Esse profissional é sempre retratado em séries de TV e no Cinema.

 

A data homenageia a atividade dos profissionais que executam a perícia criminal, uma ferramenta essencial para ajudar no processo de investigação e busca pela verdadeira justiça. O perito criminal trabalha sempre em prol da justiça.

O Dia do Perito Criminal também serve para conscientizar a sociedade sobre a grande importância que este trabalho técnico possui para a resolução dos crimes. As provas recolhidas pela equipe da perícia criminal têm tanta importância que não são descartadas nem quando o réu confessa o crime.

O perito criminal é responsável pelo levantamento de evidências que possam solucionar a cena de um crime, como impressões digitais, exame de provas laboratoriais específicos em objetos encontrados, reconstituição da cena do crime, analise das armas utilizadas, exames no corpo da vítima, entre outras investigações.

 

Origem do Dia do Perito Criminal

 

O Dia do Perito Criminal é comemorado em 4 de dezembro em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia.

Otacílio Filho morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local.

A Associação Brasileira de Criminalística – ABC aprovou a data 4 de dezembro como Dia do Perito Criminal Oficial durante o IV Congresso Nacional de Criminalística.

 

O Cinema Para Sempre selecionou alguns desses profissionais da ficção para homenagear o Dia do Perito Criminal que estiveram no cinema e nas séries.

 

 

 

PERITO CRIMINAL CINEMA

 

ACHADOS E PERDIDOS

Sinopse: Vieira é um delegado aposentado que passa a ser o principal suspeito do assassinato de sua amante, a prostituta Magali. Embriagado na noite do crime, ele não se recorda do que aconteceu, o que dificulta a sua própria investigação.

 

Ficha técnica:

Direção: José Jofily

País: Brasil

Elenco: Antônio Fagundes, Zezé Polessa e Juliana Knust.

 

 

 

DEJA VU

Sinopse: Doug Carlin (Denzel Washington) trabalha para a Agência do Tabaco, Álcool e Armas de Fogo. Chamado para recuperar provas após a explosão de uma bomba em uma balsa localizada em Nova Orleans, Carlin descobre que aquilo que a maioria das pessoas acredita estar apenas em sua mente é bem mais poderoso do que se imagina. Ele descobre então um meio de viajar no tempo, o que possibilita que evite que a explosão ocorra.

Ficha técnica:

Direção: Tony Scott

País: Estados Unidos

Elenco: Denzel Washington e Paula Patton.

 

 

O COLECIONADOR DE OSSOS

Sinopse: Em Nova York, Lincoln Rhyme (Denzel Washington), um conceituado policial, sofre um acidente e fica tetraplégico. Após quatro anos em uma cama, Rhyme se concentra na ideia de suicídio e tenta convencer os que estão ao seu redor em ajudá-lo na eutanásia. Tudo muda quando um serial killer começa a agir na cidade. Rhyme começa a ajudar no caso e os meios modernos de investigação são levados para sua casa. Amelia Donaghy (Angelina Jolie), uma policial de rua, é orientada por ele na investigação, mas Howard Cheney (Michael Rooker), o chefe de polícia, é um monumento à incompetência que só sabe criar entraves.

Ficha técnica:

Direção: Philliph Noyce

País: Estados Unidos

Elenco: Denzel Washignton e Angelina Jolie.

 

BEIJOS QUE MATAM

Sinopse: Um psicólogo forense (Morgan Freeman) de Washington viaja até a Carolina do Norte para investigar o aparente sequestro de sua sobrinha, que desapareceu do campus universitário em meio a outros sequestros similares. Ele está praticamente certo que as jovens vítimas dos recentes sequestros estão vivas, pois quem está executando estes raptos é um “colecionador”. No entanto, ele não sabe se sua sobrinha está entre as possíveis vítimas, mas consegue ser ajudado por uma médica (Ashley Judd) que estava no cativeiro, conseguiu escapar e garante que várias jovens estão vivas, inclusive quem ele procura. O investigador decide então caçar o sequestrador, que usa o pseudônimo de “Casanova”.

Ficha técnica:

Direção: Gary Fleder

País: Estados Unidos

Elenco: Morgan Freeman e Asley Judd.

 

 

 

 

PERITO CRIMINAL SÉRIE

 

Dexter

Dexter Morgan (Michael C. Hall), de Dexter – Perito forense especialista em análise de padrões de mancha de sangue, o protagonista da série, psicopata que leva uma vida dupla de homem da lei e matador de criminosos.

 

 

 

CSI: Crime Scene investigation

Dr. Gilbert “Gil” Arthur Grissom (William Petersen), de CSI: Crime Scene investigation – Em uma série cheia de peritos criminais, com as mais diversas formações, um dos mais habilidosos é Grissom, um forense formado em biologia e especialista em insetos.

 

Bones

Dra. Temperance “Bones” Brennan (Joy Keenan), de Bones – Antropologista forense e especialista em ossos e desventar crimes através deles, Brennan recebeu o Ph.D. da Universidade Northwestern e é considerada a melhor de sua área.

 

Prova de Vida / Body of Proof

Dra. Megan Hunt (Dana Delany), de Body of Proof – Hunt era uma das melhores neurocirurgiãs dos Estados Unidos até sofrer um acidente que delibilitou seus movimentos. Optou, então, por seguir a carreira de legista criminal.

 

Criminal Minds

Aaron Hotchner (Thomas Gibson), de Criminal Minds – Hotchner é um dos principais integrantes da equipe de analistas comportamentais do FBI, e utiliza sua habilidade de ganhar a confiança das pessoas para obter pistas de crimes.

 

Law & Order: Special Victims Unit

Melinda Warner (Tamara Tunie), em Law & Order: Special Victims Unit: A perita médico-legista trabalha na Unidade de Vítimas Especiais da …

 

PSYCH

Woody (Kurt Fuller), de Psych – O perito médico-legista é um dos personagens mais estranhos da série Psaych. Apesar de ser muito respeita…

 

Lie To Me

Dr. Cal Lightman (Tim Roth), de Lie to Me – Especialista em psicologia aplicada, o personagem utiliza técnicas de leitura de expressões c…

 

NCIS

Dr. Donald “Ducky” Mallard (David McCallum), de NCIS – O escocês é o perito médico-legista mais experiente da série. Possui grande habili…

 

Eleventh Hour

Dr. Jacob Hood (Rufus Sewell), de Eleventh Hour – Um biofísico brilhante e Conselheiro Científico do FBI que é chamado para investigar crimes científicos, mas um tanto estranho por causa de seu déficit de atenção. Ele é a última linha de defesa do governo, e é sua missão manter os avanços científicos fora das mãos de quem tem más intenções. A Agente Especial Rachel Young (Marley Shelton), uma guardiã executiva do FBI, é enviada para proteger Hood.

 

Hawaii 5.0

“’Elua la ma Nowemapa” – HAWAII FIVE-0, CBS Television Network. Pictured left to right: Alex O’Loughlin as Steve McGarrett, Masi Oka as Dr. Max Bergman and Scott Caan as Danny “Danno” Williams. Photo: Norman Shapiro/CBS ©2016 CBS Broadcasting, Inc. All Rights Reserved
(“’Elua la ma Nowemapa” is Hawaiian for “Two Days in November”)

Dr. Max Bergman (Mais Oka) é o perito que trabalha com a equipe 5.0 para solucionar os crimes na paradisíaca ilha do Hawaii.

 

True Calling

Tru Davies começa a trabalhar no necrotério da cidade. E assim, Tru descobre que tem o dom de ver o passado e tentar salvar a vítima que pede ajuda. O detalhe é que a vítima já está morta e a doutora tem o poder de mudar o futuro da vítima voltando no tempo e revivendo o dia anterior e impedindo que a tragédia aconteça.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui