marlon Brando, Gene Hackman e Glenn Ford: o talentoso elenco do filme.

Para o protagonista, grandes estrelas de Hollywood foram cotados, como Al Pacino, Clint Steawood e Robert Redford. Mas o diretor Richard Donner queria alguém desconhecido. Sendo assim, o jovem Christopher Reeve foi escolhido para o papel. Com apenas 26 anos, na época, e trabalhos poucos expressivos na TV, o ator era uma incógnita. No entanto, Cristopher Reeve conquistou a crítica e o público.

Cristopher Reeve tinha apenas 26 anos na época do filme.

Ele possuía talento, carisma e porte físico necessário para interpretar o Homem de Aço. O trabalho dos consagrados atores Marlon Brando e Gene Hackman não ofuscou sua atuação, que, até hoje, é lembrada com louvor. O artista teve uma dupla interpretação. Como herói ele apresentava força e presença, como Clark Kent, seu timbre de voz mudava, assim como seu olhar que passava a ser cabisbaixo. Devido a isso, Cristopher Reeve passou a ser considerado o Superman definitivo.

Cristopher Reeve teve uma dupla interpretação no filme.

O filme foi um marco no cinema, arrecadou cerca de U$$ 300 milhões de dólares mundialmente, foi a maior bilheteria da Warner até então. Em valores atuais, representa mais de U$$ 1 bilhão de dólares. O roteiro soube equilibrar competentes cenas de ação com bom humor. A produção venceu o Óscar de Melhores Efeitos Visuais.  Esses impressionaram e encantaram o público. A trilha sonora, composta pelo Maestro John Williams, tornou-se marca registrada do Superman e, até hoje, é lembrada como uma das melhores do cinema.

Em entrevista, Cristopher Reeve declarou:

“Tive uma ótima oportunidade por causa da grandiosidade do filme e de tudo ao meu redor. De Marlon Brando e Gene Hackman à fotografia de Geoffrey Unsworth e à música de John Williams. Nenhum outro ator antes de mim teve as mesmas chances.”

Superman – O filme ocupa um lugar especial no coração dos fãs do personagem. Dificilmente, outra produção sobre super-heróis irá superar este clássico.

“Um homem pode voar”.

Vencedor do Óscar de Melhores Efeitos Visuais

Superman – o filme/ EUA / 1978/ 145 min/ Warner Bros/ Direção: Richard Donner/ Elenco: Cristopher Reeve, Marlon Brando, Gene Hackman, Margot Kidder, Glend Ford e Terence Stamp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui