Olá, amigos! Estamos de volta com a nossa coluna, NA TRILHA DO CINEMA. E continuando com o nosso tema, anos 80, o colunista tem a certeza que muitos assistiram a este filme, seja indo ao Cinema ou, alugando fitas de vídeo, detalhe, em VHS ou Betamax, para os seus videocassetes e em várias locadoras (Não neguem!), fora o fato do filme apresentado várias e várias vezes, na Sessão da Tarde (Rede Globo).

Sem contar com o detalhe, que o astro do filme, fez acelerar o coração de muitas menininhas e menininhos, também (às escondidas, ou não). Este astro, infelizmente, nos deixou em 14 de setembro de 2009, vítima de uma batalha contra um câncer no pâncreas, diagnosticado em estágio bastante evoluído, um ano antes. Escrevemos sobre o ator, e também cantor, texano, Patrick Swayze. E o filme, claro, é DIRTY DANCING (RITMO QUENTE).

Patrick Swayze começou sua carreira na área da dança, mas como ele praticava futebol americano, teve que encerrar a sua carreira precocemente, devido às lesões adquiridas ao praticar este esporte, em paralelo com a dança que, aliás, desde menino já praticava, certamente, influenciado pela mãe, a coreógrafa Patricia Yvonne Helen (Patsy).

Mas a sua estreia como ator, aconteceu em 1979, no filme SKATETOWN (FEBRE DOS PATINSRITMO ALUCINANTE), sob a direção de William A. Levey. Certamente, DIRTY DANCING (RITMO QUENTE) alavancou a sua carreira, em 1987, sacramentado com o filme GHOST (DO OUTRO LADO DA VIDA), em 1990, filme em que atuou de forma magistral, com sua parceira de cena, Demi Moore.

Como escrito antes, a carreira de Patrick Swayze foi favorecida, impulsionada pelo filme DIRTY DANCING (RITMO QUENTE). Contudo, muito provavelmente, alguns não devem lembrar-se, o próprio estreou como cantor, em uma música escrita e interpretada por ele e inclusa na trilha sonora do filme, SHE’S LIKE THE WIND, sendo e tendo recordes de pedidos em várias Rádios nos EUA/USA e em várias partes do mundo, inclusive, aqui e em várias Rádios FM.

DIRTY DANCING (RITMO QUENTE) foi indicado à muitos prêmios e ganhou vários deles:

  • Vencedor na categoria MELHOR CANÇÃO ORIGINALOSCAR (1987);
  • Vencedor na categoria MELHOR CANÇÃO ORIGINALGlobo de Ouro (1987);
  • Indicado nas categorias MELHOR FILME, MELHOR ATOR COMÉDIA/MUSICAL (Patrick Swayze) e MELHOR ATRIZ COMÉDIA/MUSICAL (Jennifer Grey);
  • Vencedor na categoria MELHOR FILMEIndependent Spirit Awards (1988)

O colunista confessa que a história, o enredo do filme é um pouco fraco, mas aborda temas ainda atuais nos dias de hoje, como gravidez indesejada,  julgamentos sociais, entre outros . Muito contrariada por passar as férias em um resort, com sua família, Frances, mais conhecida como Baby (Jennifer Grey), ao chegar ao hotel, percebe que muitos hóspedes e funcionários se divertem através da dança. Justamente, neste momento, ela conhece o bailarino e professor de dança, Johnny Castle (Patrick Swayze). Mas o clima de Romeu & Julieta é quebrado, por conta do pai de Baby, Dr. Jake, interpretado pelo grande ator, Jerry Orbach.

Patrick Swayze (Johnny Castle)
Patrick Swayze
Jennifer Grey (Baby)
Jennifer Grey
Jerry Orbach (1935 – 2004)
Patrick Swayze (Johnny) e Jennifer Grey (Baby)

O pai de Baby a proíbe de ver o professor de dança, mas a mesma nem se incomoda com isso. A parceira de dança de Johnny, Penny, fica grávida de um dos garçons do resort, isso fomenta mais ainda o preconceito de Dr. Jake (Jerry Orbach), quando este insinua, inclusive, de ser o pai da criança. Com esta gravidez, Baby (Jennifer Grey) acaba se tornando parceira de dança de Johnny Castle (Patrick Swayze), representada pelo clímax do filme, em uma cena clássica, quase ao final deste.

A trilha sonora deste filme não possui músicas tão conhecidas do público, todavia duas delas, sem nenhum exagero, foram ouvidas no planeta inteiro:

  • She’s like the wind (Patrick Swayze);
  • (I’ve had) The Time of my life (Bill Medley em dueto com Jennifer Warnes, a favorita do colunista)

Fiquem os videoclips dessas músicas:

 

E esta foi NA TRILHA DO CINEMA desta semana. Esperamos mesmo que apreciem e compartilhem, ok. Deixem os seus comentários, inclusive, dando sugestões.

 

Wellington Lisboa.

 

Artigo anteriorEstreias do dia 01 de fevereiro de 2018
Próximo artigoCrítica Paddington 2
Wellington Lisboa, nascido no bairro das Laranjeiras (mas não é tricolor), formou-se e por duas vezes em Comunicação Social, nas habilitações de Publicidade & Propaganda e Relações Públicas, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, após cursar a disciplina 'Comunicação & Cinema', com o Professor Carlos Deane, percebeu que o Cinema poderia se tornar a Sétima Arte em sua vida. O falecido Coordenador do Núcleo Artístico e Cultural (NAC), Heleno Alves, propôs a ideia de criar um coral. Foi quando o nosso crítico e colunista enveredou pelo caminho musical. Criado o Coral da FACHA e, logo depois, rebatizado com o nome de DANOCORO, Wellington Lisboa, construiu uma carreira musical, junto com o grupo, ao longo de quase quinze anos. Após concluir as duas habilitações, ele cursou Letras (Português - Italiano) na UFRJ mas, não terminou. Entitulando-se 'um eterno ser em busca de si mesmo', Wellington Lisboa enveredou pela graduação em Cinema, foi quando (re)descobriu que o Jornalismo caminha junto com esta arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui