Olá amigos e amigas! Curtiram muito o Carnaval? Se bem que, para a galera do Rio de Janeiro/RJ, o mesmo só termina no Sábado das Campeãs, e para o povo de Salvador/BA, os últimos trios elétricos encerram com chave de ouro o Carnaval 2018.

Bem, na semana passada, quando este colunista acabou de escrever e publicar esta, com a trilha sonora do filme FLASH GORDON, imediatamente, ele pensou, “E agora? Qual filme escrever para escrever para a semana que vem? Qual música foi sucesso, NA TRILHA DO CINEMA, nos Anos 80?”. Ele pensou em vários filmes e trilhas sonoras, e chegou mesmo a levantar a forte hipótese em escrever sobre um filme, que pessoalmente, ele achou fraco o roteiro, mas ao mesmo tempo, tornou-se hit à época.

Foi quando, conversando com um grande amigo, por uma rede social, o mesmo o fez lembrar-se de um filme, que o próprio colunista havia se esquecido. Já de antemão, o colunista deste site agradece-o imensamente por esta lembrança, e assim, ele tomou a decisão certa. Ah, segredo de bastidores! Nesta mesma rede social, a qual, o colunista conversava com o seu amigo, o mesmo instigou a curiosidade de seus colegas, Críticos de Cinema e Colunistas também, inclusive, da sua Editora-Chefe. Ele forneceu pistas enigmáticas (ao todo, três), mas ninguém conseguiu adivinhar qual seria o filme da coluna, NA TRILHA DO CINEMA. Foi quando o colunista chegou à seguinte conclusão, “Estou no caminho certo!”.

A personagem protagonista é um verdadeiro malandro, sedutor, com verdadeira lábia para conquistar qualquer coisa e a todos, além de ter a maestria em matar aulas. Assumidamente, o colunista não gostava deste personagem, mas escondendo o verdadeiro sentimento, que é o de admiração.

Este ator, que interpretou o protagonista, completará no próximo dia 21 de março, 56 anos. Contudo esbanjando uma jovialidade e um encanto, exatamente como o de seu personagem.

O filme foi tão bem aceito pela crítica norte americana, que se tornou ícone no estilo, Filmes para Adolescentes, nos anos 80. Fora o Diretor, que também virou referência nesta função, com filmes para os aborrecentes, melhor, adolescentes. Mais a frente, abordaremos a filmografia dele.

Para quem viu, o longa-metragem tem uma cena clássica, que é literalmente, uma verdadeira festa. Chega de suspense! O filme desta semana, em NA TRILHA DO CINEMA é CURTINDO A VIDA ADOIDADO (FERRIS BUELLER’S DAY OFF) e foi lançado pela Paramount Pictures, no dia 11 de junho de 1986.

O ator principal é Matthew Broderick, que interpretou o inesquecível e impagável, Ferris Bueller. Este adolescente, como escrito acima, era de uma malandragem desconcertante. Para ele, viver a vida era o que bastava. A Rede Globo, por ser dona dos direitos deste longa, aqui no Brasil, o exibiu por incontáveis vezes em sua programação de filmes, como Sessão da Tarde, SuperCine, Temperatura Máxima, Corujão, etc.

O Diretor e roteirista deste é John Hughes (A Garota de Rosa ShockingPretty in Pink, 1986; Esqueceram de MimHome Alone, 1990; Esqueceram de Mim 2Home Alone 2, 1992; A série Bethoven (recordam-se do cachorro da raça São Bernardo?), de 1992 à 2000; Dennis, o PimentinhaDennis the Menace, com o inenarrável Walter Matthau, 1993, entre outros). Hughes completará este ano, em agosto, nove anos que nos deixou. Mas certamente, o legado de sua obra é e será inesquecível.

Vocês acreditam que ele escreveu o roteiro em apenas seis dias? John Cusack, Jim Carrey, Johnny Deep, Tom Cruise, Robert Downey Jr. e Michael J. Fox foram todos cogitados para atuar neste papel, mas ainda bem que o mesmo ficou com Matthew Broderick. Daria para imaginar outro ator?

Várias cenas ficaram marcadas, como por exemplo, a cena em que Ferris Bueller disfarça-se de pai da namorada e vai buscá-la no Colégio. Quando o Diretor a acompanha, eis que o “pai” esquecendo-se do seu disfarce, lasca-lhe um beijo na filha. Mas a cena mais valiosa acontece quando o protagonista canta, ou melhor, dubla “Twist and Shout”, sucesso dos Beatles. Esta cena foi realizada durante um evento real, que acontece anualmente, na Cidade onde se passa a história, Chicago.

O elenco conta com atores importantes do cast hollywoodiano. Contudo, destaca-se neste, as atuações dos atores Jeffrey Jones e Edie McClurg, respectivamente, o Diretor Edward ‘Ed’ R. Rooney e sua secretária, Grace, do Colégio onde estuda Ferris Bueller. Sobressaem-se também, as atuações de Alan Ruck e Jennifer Grey (Há duas semanas, estão lembrados sobre o tema desta coluna? Dirty Dancing?), nesta ordem, o melhor amigo hipocondríaco de Ferris Bueller, Cameron Frye, e a chatinha e politicamente correta, sua irmã, Jeanie Bueller, que se irrita profundamente com as eternas armações do irmão mais novo, e pior, o sucesso delas. Ok daremos um pouco de crédito, também, à atriz Mia Sara, interpretando a namorada do malandrão, Sloane Peterson.

 

Matthew Broderick – Ferris Bueller
Alan Ruck – Cameron Frye
Jennifer Grey – Jeanie Bueller
Jennifer Grey
Jeffrey Jones – Diretor Edward ‘Ed’ R. Rooney
Edie McClurg – Grace (Secretária)

 

 

CURTINDO A VIDA ADOIDADO (FERRIS BUELLER’S DAY OFF) foi indicado ao prêmio Globo de Ouro, na categoria Melhor Ator, em 1986. John Hughes e Matthew Broderick chegaram a manter contato, com a possibilidade de uma possível continuação do filme. Ou com Ferris Bueller entrando na faculdade, ou com o próprio em seu primeiro emprego. Mas a ideia não foi à frente.

Fiquem com a emblemática cena em que Ferris dubla os Beatles, com a música “Twist and Shout”.

Esperamos mesmo que tenham curtido a coluna desta semana. Sem desmerecer jamais as outras trilhas sonoras, abordadas pelo colunista, até porque, são filmes que ainda mexem com ele, esta em especial, teve total destaque por ele. Por favor, divulguem e compartilhem. Inclusive, o mesmo indicou à lista, EU RECOMENDO. Ah, e aguardamos as suas sugestões para as próximas trilhas sonoras, ok.

Um forte abraço e beijo grande à todos e até a próxima semana.

 

Wellington Lisboa.

Artigo anteriorEstreias do dia 15 de fevereiro de 2018
Próximo artigoCrítica: Lady Bird – A Hora de Voar
Wellington Lisboa, nascido no bairro das Laranjeiras (mas não é tricolor), formou-se e por duas vezes em Comunicação Social, nas habilitações de Publicidade & Propaganda e Relações Públicas, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, após cursar a disciplina 'Comunicação & Cinema', com o Professor Carlos Deane, percebeu que o Cinema poderia se tornar a Sétima Arte em sua vida. O falecido Coordenador do Núcleo Artístico e Cultural (NAC), Heleno Alves, propôs a ideia de criar um coral. Foi quando o nosso crítico e colunista enveredou pelo caminho musical. Criado o Coral da FACHA e, logo depois, rebatizado com o nome de DANOCORO, Wellington Lisboa, construiu uma carreira musical, junto com o grupo, ao longo de quase quinze anos. Após concluir as duas habilitações, ele cursou Letras (Português - Italiano) na UFRJ mas, não terminou. Entitulando-se 'um eterno ser em busca de si mesmo', Wellington Lisboa enveredou pela graduação em Cinema, foi quando (re)descobriu que o Jornalismo caminha junto com esta arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui