O Touro Ferdinando é uma animação americana, produzida e dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, o mesmo de filmes como “A Era do Gelo”, “Rio”, “Rio 2”e “Robôs”. Isso mostra que podemos esperar uma animação com qualidade técnica, uma boa história e personagens carismáticos.  A Blue Sky e a 20th Century Fox produzem o longa.

A animação é baseada no livro infantil do escritor americano Munro Leaf “Ferdinando” e tem a ilustração de Robert Lawson. O que serviu de modelo base na construção visual dos personagens. A história já foi para o cinema em 1938 produzida pela Disney com um curta metragem ganhador do Oscar.

Agora a versão em longa-metragem para o cinema leva um encantamento de uma história que trabalha em respeitar a natureza de cada um como é. Além disso, também levanta uma questão sobre as Touradas e como essa prática é negativa e maltrata os animais.

Um ponto positivo é que essa animação lembra as animações antigas com toques simples sem personagens complicados que cativa as crianças de forma objetiva. Um cinema que estava desaparecido e que merecia ser preservado.

O filme que concorre ao Oscar de Melhor Animação é uma das melhores animações do ano.

O roteiro foi escrito por um grupo de seis roteiristas, Ian Southwood, Robert L. Baird, Tim Federle, Brad Copeland, David N. Weiss e J.David Stem. O grupo focou no tema sobre as Touradas. Para mostrar para crianças e adultos o quanto é ruim maltratar os animais.  O resultado foi positivo em construir uma história delicada, divertida que tem uma ótima construção não só da história, mas como também da estrutura dos personagens que são cativantes. É fácil se encantar por eles.

A dublagem na versão brasileira está ótima divertida e capta bem a essência da personalidade de cada um. Sem dúvida a dublagem de Duda Ribeiro como o Touro Ferdinando é ótima e mostra a essência doce do Touro.

Já a cabra Lupe é dublada pela atriz Talita Caraulta que deixou a personagem mais divertida por conta dos diálogos. O jeito de falar de Lupe a faz ser um dos destaques.

Os ouriços também são divertidos com destaque para Luisa Palomares. As crianças e adolescentes vão identificar logo a voz da dubladora que dublou Hermione Granger dos filmes de “Harry Potter” e Alex da série “Os Feiticeiros de Wearvely Place”.

Os outros Touros são Valente, Guapo, Angus, Raf e Magrão  que são dublados por:    Leonardo Martins (touro) e Arthur Salerno (bezerro), Gutemberg Barros e Victor Hugo (Bezerro), Paulo Vignolo e Enzo Danenmann (Bezerro), Jorge Lucas, Léo Rabelo.

Na versão americana tem nomes como o atleta e ator  Joe Cena, Bobby Canavalle de O Homem Formiga, David Tennant, o Doctor Who,  Raúl Esparza de Law & Order SVU e Kate McKinnon de Caça-Fantasmas.

Quanto à parte técnica do filme, vemos um trabalho bem elaborado com uma fotografia elegante e com um colorido mais claro em tons mais abertos. A trilha sonora é ótima e divertida. A direção de arte caprichou nos detalhes retratado com desenhos bem detalhados.

No fim das contas, O Touro Ferdinando é uma ótima opção de lazer para toda família.

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Genial! Para mim foi a melhor do gênero. O Touro Ferdinando se encerra com um saldo positivo e vai divertir adultos e crianças. É uma história bonita e necessária quanto a aceitar as diferenças dos outros, já que, às vezes, só queremos ser autênticos como o protagonista: ficar na sombra do carvalho, quietinhos e cheirando as flores. Honestamente, é um dos melhores filmes de animação. O elenco também é sensacional! Bobby Cannavale é um ator ótimo para os filmes familiares. Recém o vi em Jumanji, é muito divertido! É um dos melhores filmes aventura uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura. Esta muito bem adequada para que qualquer membro da família possa ver e ficar encantado com a história. Gostei muito como se desenvolve a história.

    • Oi Antonia,

      Que bom que você gostou. Essa é uma das melhores animações do ano. Um trabalho primoroso de Carlos Saldanha.E Boa lembrança sobre Jumanji, uma boa homenagem ao filme original.
      Aguardamos sua visita!

      Bjs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui