Ao longo dos anos, inúmeros episódios de cunho racial têm se consumado ao redor do planeta, mais especificamente em solo norte-americano. Com o advento de seitas racistas e a revolta da população negra perante a opressão exacerbada por parte da população branca, uma das formas de protesto é justamente a adaptação de fatos para as telonas. O mais novo exemplar desse nicho é o filme “Detroit em Rebelião”, da diretora Kathryn Bigelow, famosa por ter sido a primeira mulher a conquistar o Oscar de direção com seu filme independente “Guerra ao Terror”, desbancando assim, o faraônico “Avatar”. Além desse longa, ela dirigiu também o aclamado “A hora mais escura”, que teve como protagonista a excelente Jessica Chastain. Pelo visto, a diretora se especializou em filmes cuja tensão é o ponto alto.

Em seu novo trabalho, Kathryn conta a história das tensões raciais ocorridas na cidade de Detroit, no estado do Michigan, no ano de 1967. Entretanto, o foco foi o ocorrido dentro do motel Algiers, quando policiais invadem o local à procura de um suposto atirador que teria atacado as tropas do exército que estavam escaladas para combater os conflitos existentes na região.

O que se vê a partir daí dá para imaginar o que aquelas pessoas passaram naquele momento, tomados pelo medo e angústia de serem oprimidos sem justificativa contundente. Até duas meninas brancas não foram poupadas justamente pelo fato de estarem no mesmo espaço que os rapazes negros. Toda essa tensão se deve ao roteiro bem amarrado de Mark Boahl, que foi vencedor por “Guerra ao Terror” em 2010 e foi indicado pelo longa “A hora mais escura” em 2013. A câmara nervosa nos dá o tom certo do filme, que é colocado de forma proposital próximo ao rosto dos personagens, dando mais realismo ao episódio que nos é mostrado.

O elenco está muito bem nos seus respectivos papéis, mas quem se destaca é o policial Krauss, interpretado por Will Poulter, que comanda toda essa barbárie, culminando na morte de três pessoas, fazendo com que esse evento em Detroit só perca em notoriedade para o assassinato de Martin Luther King.

Finalizando, “Detroit em Rebelião” entra para o hall de filmes e documentários cujo tema é bastante atual, tais como: “Mississipi em Chamas”, “Selma”, “Eu não sou seu negro”, “O.J. Made in America” e “Nascimento de uma nação”. E, mais uma vez, Kathryn Bigelow nos entrega um ótimo trabalho, mostrando todo o seu talento ao retratar uma história tão tensa e angustiante.

  • FILME
4

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui