No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween, o Dia das Bruxas. A celebração surgiu do antigo festival Celta da colheita, o Samhain, festividade gaélica cristianizada pela igreja primitiva. Acredita-se que essa e outras festividades podem ter origem em raízes pagãs e tem outra vertente que acredita que a origem da festa é cristã.

A Festa celebra a colheita e os mortos, na véspera da comemoração do Dia de Todos os Santos, dia 01 de novembro e no dia 2, o dia dos mortos.

Os ingleses levaram a tradição para os Estados Unidos quando foram colonizar o país.  A celebração apesar de ter sido levada pelos colonizadores, se tornou uma das festas mais populares nos Estados Unidos. No Halloween todos se fantasiam, decoram as casas e as crianças saem de casa em casa com a frase: “Doces ou Travessura”, normalmente os donos das casa preferem oferecer doces à receber travessuras.

O Brasil começou a comemorar a data por conta da influência do cinema e séries de TV, onde os americanos mostram sua cultura ao contar suas histórias. Por conta disso, selecionamos alguns filmes e séries para vocês aproveitarem o Halloween.

 

 

Filmes para Halloween

 

Vamos homenagear o diretor mais Halloween do cinema, o Americano, Tim Burton. Ele tem em sua carreira 36 filmes entre longas e curtas, animação e live action. Foi roteirista, diretor e produtor de quase todos, variando as funções em alguns.  Aqui escolhemos alguns filmes mais marcantes em sua carreira com essa temática.

 

TIM BURTON

(Photo by Matej Divizna/Getty Images)

 

 

OS FILMES

 

 

 

OS TRAILERS

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=__dB7t0853U

 

 

 

 

DISNEY

 

O Retorno à Halloweentown

O primeiro filme foi ao ar em 1998 com o título de Halloween Town. Tiveram ainda mais três filmes:  “Hallowween Town 2 – A Vingança de Kalabar”, em 2001,  em 2004 “Halloween Town: O Portal”, e em 2006 “O Retorno à Halloween Town”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=NE7zpGu16QI

 

Twitches – As Bruxinhas Gêmeas / Twitches – As Bruxinhas Gêmeas 2

o filme é estrelado pelas irmãs gêmeas Tia Mowry e Tamera Mowry, respectivamente, Alexandra Fielding e Camryn Barnes. O segundo filme, Twitches  As Bruxinhas Gêmeas 2, foi ao ar em 12 de outubro de 2007, como parte de um especial de Halloween do Disney Channel.

 

 

 

Abracadabra

A Disney produziu esse filme especial para o Halloween em 1993 e foi dirigido por Kenny Ortega (High School Musical / Os Descendentes). As bruxas era interpretadas por Betty Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimi. A canção “I Put a Spell on You” faz parte do número mais divertido do filme.

 

 

Como não poderia ficar de fora dessa, as séries de TV tem seu toque Halloween. Algumas séries são de terror e outras não. Algumas falam apenas do sobrenatural com um enfoque mais para outros gêneros como aventura, policial e ficção científica.

 

 

SÉRIES

 

 

PARA OS FÃS DE TERROR

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui