No dia 15 de outubro celebramos e homenageamos aqueles que nos ensinaram ao longo da vida. Nós aprendemos na hora de nascer até a hora de morrer. A grande missão da humanidade é aprender, ensinar, transmitir o conhecimento adquirido ao longo da vida. Mesmo aquele que nos ensina, também aprende com seus alunos. Afinal a vida é um eterno aprendizado. O cinema está sempre nos ensinando algo e levou para as telas e imortalizou diversos professores, e nós do Cinema Para Sempre escolhemos alguns para representar os tantos professores ao redor do mundo.

 

Ao Mestre Com carinho

Sidney Poitier ficou imortalizado no cinema com esse personagem marcante. Ele ensinou não só as matérias para os alunos rebeldes, mas como serem seres humanos melhores e ganhou o carinho daqueles que ele ensinou. A canção cantada por Lulu “To Sir With Love” virou um clássico.

 

 

 

Sinopse: Mark Thackeray é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. A turma de alunos indisciplinados é liderada por Denham, Pamela e Barbara, e fará de tudo para que Mark desista da sua missão, como fez com seus predecessores.

 

 

Mr. Holland – Adorável Professor

Richard Dreyfuss conta 30 anos de músico que se tornou professor para sustentar sua família e descobriu que tinha talento para ensinar e conquista seus alunos turma a turma. Outros professores são mostrados nessa trama, como o professor de Educação Física Bill Meister (Jay Thomas) ele não ensinou apenas seus alunos, mas também ensinou Mr. Holland a ensinar.

 

 

Sinopse: em 1965, o músico apaixonado Glenn Holland realiza um trabalho de dia como professor de música do ensino médio, convencido de que é apenas um pequeno obstáculo no caminho para sua verdadeira vocação: escrever um opus histórico. À medida que as décadas transcorrem com a composição não escrita, mas gerações de estudantes inspiradas em seus ensinamentos, a Holanda deve redefinir a finalidade de sua vida.

 

 

 

 

 

Escola de Rock

 

Esse é um dos filmes mais divertidos da carreira de Jack Black e um dos mais marcantes por sua atuação como o irreverente Dewey Finn. Ele se faz passar pelo amigo Ned que é professor e é chamado para substituir uma professora que ficou doente e além da grana resolve ensinar rock para os alunos para competirem na Batalha das Bandas. No fim, ele ensina rock e as crianças ensinam Dewey a ser uma pessoa melhor.

 

Sinopse: Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

 

 

 

 

A Sociedade dos Poetas Mortos

 

Um dos filmes mais importantes na carreira de Robin Williams que interpreta Jon Keating que foi aluno e se tornou professor.

 

 

 

Sinopse: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=2j8xOH0udMA

 

 

Uma Professora Muito Maluquinha

 

Personagem criado por Ziraldo ganhou sua versão para o cinema com a atriz Paola Oliveira que transmitiu a doçura e a força que a Professora Cate precisava.

 

 

 

Sinopse: Aos 18 anos, Cate (Paola de Oliveira) é chamada para trabalhar numa escola de uma pequena cidade do interior. Formada em escola da cidade grande, os métodos modernos usados pela professorinha agrada aos alunos, mas incomoda pais e, principalmente, as professoras tradicionalistas com o magistério.

 

 

 

 

PROFESSORES QUERIDOS

 

Na saga de Harry Potter foram baseados nos sete livros da autora J.K Rowling e se tornaram oito filmes onde os jovens ingressam nessa escola aos 11 anos. Uma geração inteira cresceu e aprendeu junto com Harry Potter e seus amigos e adversários de jornada.

 

 

Stan Lee ensinou muito e ao criar os X-Men nos proporcionou uma sociedade completa com todo seu desenvolvimento e complexidade. O maior de todos os mutantes é o Professor Charles Xavier que vimos em duas etapas: o jovem vivido por James McAvoy e o mais velho com Patrick Stewart.

 

 

OUTROS PROFESSORES DEIXARAM SEUS ENSINAMENTOS NO CINEMA

 

 

 

 

AS SÉRIES DE TV TAMBÉM TEM SEUS MESTRES

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui