Ren McComark é apaixonado por dança e acaba de se mudar com sua mãe para Bolmont, localizada no interior dos EUA. A morte de cinco rapazes, envolvidos em um grave acidente, mudaria toda a rotina da pacata cidade. Esses jovens estavam em uma festa, dançaram e beberam durante todo o evento. Na volta para casa, de madrugada, aconteceu a tragédia. Um dos meninos era filho do Reverendo Moore. Este, juntamente com as autoridades locais, decidiu proibir a dança na localidade. Para eles, o acidente foi consequência das atitudes desregradas dos garotos e, principalmente, porque haviam dançado durante toda a noite. Ren enlouquece com isso. Ele decide então fazer todo possível para realizar um baile em seu colégio, mesmo que,  para isso, tenha que enfrentar toda a cidade.

Durante a década de 1980, a música e a dança estavam efervescendo, os vídeo-clips tornaram-se uma “febre”. Para celebrar esse período, a Paramount Pictures decidiu produzir Footloose – Ritmo Louco. O filme tornou-se um grande sucesso e marcou toda uma geração. A música tema, composta por Kenny Loggins, conquistou muitos jovens e foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original. O fantástico elenco tem como destaque John Lithgow, que interpreta o reverendo Moore de forma brilhante, Lori Singer, como a filha rebelde do pastor e Sarah Jessica Parker, a melhor amiga de Ariel. Esses atores extremamente talentosos e carismáticos conquistaram plateias do mundo inteiro.

O talentoso elenco de Footloose.

Outro ator que se destacou foi Kevin Bacon, o protagonista do filme, que realizou a maioria das cenas de dança sem um dublê. O jovem tinha apenas 24 anos na época e se tornou um astro. Para compor o personagem, ele se matriculou na escola local para entender o comportamento dos adolescentes. O artista imaginou que Footloose seria apenas mais um filme em seu curriculum, porém foi a produção que mudou sua carreira. Em entrevista, declarou: “Eu nunca poderia imaginar que estava participando de algo que se tornaria um ícone da cultura americana.”

Footloose marcou a carreira de Kevin Bacon.

Além disso, Footloose ainda apresenta questões relevantes no roteiro, como o relacionamento familiar e até que ponto a religião deve interferir no Estado.

Boa parte do público não sabe, mas o filme foi baseado em uma história real. Nos anos 70, os jornais publicaram uma reportagem sobre uma pequena cidade no interior dos EUA que durante 95 anos proibiu a dança. Os jovens de um colégio queriam muito fazer um baile, então foram até o prefeito pedir que a lei fosse abolida. Depois de muita insistência, a dança foi liberada.  Após ler esta reportagem, um dos produtores começou a planejar Footloose.

Em 2014, para celebrar os 30 anos do filme, Kevin Bacon deu uma entrevista para o comediante Jimmy Fallon em seu programa, Tonight Show. Para Surpresa de todos, Kevin Bacon entrou ao som de Footloose e reencenou danças clássicas do filme.

Kevin Bacon no Tonight Show.

Se você ama dançar e está disposto a conhecer um clássico dos anos 1980, você não pode perder Footloose – ritmo louco.

Footloose – Ritmo Louco/ Eua/ 1984/ 110 min/ Paramount Pictures/ Direção: Herbert Ross/ Elenco: Kevin Bacon, Lori Singer, Sarah Jessica Parker, Chris Penn, John Lithgow e Dianne Wiest/ Música composta por Kenny Loggins, Tom Snow e Jim Steinman.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui