Cineclube em debate faz Sessões de filmes temáticas e conversas com os diretores levam questionamentos ao público jovem do bairro de Anchieta

 

De 17 a 20 de outubro, de terça a sexta-feira, a Associação Cultural Conexão das Artes, em Anchieta, receberá o Cineclube em debate. O Cineclube em debate contará com quatro sessões de filmes, uma por dia, de terça a sexta-feira, duas delas com parte dos assentos destinados ao público convidado de escolas públicas e/ou projetos sociais do entorno. Após cada sessão haverá conversas com os realizadores ou parte da equipe dos filmes. O espaço será aberto a perguntas do público para que este possa dialogar com os integrantes diretos dos filmes promovendo o diálogo e a reflexão dos jovens sobre cada temática destacada nos filmes que serão exibidos. Toda a programação é gratuita.

 

O projeto faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica. Além do cineclube e dos bate-papos, o evento contará também com oficinas de animação, como flipbook e stop motion que serão oferecidas ao público participante nos dois últimos dias do projeto, na quinta-feira e sexta-feira. O Cineclube em debate tem a curadoria dos filmes realizada pela cineasta Helena Lessa, idealização de Ana Hortides e produção de Joana Nantes.

 

“O Cineclube em debate é um projeto de exibição de filmes com temática e questões relacionadas à juventude, bate-papos com os diretores e oficinas de animação. As ações propostas buscam o acesso dos jovens à produção nacional de filmes de curtas e médias metragens produzidos no Brasil nos últimos anos, valorizando a cultura local e o audiovisual brasileiro”, ressalta a idealizadora do projeto, Ana Hortides.

 

PROGRAMAÇÃO

 

SESSÃO I – Inquietações da adolescência

 

TODAS AS MEMÓRIAS FALAM DE MIM (2015)

Direção: Alice Name Bomtempo

Duração: 15 min

Sinopse: Nós fomos amigos por um tempo, mas não amigos próximos, até porque eu a achava completamente inatingível. E aí ela veio correndo, me abraçou e me beijou. E sei lá. Na verdade, acho que nem aconteceu.

 

PELE SUJA, MINHA CARNE (2016)

Direção: Bruno Ribeiro

Duração: 14 min

Sinopse: João toma banho após mais uma pelada com seus amigos brancos.

 

SESSÃO II – Contos e fabulações

 

A COR DO FOGO E A COR DA CINZA (2014)

Direção: André Félix

Duração: 24 min

Sinopse: Wagner vive na favela e desde os 7 anos de idade é proprietário da Rede Metror, um canal de televisão feito de papel e lápis de cor. Após 11 anos e mais de 70 novelas transmitidas, Wagner dirige pela primeira vez atrizes reais.

 

CONTOS DA MARÉ (2013)

Direção: Douglas Soares

Duração: 17 min

Sinopse: Lendas urbanas, memórias de uma família e do local onde moram. Uma história de lobos, cobras e porcos para uma complexa Maré.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=esqmUqhhqHA

 

SESSÃO III – Música, Ritmo

 

CANTE UM FUNK PARA UM FILME (2007)

Direção: Emílio Domingos e Marcus Vinicius Faustini

Duração: 22 min

Sinopse: Através de faixas espalhadas pela cidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, procurando pessoas para cantar um funk para um filme, o documentário faz um registro sobre a importância subjetiva dos mais de 20 anos de funk carioca na vida das pessoas.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=eTebsjR9TG0

 

ROQUES DE QUARTO (2016) 

Direção: Helena Lessa, Jorge Polo, Lívia de Paiva, Lucas Andrade e Petrus de Bairros

Duração: 15 min

Sinopse: Evandro está voltando do trabalho para casa quando percebe uma coisa estranha no céu. Letícia e Santos colam lambe-lambes nos muros de uma rua. Na mesma noite, uma frequência misteriosa invade a fita em que Felipe grava suas composições em casa. O som de muitos tempos embala o presente.

 

 

SESSÃO IV – Cultura, embate

 

CASCA DE BAOBÁ (2017)

Direção Mariana Luiza

Duração: 11 min

Sinopse: Maria, uma jovem negra nascida em um quilombono interior do estado, é cotista na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua mãe, Francisca, leva a vida cortando cana nas proximidades do quilombo. As duas trocam mensagens para matar a saudade e refletir sobre o fim de uma era econômica-social.

 

DESMONTE (2016)

Direção: Mari Cavalcanti

Duração: 7 min

Sinopse: A ruína carcomida da boa educação falida treme na base com os abalos da geração 2000.

Link: https://youtu.be/HrdjSnJTeSA

 

OS 3000 ANOS ERAM FEITOS DE LIXO (2016)

Direção: Ana Luisa Meneses, Luana Rosa, Ana Elisa Alves, Clara Chroma, Cleyton Xavier, Eduardo Sa Cin

Duração: 14 min

Sinopse: Montanhas de lixo pelas ruas. Pessoas cobertas de lixo e se hidratando com chorume. Lixos com um brilho neon. Lixo com holograma e som estéreo. O lixo é um outdoor de alta concorrência. O lixo é a nova moeda e seu lastro é maior que o d’ouro.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=xyjngfT1Xl8

 

 

SERVIÇO

Cineclube em Debate

Associação Cultural Conexão das Artes: Rua Sargento Rego n. 126, Anchieta, Rio de Janeiro.

Datas: de 17 a 20 de outubro.

Horários: Sessões das 14h às 16h, de terça a sexta-feira. Oficinas das 16h às 17h30, na quinta e na sexta-feira.

Evento gratuito.

Classificação: 12 anos.

Facebook: https://www.facebook.com/cineclubeemdebate/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui