BOXE, O ESPORTE DE ROCKY, O LUTADOR!

 

O esporte de hoje é o boxe e como não poderia deixar de ser escolhi o mais importante filme sobre o esporte de todos os tempos, “Rocky, o Lutador” como falar de Rocky sem falar das sequências, Rocky II, Rocky III, Rocky IV, Rocky IV, Rocky Balboa e Creed?

A trajetória do personagem nos mostra um pouco do acontece com muitos atletas, não só no boxe, mas em outros esportes também. O sonho, a busca, a luta, a vitória, as conquistas e como mantê-las, as pessoas que enganam, o fim da carreira e o que fazer na aposentadoria e a mudança de posição, de atleta a treinador. Tudo está ali sem esquecer de nada. Claro que cada história é uma história, cada trajetória segue seus caminhos com seus detalhes próprios, mas Rocky representa o atleta em sua linha de trajetória.

Como filme, o primeiro é o carro chefe e se tornou um dos maiores clássicos do cinema. Recebeu 10 indicações ao Oscar e levou 3, assim como também recebeu 6 indicações ao Globo de Ouro, levando como Melhor Filme e 5 indicações ao BAFTA e esse não levou nenhum.

Mais importante é contar que o filme já nasceu lutando. A história de como nasceu Rocky, O Lutador é uma inspiração para qualquer profissional de qualquer profissão. Muitos astros de diversos esportes, e muitos profissionais bem-sucedidos em suas carreiras teve e tem em Rocky, sua motivação, sua inspiração para lutar e conquistar seu lugar.

 

 

 

ROCKY E SUA HISTÓRIA

A vida de Sylvester Stallone foi de altos e baixos e provocou atitudes extremas. Ao ser despejado do apartamento onde morava ficou sem moradia por vários dias e dormiu na estação de ônibus Port Authority em Nova York até que viu o anúncio de elenco para o filme pornô. O ator disse em entrevista anos atrás que ou era isso, ou roubar alguém, porque estava no fim de suas forças. Então foi fazer o filme que anos depois mudou de nome e passou a chamar Italian Stallion (Garanhão Italiano). Foi esse dinheiro que devolveu um pouco de dignidade. Ele também estrelou uma peça erótica “Score” com 23 apresentações.

Já morando em um apartamento, Stallone foi assistir uma luta de boxe entre Muhammad Ali (Cassius Clay) e Chuck Wepner, que ficou histórica, se inspirou e escreveu o roteiro de “Rocky, O Lutador” durante 20 horas seguidas. Com o roteiro pronto ele tentou vender a um produtor que ofereceu $125.000,00, mas que tinha uma exigência, o ator que viveria Rocky seria Ryan O’Neal e Stallone estaria fora do projeto. Ainda bem que ele foi firme e recusou. Depois de muitas negociações e conversas, o estúdio aumentou a proposta para $250.000,00 e ele continuou dizendo não e que teria que estar no filme. Chegaram a um acordo, $35.000,00 pelo roteiro e ele estrelaria o filme.

O filme foi lançado em 1976 e recebeu 10 indicações ao Oscar de 1977. Já imaginou a cara do pessoal desse estúdio quando o filme recebeu indicações ao Oscar para Melhor Filme, Diretor: John G. Avildsen, Roteiro Original: Sylvester Stallone, Edição, Som, Canção Original: “Gona Fly Now” de Bill Conti, Atriz: Talia Shire, Ator coadjuvante: Burgress Meredith e Burt Young, e Ator para Sylvester Stallone?

Na época, Stallone concorreu com Robert De Niro (Taxi Driver), Giancarlo Giannini (Pasqualito Sete Belezas), William Holden (Rede de Intrigas) e Peter Finch (Rede de Intrigas) que levou o Oscar para casa. Mas foi Stallone quem levou algo mais especial, eternizou e popularizou um personagem inspirador que virou referência para muitos atletas em seus treinos. A canção: “Eye of the Tiger” do Compositor: Jim Peterik e interpretada pela banda Survivor virou um hino esportivo e a imagem de Rocky correndo e subindo a escadaria virou icônica. Com isso, Rocky ganhou uma estátua na escadaria do Museu de Arte da Filadélfia e no Museu Smithsonia em Washington.

Os executivos do Estúdio tiveram que entender que Stallone era especial e seria sim um bom investimento para o Empresa. Ele não só era um bom investimento, mas entrou para a história do cinema como uma das figuras cinematográficas mais importantes do seu tempo.

Rocky virou símbolo de inspiração para muitos atletas de diversas modalidades esportivas e pessoas de diversas áreas profissionais por simbolizar alguém que luta pelos seus sonhos e conquista com muita luta e dedicação.

Depois de tanto sucesso mundial, onde a arrecadação mundial ficou em U$225 milhões e o custo do foi de apenas U$1 milhão, 10 indicações para o Oscar, e levou 3: filme, Diretor e Edição, 6 indicações para o Globo de Ouro e levou o Melhor Filme e 5 indicações para o BAFTA. O Estúdio entendeu que valia a pena apostar mais em Sylvester Stallone. E apostaram as fichas em Rocky 2, e dessa vez com Stallone roteirizando, dirigindo e atuando.

 

Rocky segue uma trajetória de muitos atletas. A busca pelo seu lugar, a vitória, manter a vitória, a família, os amigos que faz ao longo da jornada, os rivais, os golpes que sofre fora do Ringue e os recomeços.

 

 

 

ROCKY , O LUTADOR (1976)

No primeiro filme, Balboa, um pequeno boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia, é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed, quando o adversário do invicto lutador agendado para a luta é ferido. Durante o treinamento com o mal-humorado Mickey Goldmill, Rocky timidamente começa um relacionamento com Adrian, a invisível irmã de Paulie, seu amigo empacotador de carne.

 

 

 

 

 

 

 

ROCKY II (1979)

Após a luta contra Apollo Creed, Rocky promete à sua esposa largar os ringues. Mas os fãs de boxe insistem em uma revanche entre os dois pugilistas. Sem dinheiro, Rocky se vê obrigado a aceitar o desafio e recebe a benção da esposa para lutar. Agora o lutador deve se preparar para o combate do século e decide treinar intensamente, sonhando apenas em terminar a luta sem ser nocauteado pelo campeão.

 

 

 

 

 

 

 

 

ROCKY III (1982)

Depois de ter sido derrotado pelo arrogante Clubber Lang, Rocky Balboa decide reconquistar o título de campeão de pesos pesados e se prepara para uma revanche. Para treinar, o lutador pede a ajuda de seu antigo adversário, Apollo Creed.

 

 

 

 

 

 

 

 

ROCKY IV (1985)

Depois de recuperar o título de campeão de boxe, Rocky Balboa planeja se aposentar e viver com sua esposa, Adrian. No entanto, durante uma exibição, o amigo de Rocky, Apollo Creed, é impiedosamente espancado até a morte pelo desmedido russo recém-chegado Ivan Drago. Rocky promete retornar e dar o troco a Drago. Ele voa para a Rússia para treinar para uma luta no dia de Natal.

 

 

 

 

 

 

 

 

ROCKY V (1990)

Com uma lesão que o impede de voltar aos ringues e sem dinheiro após ter sido roubado por seu contador, Rocky decide treinar um jovem talento do boxe, que o abandona diante de uma oferta de um empresário. Agora o destino os colocará frente à frente.

 

 

 

 

 

 

 

ROCKY BALBOA (2006)

Rocky, aposentado há muito tempo, trabalha em um restaurante na Filadélfia e lamenta a perda de sua amada mulher, Adrian. Com saudade de seus dias de glória, ele pretende voltar ao ringue e aceita o desafio de lutar contra o atual campeão mundial dos pesos pesados, Mason “the Line” Dixon.

 

 

 

 

 

 

 

 

CREED (2015)

Adonis Johnson, filho do campeão de boxe Apollo Creed, pede a Rocky Balboa, que está aposentado, para ser seu treinador. Rocky aceita, mas tem dúvidas se Adonis tem o coração de um verdadeiro lutador.

 

Com Credd Stallone recebeu indicação para Oscar e para o Globo de Ouro com o mesmo personagem que foi indicado em 1977. Com uma torcida global para ganhar os prêmios, o Globo de Ouro foi para as mãos do ator e o Oscar surpreendeu a todos e foi parar na mão do britânico Mark Raylance por sua atuação em “Pontes de Espiões” de Steven Spielberg. A Academia deu o Oscar ao ator britânico por uma atuação brilhante, mas Stallone ficou com a torcida do público no mundo todo.

 

 

 

 

 

BOXE E O CINEMA

 

O Boxe é um esporte que rendeu bons filmes que merecem ser visto pelo menos uma vez na vida. São histórias de sonhadores. Alguns filmes retratam histórias bem-sucedidas e outras nem tanto. Claro que Rocky fica no primeiro lugar no imaginário coletivo, mas temos bons trabalhos feitos para o cinema ao longo das décadas.

 

Vamos começar com  “Touro Indomável” com Robert de Niro (1980), “Ali” com Will Smith (2001), “Menina de Ouro” com Hilary Swank (2004), “O Vencedor” com Christian Bale e Mark Whalberg (2010), “A Luta pela Esperança” com Russel Crowe (2005) , “Nocaute” com Jake Gyllenhall (2015), “Hurricane” com Denzel Washington (1999) , “O Campeão” com Jon Voit 1979), “Marcado Pela Sarjeta” com Paul Newman (1956) , “Gigante de Aço” com Hugh Jackman (2011), “Ajustes de Contas” com Robert de Niro e Silvester Stallone ( 2013)(Um filme que uniu os atores de Rocky e Touro Indomável), “Cidade das Ilusões” com  Stacy Keach, Jeff Bridges (1972), “Réquiem Por um Lutador” com Anthony Quinn (1962), “Corpo e Alma” com John Garfield (1947), “O Campeão de Hitler” com Henry Meske (2010), “A Trágica Farsa” com Humphrey Bogart (1956),  “Bleed For This” com Miles Teller (2016), “O Invencível” com Kirk Douglas (1949), “Guerreiro” com Tom Hardy (2011), “O Imbatível” com Wesley Snipes (2002), “O Campeão” com Wallace Beer (1931) (Um dos primeiros filmes sobre esporte no cinema), “O Lutador” com Daniel Day Lewis (1997), “Lutador de Rua” com Charles Bronson (1975), “The Set-Up” com Robert Ryan (1949), “Snatch – Porcos e Diamantes” com Brad Pitt (2000), “A Grande Esperança Branca” com James Earl Jones,(1970) ( Conta a História do primeiro pugilista negro a ganhar o título de campeão dos pesos pesados), “Chance de Vencer” com Mickey Rouke ( 1988) (O ator virou pugilista profissional e acabou com as sequelas das lutas o que mudou sua fisionomia). “O Lutador” com Michael Jai White (2006), “Por Uma Boa Briga” com Antonio Banderas e Woody Harrelson (1999), “Talhado Para Campeão” com Elvis Presley (1962), “Menino Cálcio – Um Lutador Duro na Queda” com Orlando Blumm (2004), “Dom King – O Rei do Boxe” com Ving Rhames (1997), “Que Espere o Céu” com Robert Montgomery (1941),

e recentemente por Lieb Schereiber como Chuck Wepner em “Punhos de Sangue – A Verdadeira História de Rocky Balboa” (2017), que interpreta o lutador que lutou com Mohamed Ali e inspirou o personagem de Rocky, só que apenas inspirou, Wepner não tem nenhum traço de Rocky Balboa.

 

No fim das contas, Boxe é um tema bastante usado para as telas de cinemas. Que venham mais filmes sobre Boxe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui