Olá amigos! O site Cinema Para Sempre espera que todos tenham tido um excelente final de 2017, e ainda, desejando fortemente um 2018 somente de energias positivas e realizações.

E começamos com a primeira crítica do ano, com um filme que este crítico já o coloca no hall do EU RECOMENDO. Baseado no livro de Brian Selznick e sob a direção de Todd Haynes (A História de Karen CarpenterSuperstar: The Karen Carpenter History, 1988; VenenoPoison, 1991; Mal do SéculoSafe, 1995; Longe do ParaísoFar from Heaven, 2002; Não Estou LáI’m Not There, 2007 e CarolCarol, 2015), o filme faz jus literalmente ao título, SEM FÔLEGO (WONDERSTRUCK, 2017).

Muitos filmes foram lançados sob a temática da surdez. Entre eles, BABEL (Direção: Alejandro González Iñárritu, 2006), FILHOS DO SILÊNCIO (Direção: Randa Heines, 1986), além do lendário TOMMY (A Ópera Rock, Direção: Ken Russell, 1975), Todd Haynes nos leva à viagem no tempo, em um intervalo de 50 anos, contudo sob a perspectiva total, ou quase, do deficiente auditivo.

SEM FÔLEGO (WONDERSTRUCK) traduz a sua excelência pela belíssima atuação de Julianne Moore, interpretando a personagem Rose. Quando criança, nos anos 20 (1927), Rose (Millicent Simonds), deficiente auditiva, era filha de uma famosa atriz do cinema mudo, Lillian Mayhew (também interpretada por Julianne Moore), que foge para Nova York para encontrar sua mãe.

Julianne Moore – Rose
Millicent Simonds – Rose criança
Millicent Simonds – Rose criança
Julianne Moore – Lillian Mayhew

Enquanto isso, nos anos 70 (1977), no Estado de Minnesota, o menino Ben (Oakes Fegley), brincalhão, mas ao mesmo tempo questionador, sente falta de seu pai. Criado por sua mãe Elaine (Michelle Williams) e por sua tia,  durante uma tempestade, ao atender ao telefone, Ben é atingido pelo reflexo de um desses raios, deixando-o surdo definitivamente.

Como desgraça pouca é bobagem, Ben perde sua mãe misteriosamente. Com suas economias, Ben parte para Nova York, sem que sua tia saiba, em busca de pistas de seu pai desaparecido. Neste momento, seus caminhos se cruzam com o garoto Jamie (Jaden Michael), que passa a ser o seu melhor amigo.

Oakes Fegley (Ben) e Jaden Michael (Jamie)

Admitindo, mas resolvendo não continuar com o spoiler feito, Ben e Rose se encontrarão no filme de forma inesperada, por intermédio do Museu de História Nacional.

Três destaques são deixados aqui. O primeiro, relacionado à Fotografia (e claro, à Direção de Fotografia) dos anos 20, fase que mostra a infância da menina Rose. O segundo destaque, para as interpretações das atrizes Millicent Simonds e Julianne Moore, respectivamente, a fase mais nova e a fase mais velha de Rose. As interpretações de ambas, no mínimo, marcarão os espectadores. E terceiro e último, para a trilha sonora na segunda fase do filme, anos 70.

Ratificando, o filme é uma verdadeira poesia. Ainda mais, tendo como roteirista, Brian Selznick, autor e ilustrador do livro, “A Invenção de Hugo Cabret”. Aliás, sobre o livro referente ao filme, este crítico vos recomenda. A ilustração do livro WONDERSTRUCK (SEM FÔLEGO), lançado pelas Edições SM, é o próprio poema em imagens. Vale à pena mesmo conferir.

Bem, como escrito acima, esta foi a primeira de 2018 deste colunista. Esperamos que gostem, apreciem e, por favor, compartilhem.

Até o nosso próximo lançamento cinematográfico.

 

WELLINGTON LISBOA.

Artigo anteriorEstreias do dia 25 de janeiro de 2018
Próximo artigoA Marvel divulga novo trailer de “Pantera Negra”
Wellington Lisboa, nascido no bairro das Laranjeiras (mas não é tricolor), formou-se e por duas vezes em Comunicação Social, nas habilitações de Publicidade & Propaganda e Relações Públicas, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, após cursar a disciplina 'Comunicação & Cinema', com o Professor Carlos Deane, percebeu que o Cinema poderia se tornar a Sétima Arte em sua vida. O falecido Coordenador do Núcleo Artístico e Cultural (NAC), Heleno Alves, propôs a ideia de criar um coral. Foi quando o nosso crítico e colunista enveredou pelo caminho musical. Criado o Coral da FACHA e, logo depois, rebatizado com o nome de DANOCORO, Wellington Lisboa, construiu uma carreira musical, junto com o grupo, ao longo de quase quinze anos. Após concluir as duas habilitações, ele cursou Letras (Português - Italiano) na UFRJ mas, não terminou. Entitulando-se 'um eterno ser em busca de si mesmo', Wellington Lisboa enveredou pela graduação em Cinema, foi quando (re)descobriu que o Jornalismo caminha junto com esta arte.

2 COMENTÁRIOS

    • Obrigado Lenize, muito obrigado mesmo pela sua crítica à crítica, rsrsrs.
      Veja o filme e compartilhe entre os seus amigos, ok.
      Beijo grande,

      Wellington.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui