No domingo, 20 de agosto, Jerry Lewis, um dos maiores comediantes de todos os tempos faleceu aos 91 anos.

 

O agente do ator confirmou a notícia do falecimento em Las Vegas, no Estado de Nevada, onde vivia. A causa da morte não foi divulgada, mas o ator teve internação recente por conta de uma infecção urinária.

 

A comédia está de luto, mas Jerry deixou para o mundo um legado de alegrias e risos. Não apenas divertiu, mas influenciou milhões de pessoas por gerações e pode continuar influenciando desde que seus filmes continuem passando nas TVs, em especiais de exibições de clássicos em salas de cinema, e que disponibilizem dvds ou até disponibilizar a venda de seus filmes em box em lojas de mercado. Seu legado precisa ser exibido para que todos possam apreciar, se divertir e se inspirar. Muitos astros do cinema e televisão se inspiraram naquele que é considerado o Rei da Comédia.

 

Durante a semana de seu falecimento, muitas homenagens em diversos lugares do mundo irão acontecer. No domingo completam  8 dias de sua partida a Rede Telecine fará uma maratona de seis filmes em sequência. Muito bom para quem quer rever os filmes e uma ótima oportunidade para quem não viu, assistir.

O Cinema Para Sempre também presta sua homenagem com a coluna de clássicos assinada por Raquel Duarte dedicada aos filme do ator.

 

Biografia

Jerry Lewis é o nome artístico de Joseph Levitch, que nasceu em Newark, em 16 de março de 1926, em uma família de judeus russos. Filho de Daniel Levitch que também era ator e mestre de cerimônias e Rachel “Rae” Brodsky, pianista de uma Rádio. Com os pais artistas, Jerry Lewis começou atuar aos 5 anos e aos 15 anos descobriu que tinha talento para dublar canções em um fonógrafo. No início da carreira usou o nome de Joey Lewis, mas tinha outro comediante com esse nome, e um boxer Joe Louis, então, ficou Jerry Lewis.

Ele se formou na Irvington High School em Irvington em Nova Jersey e foi um profissional das artes. Trabalhou como ator, comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor. Além disso, ficou conhecido por se engajar em causas humanitárias. Leis comandava um programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, com o objetivo de ajudar crianças com distrofia muscular. Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.

Boa parte de sua carreira foi com o amigo Dean Martin. Eles faziam uma das duplas mais famosas do cinema.  Dean fazia o galã sempre esperto e Jerry era o palhaço que conservava uma certa ingenuidade. A dupla durou até 25 de julho de 1956. Foram filmes, canções e até histórias em quadrinhos foram criadas pela DC Comics.  a HQ “The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis”, entre 1952 e 1957. Os gibis continuaram a ser publicados um ano após a separação da dupla e depois disso, a DC Comics continuou a faturar com os gibis The Adventures of Jerry Lewis, tendo somente Jerry Lewis como personagem principal. Ao decorrer dessa última série, Lewis às vezes se encontrava com Superman, Batman e com outros heróis e vilões da DC Comics.

Foram ao todo  51 filmes incluindo o filme Brasileiro “Até Que A Sorte Nos Separe 2” de Roberto Santucci com Leandro Hassum.

Jerry Lewis se casou duas vezes. A primeira foi com Patti Palmer com quem teve seis filhos. O casamento durou de 1944 à 1980. Em 1983 casou San Dee Pitnik com que ficou casado até seu falecimento e teve uma filha. Gary, o mais velho, Ronald foi adotado, Scott, Christopher, Anthony e Joseph que faleceu em 2009 são os frutos do casamento com Patti e Danielle Sarah Lewis foi adotada por Jerry e San Dee em 1992.

 

Só nos resta agradecer por toda a dedicação à arte como um todo para tornar nosso mundo um pouco melhor. Fazer alguém sorrir é um dom divino.

 

 

 

FILMOGRAFIA

 

1949

Amiga da Onça

1950

Um Palhaço no Batalhão / Minha Amiga Maluca

1951

O Filhinho do Papai

1952

Malucos no Ar / Um Marujo Foi Na Onda / O Biruta e o Folgado

1953

Morrendo de Medo / Sofrendo da Bola / A Barbada do Biruta

1954

A Farra dos Malandros / O Rei do Circo

1955

O Meninão / Artistas e Modelos

1956

Ou Vai ou Racha / O Rei do Laço

1957

Delinquente Delicado / O Bamba do Regimento

1958

Bancando a Ama seca / O Rei dos Mágicos

1959

A Canoa Virou

1960

O mensageiro Trapalhão / Cinderelo Sem Sapato / Rabo de Foguete

1961

O Terror das Mulheres / Mocinho Encrenqueiro

1962

Detetive Mixuruca

1963

O Professor Aloprado / Errado Pra Cachorro / Deu a Louca no Mundo

1964

Bagunceiro Arrumadinho / O Otário

1965

Uma Família Fuleira / Boing Boing

1966

Três em um Sofá / Um Biruta em Órbita

1967

O Fofoqueiro

1968

Um Golpe das Arábias

1969

De Caniço e Samburá

1970

Wicht Way to the Front? / Uma Dupla em Sinuca

1980

Um Trapalhão Mandando Brasa

1982

O Rei da Comédia / Trapalhões do Futuro

1983

As Loucuras de Jerry Lewis

1992

Arizona Dream, Um Sonho Americano / A Arte de Fazer Rir

1995

Rir é Viver

2013

Até Que a Sorte nos Separe 2 / Max Rose

2016

A Sacada

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui