Já é comum livros serem usados como inspiração para roteiros de filmes e séries. Porém, dificilmente vemos a situação contrária: histórias de filmes que mais tarde viraram livros. Para comemorar o Dia do Leitor, celebrado nesta sexta-feira (7), o Cinema para Sempre selecionou seis longas que foram adaptados como livros depois de seus lançamentos. Confira abaixo!

Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) 

A famosa animação da Disney acompanha a destemida e otimista princesa Anna, que se junta a Kristoff e à rena Sven para encontrar sua irmã Elsa, cujos poderes congelantes aprisionaram o reino de Arendelle em um inverno eterno. Sem saber do alcance de seus poderes e temendo ferir as pessoas com eles, Elsa se isola em um castelo de gelo. Anna e Kristoff, com a ajuda de trolls mágicos e um boneco de neve falante, precisam enfrentar o gelo e a neve em uma corrida para salvar o reino. 

O filme foi dirigido e escrito por Jennifer Lee (Detona Ralph) e Chris Buck (Tá Dando Onda). Mais tarde, em 2015, a história foi adaptada para o livro “Frozen: Um Coração Congelado”, escrito por Elizabeth Rudnick e publicado, no Brasil, pela editora Universo dos Livros. A adaptação mostra a aventura de Anna e as motivações do príncipe Hans, o antagonista apresentado no longa. 

De Volta para o Futuro (1985) 

O adolescente Marty McFly (Michael J. Fox) viaja acidentalmente para o ano de 1955 depois de usar a máquina do tempo inventada pelo cientista Dr. Emmet Brown (Christopher Lloyd). Preso no passado, Marty precisa fazer com que seus pais se conheçam e se apaixonem para garantir seu futuro.  

A direção é de Robert Zemeckis (Náufrago), que escreveu o roteiro junto de Bob Gale (Viagem Sem Destino). Em 2018, o longa foi reimaginado no livro ilustrado “De Volta para o Futuro”, da Coleção Pipoquinha, da editora Intrínseca, que adapta clássicos do cinema. As ilustrações que recriam a história de Marty foram feitas por Kim Smith. 

O Labirinto do Fauno (2006) 

Na Espanha de 1944, Ofélia (Ivana Baquero), uma menina fascinada por contos de fadas, e sua mãe são enviadas para a casa do cruel capitão Vidal (Sergi López). Enquanto explora um antigo labirinto, Ofélia encontra o fauno Pan (Doug Jones), que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal e provar quem é. 

O cineasta Guillermo del Toro assina a direção e o roteiro do filme. Ele também é autor do livro de mesmo nome escrito em parceria com Cornelia Funke, autora da trilogia “Mundo de Tinta”, publicado em 2019. O livro intercala a narrativa de Ofélia com ilustrações e contos de fadas inéditos. 

A editora Intrínseca é responsável pela publicação do livro no Brasil. 

Era Uma Vez em… Hollywood (2019) 

Idealizado por Quentin Tarantino, o filme acompanha o astro da televisão Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê de longa data Cliff Booth (Brad Pitt) na tentiva de se adaptarem às mudanças na indústria cinematográfica na Los Angeles de 1969, que acarretou no fim da Era de Ouro de Hollywood. 

Dois anos após o lançamento do longa, Tarantino publicou, a partir do roteiro, o livro “Era Vez em Hollywood”. O material marcou a estreia do cineasta na literatura. 

No Brasil, o livro foi publicado pela editora Intrínseca. 

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) 

Uma estrutura imponente fornece uma conexão entre o passado e o futuro. Quando o Dr. Dave Bowman (Keir Dullea) e outros astronautas são enviados para uma missão misteriosa no espaço, os chips dos computadores começam a apresentar um comportamento estranho. Começa, então, um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem no espaço e no tempo. 

O clássico de ficção científica foi dirigido por Stanley Kubrick (Laranja Mecânica), que assinou o roteiro em parceria com Arthur C. Clarke. O livro homônimo foi desenvolvido por Clarke em conjunto com a versão cinematográfica. A publicação é feita no Brasil pela editora Aleph. 

O Terceiro Homem (1949) 

No thriller dirigido por Carol Reed (Oliver!) e escrito por Graham Greene (O Ídolo Caído), quando o escritor americano Holly Martins (Joseph Cotten) chega a Vietnã depois da Segunda Guerra Mundial, ele descobre que seu amigo Harry Lime (Orson Welles) foi assassinado sob circunstâncias misteriosas. Martins decide investigar a morte de Lime e encontra inconsistências nas explicações dos amigos de Harry. 

A história usada como argumento para o filme foi publicada posteriormente como um livro, cujo crédito de autoria é de Greene. No Brasil, o livro faz parte do catálogo da editora L&PM Editores. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui