Taller de Cine en Lengua de Señas. Federico Sykes, director general y creador del Festival Internacional de Cine Sordo de Argentina. Diseñador de Imagen y Sonido (UP). Coordina los proyectos audiovisuales para la comunidad sorda en la productora de contenidos accesibles Access Media Argentina. Dicta talleres de cine en Lengua de Señas Argentina para personas Sordas. Es la única persona sorda formada en el campo audiovisual en el país.

 

A Expocine 2018 vai acontecer entre o dia 02 e 05 de outubro em São Paulo

e terá um dos temas abordados no evento, a produção de materiais que atendam aos deficientes auditivos e visuais.

 

 

 

Na sexta-feira, dia 05 de outubro, último dia do evento, acontecerá a palestra “Produção & Acessibilidade”, com a participação do gestor cultural argentino Federico Sykes, que convidará todos os presentes a pensar e debater os desafios e potenciais da criação de conteúdos dedicados a deficientes auditivos e visuais. Vale lembrar, que todas as palestras terão tradução simultânea para português, espanhol e inglês. E, neste caso, tradução da linguagem de sinais.

 

O cineasta Federico Sykes tem 31 anos e faz parte do 1% da população argentina que é surda. Formado em uma carreira relacionada ao audiovisual, ele é o único cineasta argentino com essa condição. O jovem cineasta se apaixonou pelo cinema já em sua infância com desenhos animados. Hoje, ele ministra oficinas em linguagem de sinais, trabalha ativamente em vários projetos audiovisuais que promovem a acessibilidade e é o criador do Festival Internacional de Cinema Surdo (FICSor) da Argentina, que já teve sua primeira edição no ano passado.

 

Além da palestra, durante a feira de negócios, que vai acontecer todos os dias da Expocine18, os convidados poderão visitar os estandes da americana Dolby e da parceria entre Riole/ETC Filmes, que apresentarão suas soluções de acessibilidade aos convidados. De acordo com ANCINE, os circuitos exibidores com mais de 50 salas precisam estar equipados com soluções de acessibilidade – libras, áudio-descrição e closed caption – até novembro deste ano.

 

“É uma satisfação não apenas contar com a presença do Federico Skyes na Expocine18, mas também saber que teremos grandes empresas apresentando suas soluções de acessibilidade para o mercado exibidor”, comenta Marcelo J L Lima, diretor do evento.

“Espero que a convenção sirva também para esclarecer dúvidas e gerar debates sobre esta importante nova lei do audiovisual, pois muitos países estão aguardando as decisões que serão tomadas no Brasil para implementar localmente”, finaliza.

 

A programação parcial da Expocine18 pode ser acessada no site oficial do evento: www.expocine.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui