No dia 20 de novembro é comemorado no Brasil O Dia da Consciência Negra Brasil. A celebração foi criada em 2003 e no início era somente no município do Rio de Janeiro até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo país nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade será decidida  através de cada câmara de vereadores se haverá o feriado no município.

A data escolhida tem como propósito dar atenção à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. E a escolha é a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Zumbi dos Palmares foi um dos últimos líderes do maior Quilombo do período colonial, na Serra da barriga, que hoje pertence ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas.  Ele tinha a fama de ser um fantasma, um imortal e liderando a luta contra os colonizadores portugueses se tornou um símbolo de luta pela liberdade no Brasil.

Quando o mundo entender que somos todos seres viventes em um mesmo planeta com suas culturas diversas,  e que precisamos nos respeitar e encarar o mundo, as pessoas e cada ser vivente como parte de um todo, será o início da jornada evolutiva.

Para aqueles que acreditam em Deus, basta seguir mandamentos simples, Tratar o próximo como a ti mesmo, não roubar e não matar. A humanidade pode sim, dar um grande passo para a evolução.

Somos semelhantes com diferenças. Graças à Deus! Já pensou se fôssemos todos iguais? Da mesma cor, mesma cara, mesmo jeito. A perfeição do mundo está exatamente nas diferenças e em como lidamos com elas.

 

O Cinema Para sempre faz uma homenagem aos atores que proporcionam um legado de cultura e história nas suas missões de vida. Obrigada pelos personagens que vocês levaram para as telas. Continuem a nadar no mundo da sétima arte.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui