You wait a moment, Doctor. Let’s get it right. I’ve got a few things to say to you. Basic stuff first. Never be cruel, never be cowardly. And never ever eat pears! Remember – hate is always foolish…and love, is always wise. Always try, to be nice and never fail to be kind. Oh, and….and you mustn’t tell anyone your name. No-one would understand it anyway. Except….Except….children. Children can hear it. Sometimes – if their hearts are in the right place, and the stars are too. Children can hear your name.But nobody else. Nobody else. Ever. Laugh hard. Run fast. Be kind. Doctor – I let you go.

Esse ano o episódio especial de Natal de Doctor Who teve um gosto agridoce. Além de ser o especial de Natal, era também o episódio de despedida de Peter Capaldi como o décimo segundo Doutor que dará lugar agora a Jodie Whitettaker que assumirá o comando da Tardis a partir da décima primeira temporada que será transmitida no outono inglês. E por conta disso, tivemos mais um episódio especial (depois do especial de 50 anos) sendo transmitido nos cinemas do mundo. Aqui no Brasil ficou a cargo do Cinemark exibir o especial logo que a exibição terminou lá fora no dia de Natal. E que presentão que a BBC e o Cinemark nos deram hein?

Escrito por Steven Moffat (showrunner da série que também se despede de Doctor Who já que também está saindo do  seriado) e dirigido por Rachel Talalay, o especial Twice Upon A Christmas, os Doutores de número 1 (David Bradley que retorna ao papel do Primeiro Doutor depois de interpretá-lo no especial An Adventure in Space in Time, telefilme que conta como foi a criação da série) e número 12 (Peter Capaldi) se recusam a regenerar e por obra do acaso se encontram no Polo Norte em 1914 na época do Natal. Na mesma época, encontram o Capitão (Mark Gattis) que deveria ter morrido em batalha durante a Primeira Guerra Mundial mas como o tempo foi congelado ele escapou ileso.

Os Doutores apesar de não se entenderem de primeira, trazem o Capitão para a Tardis e viajam no espaço onde vão parar em um Planeta onde para surpresa do 12, Bill Potts (Pearl Mackie) que havia sido transformada em um Cyberman está viva e bem. Apesar do ceticismo dele a respeito, ela tenta convencê-lo de que ela é a verdadeira Bill Potts. Ele logo descobre que depois que ela morreu ela foi trazida de volta a vida através de um culto chamado Testemunho que armazena memórias em pessoas feitas de vidro e por isso não tem como negar que ela seja mesmo a Bill que conhecemos já que ela possui todas as memórias da personagem. Foi bem interessante ver os dois Doutores de implicância um com outro mas se ajudando ao mesmo tempo. Também foi divertido presenciar não só o Primeiro Doutor viajando na Tardis atual como o Décimo Segundo Doutor viajando na primeira Tardis, a Tardis clássica com os painéis brancos e paredes em oval. a recriação do cenário da série clássica ficou perfeita.

Apesar do episódio ser anunciado como episódio de Natal, a temática da data só aparece no final do episódio mesmo, um pouco antes da regeneração. Quando o Capitão revela ser o grande amigo do Doutor, o Brigadeiro Alistair Gordon Lethbridge-Stewart que na série clássica foi interpretado por Nicholas Courtney e que era responsável pela UNIT que investigava formas alienígenas. Pouco depois do Capitão voltar para o campo de batalha e declarar trégua contra seus inimigos, ele e outros soldados começam a cantar uma música de natal que faz com que todos no campo de batalha esqueçam suas desavenças por uma noite, na véspera de natal.

E para se despedir do Doutor de Número 12 em grande estilo, seus outros antigos companheiros aparecem para dizer adeus. Além de Bill, Clara Oswald (Jenna Colleman) também aparece através das memórias da Mulher de Vidro assim como Nardole (Matt Lucas) que também aparece como uma das memórias do Doutor.

O discurso de despedida de Peter Capaldi  (o que abre esse review) foi emocionante que é quando finalmente o Doutor decide regenerar mais uma vez. E quando ele regenera no melhor estilo da regeneração de David Tennant com direito a explosões pela Tardis e se torna a Doutora de Joddie Whitettaker, primeira Doutora do sexo feminino em 54 anos de história da série. A primeira frase da Doutora foi “Brilhante!”antes da Tardis, para variar começar a dar seus ataques de sempre, sempre que acontece uma regeneração dentro dela. E para variar, sempre que acontece uma regeneração o novo Doutor/Doutora esquece como pilota a Tardis. Seria bom deixar um manual de instruções para as próximas regenerações para evitar esse tipo de problema embora essa seja a graça das cenas de regenerações, estar caindo com a Tardis.

Foi um bom episódio embora eu tenha achado ele fraco no quesito do especial de Natal já que a temática da data só acontece mesmo no final do episódio. Foi uma boa despedida de Steven Moffat também que está há 12 anos na série. Começou como roteirista da série com o episódio The Empty Child (episódio que introduz o personagem Jack Harkness de John Barrowman) da Primeira Temporada e nos trouxe vários episódios que se tornaram os favoritos dos fãs da série em especial Blink, Silence of the Library, The Day of the Doctor, The Eleventh Hour, The Pandorica Opens, The Snowman entre outros. Com a saída de Steven Moffat, entra no lugar dele Chris Chibnail (de Broadchurch) que assume o papel de showrunner e provavelmente de roteirista principal da série.

Peter Capaldi foi um bom Doutor e com certeza fará muita falta. Ele foi um Doutor um pouco mais rabugento que seus antecessores mas mesmo assim com o espírito e a bondade em seus corações que o personagem sempre possuiu. A química dele com David Bradley no episódio foi perfeita e a sintonia dos personagens estava em perfeita harmonia. Foi uma ótima idéia trazer o ator de volta para voltar a interpretar o Doutor número 1. E a ideia dos dois Doutores se recusarem a regenerar também foi um ótimo ponto de partida para a história do episódio. Também foi ótimo o retorno de Bill, Nardole e Clara como os companheiros do Doutor 12 e a despedida dele não seria a mesma sem a presença dos seus fiéis companions.

Agora é aguardar até o Outono britânico chegar para podermos finalmente conhecer direito a nova Doutora. E seja bem vinda a família de Doctor Who, Jodie Whitettaker.

Esse review foi gentilmente cedido pelo Tabula Rasa

https://www.youtube.com/watch?v=5ZJcS_NbmZE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui