Festival une arte, skate e música em evento gratuito nos dias 14 e 15 de outubro no MAM Rio

 

Nos dias 14 e 15 de outubro de 2017, a arte, o skate e a música estarão juntos no Arte Core, festival que terá a sua quinta edição no MAM Rio. Nos dois dias, atividades que incluem diferentes manifestações artísticas das três frentes vão ocupar os pilotis, os jardins e pela primeira vez a Cinemateca do Museu. O público de todas as idades poderá acompanhar a programação gratuita, que vai das 10h às 22h.

Este ano o festival conta com a parceria da empresa Somar, que desenvolveu ações sustentáveis, como a utilização de ecocopos e um sistema sustentável para os banheiros. Também será aplicada a coleta seletiva e haverá a capacitação e inserção de pessoas do polo de reciclagem de Jardim Gramacho para reaproveitar a cenografia utilizada. Além disso, os jardins do Museu serão palco da feira Gaia, que terá expositores locais de marcas ecossustentáveis, comercializando produtos reutilizados, reciclados ou de upcycling.

Há quatro anos ocupando os jardins e os pilotis do MAM Rio e ano passado o foyer, pela primeira vez o Arte Core estará presente na Cinemateca do Museu com a exibição inédita do filme “Santo Amaro Era Skatista”, de Felipe Martins. O longa, coproduzido pela GloboNews e Globo Filmes com a Documenta Filmes, conta a história de Ademar Luquinhas, skatista nascido e criado na comunidade de Santo Amaro que teve sua vida transformada pelo esporte. O público terá a chance de assistir ao filme e participar de debate com o diretor e roteirista Felipe Martins e com o skatista em uma sessão sábado e outra no domingo.

A Homegrown, responsável pelo conceito do festival e curadoria das exposições, selecionou artistas de diferentes cidades, que refletem a escolha pela abrangência de técnicas, estilos e linguagens distintas em obras que vão além do spray e grafite, mas transitam entre diversas vertentes estéticas da arte mundial. Os cariocas Alexandre Baltazar, Guilherme Memi, Leandro Pagliaro e o coletivo Fleshbeck Crew, os paulistas Fabiano Rodrigues, Herbert Baglione, Julia Furuyama, Rafael Hayashi, o pernambucano Bozó Bacamarte, a gaúcha Carla Barth e a mineira Criola, pintarão paineis, com classificação 18 anos. Já Mario Bands e o Coletivo Muda do Rio de Janeiro e o paulista Renato Custódio farão instalações.

O espaço contará ainda com exposições de gravuras a preços acessíveis: “Expo A3” da qual Bozó Bacamarte e Guilherme Memi também participam junto aos cariocas Bruno Big, João Lelo, Marcio SWK e Ronaldo Land; “Expo Gravuras 04” apresentará o trabalho de artistas mulheres de destaque na arte urbana, com a baiana Ananda Nahu, as cariocas Marianna Cersosimo e Paula Gicovate, a gaúcha Talita Hoffmann, a paulista Fefe Talavera, além de Carla Barth, Criola e Julia Furuyama. Já Mateu Velasco apresenta Coleção de Múltiplos “Visão Dupla”.

No comando das carrapetas, DJ Tamenpi, do Só Pedrada Musical, que assina a curadoria musical do Arte Core, convida os DJs David Tabalipa, Nepal, Zedoroque, Tata Ogan, Tamy e o rapper Bnegao, que farão sets especiais inspirados no jazz dentro da programação musical no sábado e e no domingo. Nesta edição, Tamenpi aproveitou o bom momento da nova música instrumental brasileira para trazer a banda paulista Nomade Orquestra e os cariocas da Zé Bigode, que contarão com um grande palco para as apresentações.

A agenda também compreende oficinas ministradas pela SOLTO, com a presença dos artistas Rodrigo Villas, João Lelo, Guga Liuzzi, Mottilaa, Bozó Bacamarte, do fotógrafo Ronaldo Land e do coletivo Fleshbeck Crew. O festival contará com uma grande praça de alimentação, com food trucks, e o registro dos dois dias de festival ficará a cargo do I Hate Flash.

O Arte Core é uma organização MAM Rio, Homegrown e Agência Macro | Lei de Incentivo à Cultura | Itaipava Premium | Realização Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil: Pátria Educadora. É apresentado por Itaipava Premium com apoio de TNT Energy Drink, Viação Cometa e Evoke. O evento foi idealizado pela Homegrown, em parceria com a Agência Macro, também realizadores do projeto junto ao MAM Rio, Só Pedrada Musical, Coletivo XV e Rio Ramp Design.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Arte / Homegrown

Artistas paineis: Alexandre Baltazar (RJ), Bozó Bacamarte (PE), Carla Barth (RS), Criola (MG), Fabiano Rodrigues (SP), Fleshbeck Crew (RJ), Fernando De La Rocque (RJ), Guilherme Memi (RJ), Herbert Baglione (SP), Rafael Hayashi (SP), Leandro Pagliaro (RJ) e Julia Furuyama (SP).

 

Instalações: Coletivo Muda (RJ), Renato Custódio (SP) e Mario Bands (RJ).

 

Exposições de gravuras: “Expo A3” com Bruno Big, Bozó Bacamarte, João Lelo (RJ), Marcio SWK (RJ), Guilherme Memi e Ronaldo Land (RJ); “Expo Gravuras 04” com Ananda Nahu (BA), Carla Barth, Criola, Fefe Talavera (SP), Julia Furuyama, Marianna Cersosimo (RJ), Paula Gicovate (RJ) e Talita Hoffmann (RS); Exposição Coleção de Múltiplos “Visão Dupla”, por Mateu Velasco.

 

Bate-papo com artistas em frente aos paineis:

 

Sábado 14/10

14h –  Rafael Hayashi

14h30 – Julia Furuyama

15h – Criola

15h30 – Herbert Baglione

16h – Carla Barth

16h30 – Bozó Bacamarte

17h – Renato Custódio

 

Domingo 15/10

14h –  Alexandre Baltazar

14h30 – Fernando De La Rocque

15h – Fleshbeck Crew

15h30 –  Coletivo Muda

16h – Leandro Pagliaro

16h30 – Mario Bands

17h – Guilherme Memi

 

Mesa redonda com artistas e convidados na Cinemateca do MAM Rio:

 

Sábado 14/10 às 15h-16h – A arte como um movimento da sustentabilidade  – comandada pela agência especializada em impacto socioambiental, Agência Somar, RIO+, ONU e convidados.

Domingo 15/10 às 15h-16h – Arte e Cultura na Diáspora – com o músico e pesquisador Antonio Spirito Santo, o artista plástico e percussionista Negalê Jones,  a designer de moda Izabella Suzart e a artista Viviane Laprovita. Mediação: Of Color.

 

 

Skate / Coletivo I Love XV

Sábado e Domingo – 14 e 15/10

10h às 12h – Homegrown – Oficina de Skate

15h às 16h – Coletivo I Love XV – “Malote-Trick” – melhor manobra valendo prêmio em dinheiro

 

Bate-papo com Coletivo I Love XV

Sábado e Domingo – 14 e 15/10 às 14h em frente à instalação

 

Exibição do filme “Santo Amaro Era Skatista” na Cinemateca do MAM Rio:

Sábado e Domingo 15/10, às 16h – Distribuição de senhas na porta; Sujeito à lotação.

Em seguida, debate com o diretor e roteirista Felipe Martins e com o skatista Ademar Luquinhas.

 

Música / Daniel Tamenpi – Só Pedrada Musical

 

Sábado 14/10

17h –  DJ Tamenpi

18h –  show: Nomade Orquestra

19h –  Tata Ogan

20h –  David Tabalipa

21h –  Nepal

 

Domingo 15/10

17h –  DJ Tamenpi

18h –  show: Zé Bigode

19h –  Tamy

20h –  Zedoroque

21h – Bnegao Bota Som

 

Oficinas SOLTO

 

Sábado – 14/10

10h00 – Desenho para crianças com Rodrigo Villas

11h40 – Mosaicos para crianças com João Lelo

13h20 – Tipografia com Guga Liuzzi

15h00 – Grafite com Fleshbeck Crew

Domingo – 15/10

10h00 – Ilustração para crianças com Mottilaa

11h40 – Gravura em pvc com Bozó Bacamarte

13h20 – Grafite com Antistatic/Motolow

15h00 – Fotografia com Ronaldo Land e Cochi

 

1001 Histórias com Arte apresenta:

Oficinas de criatividade artística para crianças

 

Sábado – 14/10 – 1001 Espetáculos apresenta:

 

10h – Espetáculo: A História de Mamalu e Lumama. Cia: Corre Cutia

“A História de Mamalu e Lumama” é um trabalho livremente inspirado na música “Mamalu” da cantora e contadora de histórias Bia Bedran. Tanto a música quanto a história original falam da maternidade, do afeto entre mãe e filha e da beleza desse vínculo amoroso construído desde o primeiro momento da vida do bebê, lá dentro da barriga. Na versão do Corre Cutia, a saga narra a história da lobinha guará solitária que, desde que nasceu se apaixonou pela lua e um dia decide ir ao seu encontro pois acreditava que esta era a sua mãe.

Domingo, 15/10

11h Espetáculo: Cacuriança. Cia: As Três Marias. Sinopse: performance musical com dança, canto e histórias, pensada para o público infantil a partir de cantigas lúdicas que tecem brincadeiras cantadas com movimentos interativos.

 

SERVIÇO:

Arte Core

Data: 14 e 15 de outubro de 2017

Horário de visitação: Das 10h às 22h

Endereço: MAM Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo)

Telefone: 3883-5600.

Entrada Gratuita / Classificação livre

OBS: O MAM Rio oferece um ingresso família (R$14 para até 5 pessoas) para todos que visitarem o museu durante os dias do Arte Core

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui