Estamos em pleno revival dos anos 80 (talvez, por falta de boas opções atuais), e por incrível que possa parecer, tendo como fãs, não somente por uma turma que viveu aquela época, com a geração que não viveu, não nasceu nesta fase.

Então, aproveitando o “renascimento” da moda, comportamento, música, por que não tratá-los em filmes? E o que não falta são filmes memoráveis deste período. E filmes que marcaram, literalmente, a vida de crianças e adolescentes que viveram aquele momento até hoje.

Vamos começar por um filme, que foi reprise por N vezes na tradicional Sessão da Tarde (Rede Globo) e que foi um marco nos anos 80: FLASHDANCE (Em Ritmo de Embalo).

Dirigido pelo não menos, Adrian Lyne (Nove e Meia Semanas de Amor9 ½ Weeks, 1986; Atração FatalFatal Atraction, 1987; Proposta IndecenteIndecent Purpose, 1993) e produzido pela Paramount Pictures, FLASHDANCE foi lançado em 1983 (completou em setembro, 34 anos) e conta a história de uma operária em uma usina, Alex Owens, interpretada magistralmente por Jennifer Beals. À noite, Alex dança em bar boite e o desejo em ser uma profissional da dança mantém-se vivo a cada dia, mas um pouco sufocado pela exaustiva rotina de trabalho.

 

Mas o seu destino começa a mudar, quando Alex percebe que o seu patrão, Nick Hurley (Michael Nouri) demonstra interesse afetivo por ela e resolve estimulá-la na carreira artística. Este apoio é dado pela ex-bailarina, Hanna Long, em atuação primorosa da atriz Lilia Skala.

É visível, e audível lógico, a maravilhosa trilha sonora deste filme e que ficou marcada por dois grandes sucessos, que são lembrados até hoje.

As músicas e os intérpretes são, What a FeelingIrene Cara e She’s a maniacMichael Sembello. Vamos à história de cada uma delas. A primeira, foi composta por Giorgio Moroder, Keith Forsey e Irene Cara. À época, What a Feeling atingiu o primeiro lugar na lista da Billboard (Hot 100, Hot Dance Club Play, Hot Adult Contemporary Tracks e Hot Black Singles), detalhe, não somente nos Estados Unidos, mas em primeiro nas paradas da Inglaterra, Canadá, Áustria, Itália, Nova Zelândia, Suécia e Suiça. Irene Cara ganhou o Prêmio Grammy, na categoria de Melhor Performance Vocal Pop Feminino, em 1984, e ainda recebeu a indicação, no mesmo ano, de Melhor Gravação do Ano. Não se esquecendo de mencionar que a canção ganhou o Oscar, na categoria Canção Original, em 1984.

Irene Cara

 

She’s a maniac, que ficou mais conhecida somente por Maniac, é uma composição de Michael Sembello e Dennis Matkosky e lançada em junho de 1983. Ela foi indicada ao Oscar, na categoria Canção Original, mas acabou perdendo para Irene Cara. Ao mesmo tempo, Maniac alcançou o primeiro lugar na lista da Billboard (Hot 100) por duas semanas.

 

Michael Sembello

 

Essa é a história musical de FLASHDANCE. Se gostaram, deixem os seus comentários e os seus likes. Na próxima semana, teremos mais anos 80. Aguardem!

 

Wellington Lisboa.

Artigo anteriorEstrelas Além do Tempo Chega ao Telecine
Próximo artigoCrítica Gosto Se Discute
Wellington Lisboa, nascido no bairro das Laranjeiras (mas não é tricolor), formou-se e por duas vezes em Comunicação Social, nas habilitações de Publicidade & Propaganda e Relações Públicas, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, após cursar a disciplina 'Comunicação & Cinema', com o Professor Carlos Deane, percebeu que o Cinema poderia se tornar a Sétima Arte em sua vida. O falecido Coordenador do Núcleo Artístico e Cultural (NAC), Heleno Alves, propôs a ideia de criar um coral. Foi quando o nosso crítico e colunista enveredou pelo caminho musical. Criado o Coral da FACHA e, logo depois, rebatizado com o nome de DANOCORO, Wellington Lisboa, construiu uma carreira musical, junto com o grupo, ao longo de quase quinze anos. Após concluir as duas habilitações, ele cursou Letras (Português - Italiano) na UFRJ mas, não terminou. Entitulando-se 'um eterno ser em busca de si mesmo', Wellington Lisboa enveredou pela graduação em Cinema, foi quando (re)descobriu que o Jornalismo caminha junto com esta arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui