Olá a todos! Vamos continuar a nossa viagem pelos anos 80, dessa vez, com a trilha sonora de um filme que impulsionou, alavancou mesmo a carreira de, depois de Michael Jackson, é o ícone da música pop. Pequeno grande detalhe, ela já havia iniciado sua carreira musical muito antes de lançar-se como atriz, neste filme. Simplesmente, MADONNA. E confessando a vocês, leitores, o colunista aqui venera esta estrela.

Por curiosidade, MADONNA lançava o seu álbum LIKE A VIRGIN (1984), mas com o filme que será tratado a seguir, a mesma foi obrigada a lançar a música-tema, INTO THE GROOVE, na re-edição do mesmo LP. Esta canção foi muito bem recebida pelos críticos de música, sendo considerada pelos mesmos como o “primeiro grande single de Madonna”.

Já adivinharam o nome do filme? Para quem vivenciou a fase, certamente sim: PROCURA-SE SUSAN DESESPERADAMENTE (DESPERATELY SEEKING SUSAN). O filme foi lançado nos EUA/USA em 12 abril de 1985 e MADONNA acreditou fortemente que a composição deveria ser incluída na trilha sonora do filme, e conseguiu o resultado. Ela escreveu a letra, junto com o seu namorado à época, Stephen Bray.

O elenco tem nomes memoráveis. A começar pela nossa estrela, Rosanna Arquette, Aidan Quinn, Mark Blum e John Turturro. PROCURA-SE SUSAN DESESPERADAMENTE (DESPERATELY SEEKING SUSAN) conta a história de Roberta (Rosanna Arquette), uma dona-de-casa suburbana de Nova Jérsei, que vivendo modesta, e quase tediosamente, com o marido Gary (Mark Blum). Para sair desta quase monótona vida familiar, Roberta acompanha a vida de Susan (Madonna), acreditem, pelos classificados dos jornais, e detalhe, sem sequer conhecê-la. A personagem de Madonna tinha como rotina desaparecer, obrigando o seu namorado, Jim (Robert Joy) a colocar anúncios nos classificados.  Sendo que, Roberta acabando marcando um encontro com Jim, sem Susan saber, além do fato de Roberta comprar de Jim, uma jaqueta que pertencia à Susan. Essa jaqueta tinha uma pirâmide estampada nas costas, e nela, um precioso par de brincos que Susan, educadamente, havia se apossado. Nesse meio tempo, Jim, que era música e tinha uma banda, pede ao seu melhor amigo, Dez (Aidan Quinn) para que fique de olho em Susan (Madonna). Já perceberam a confusão que esta história não dará.

Madonna
Madonna
Rosanna Arquette e Madonna
Rosanna Arquette

 

Aidan Quinn
Aidan Quinn

Retornando à trilha sonora, os leitores pensam que a mesma só tinha Madonna para representar o filme? De jeito nenhum! A trilha sonora deste filme é de uma diversidade impressionante. Fizeram parte, mas infelizmente não creditados, David Bowie, Iggy Pop e Run-D.M.C. .

PROCURA-SE SUSAN DESESPERADAMENTE (DESPERATELY SEEKING SUSAN), recebeu a indicação ao prêmio César (o Oscar francês), em 1986, na categoria Melhor Filme Estrangeiro e o Globo de Ouro (Golden Globe), no mesmo ano, na categoria Melhor Atriz (Rosanna Arquette). E ganhou o prêmio BAFTA (British Academy of Film and Television Arts, premiação britânica), na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, para Rosanna Arquette.

A respeito desta atriz, para quem não sabe as fofocas de bastidores, Rosanna Arquette teve momentos ácidos com Madonna, deixando inclusive de falar com pop star por um bom tempo. O motivo foi uma briga de egos entre uma e outra, onde, Rosanna Arquette ficou bastante enciumada com Madonna, pelo o público preferir ver o filme em função da cantora do que assistir a atriz.

Para quem não sabe, Madonna escrevia INTO THE GROOVE, quando foi interrompida por um menino porto-riquenho, que teimava em chamar-lhe para passear. A mesma afirma que sentiu uma liberdade tão grande, que após o passeio, a inspiração tornou-se mais forte para encerrar a composição.

Assistam o clip INTO THE GROOVE.

 

Espero que tenham gostado, amigos! Por favor, comentem e compartilhem. Na próxima semana, viremos com mais um sucesso dos anos 80.

 

Wellington Lisboa.

Artigo anteriorHoje começa o Festival Internacional Colaborativo do Audiovisual, o FICA.VC
Próximo artigoCrítica O Assassinato no Expresso Oriente
Wellington Lisboa, nascido no bairro das Laranjeiras (mas não é tricolor), formou-se e por duas vezes em Comunicação Social, nas habilitações de Publicidade & Propaganda e Relações Públicas, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, após cursar a disciplina 'Comunicação & Cinema', com o Professor Carlos Deane, percebeu que o Cinema poderia se tornar a Sétima Arte em sua vida. O falecido Coordenador do Núcleo Artístico e Cultural (NAC), Heleno Alves, propôs a ideia de criar um coral. Foi quando o nosso crítico e colunista enveredou pelo caminho musical. Criado o Coral da FACHA e, logo depois, rebatizado com o nome de DANOCORO, Wellington Lisboa, construiu uma carreira musical, junto com o grupo, ao longo de quase quinze anos. Após concluir as duas habilitações, ele cursou Letras (Português - Italiano) na UFRJ mas, não terminou. Entitulando-se 'um eterno ser em busca de si mesmo', Wellington Lisboa enveredou pela graduação em Cinema, foi quando (re)descobriu que o Jornalismo caminha junto com esta arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui