(Sweet Bird of Youth, Eua, 1962)

Estrelado pelo eterno galã: Paul Newman

 
O clássico “O Doce Pássaro da Juventude” (1962) adaptado da obra teatral do consagrado dramaturgo Tennessee Williams (*1914 +1983) foi um grande sucesso protagonizado pelo galã de todos os tempos Paul Newman (*1925 +2008) na pele do oportunista Chance Wayne aspirante a ator que nunca conseguiu nenhum papel a ainda se prostitui para tirar vantagem das pessoas, na verdade se acha muito esperto, mas no fundo não passa de um belo garoto caipira da cidade do interior frustrado.

 

A primeira sequência do diretor Richard Brooks acontece em um decadente quarto de motel onde está a grande estrela do cinema esquecida pela imprensa: Alexandra Del Lago (Geraldine Page) literalmente acabada e o sonhador Chance que até nome falso diz para se dar bem na vida. Enquanto a Mrs. Del Lago se vangloria do passado, o garoto de programa chantageia a “coroa” para voltar a sua cidade natal, da qual foi expulso e rever o seu grande amor da juventude: a mocinha ingênua  Heavenly (Shirley Knight), filha do político inescrupuloso Tom Finley (Ed Begley), que não mediu esforços para separar o casal de pombinhos apaixonados.

 

Chance Wayne apesar de ter uma beleza acima da média, nunca conseguiu atuar e ser alguém de verdade, pois sempre viveu a sombra de sua aparência, tenta manipular a Del Lago que apesar de se encantar com o garotão não está disposta o ajudar a vencer na vida, na verdade, ela só o quer como seu objeto desejo e haja com crueldade ao iludir o deslumbrado jovem que não tem aonde cair morto. Em 1989, ouve outra adaptação para o cinema com a estrela imortal do cinema hollywoodiano: Elizabeth Taylor (*1932 +2011) a Liz Taylor estava magnífica como Del Lago. Este ano (2017) a deusa do Brasil: Vera Fischer (27/11/1951) se despediu da temperada nos palcos carioca neste domingo (26/11/2017) do clássico onde o tempo é o maior protagonista da história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui