Sinopse: Para trazer nova luz à relevância das mulheres na sétima arte, a jornalista e apresentadora do Cinejornal, Simone Zuccolotto, investiga o papel feminino no cinema brasileiro, em entrevistas com algumas das mais inspiradoras realizadoras, cineastas, atrizes, produtoras e roteiristas das telas.

Cada episódio discute um tema distinto sobre a participação das mulheres nos sets de filmagem e mostra como elas foram retratadas pelas telas ao longo dos anos. No início de cada episódio, a atriz Maeve Jinkings lê trechos de escritos de Simone de Beauvoir, literata francesa ícone do movimento feminista. Os programas são recheados de entrevistas com os maiores nomes do cinema brasileiro. Fernanda Montenegro fala sobre a diferença do olhar feminino em funções atrás das câmeras. A documentarista Helena Solberg discorre sobre machismo e Helena Ignez fala sobre o choque trazido por A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla. A série traz ainda bate-papos com Anna Muylaert, Laís Bodansky, Lúcia Murat e Ana Maria Magalhães, entre outras.

Neste episódio: O último episódio da série fala sobre a presença feminina na retomada do cinema brasileiro nos anos 1990, iniciativas voltadas para pluralização da indústria audiovisual e a importância do feminismo.

Horário: Terça, às 21h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui