Connect with us

Notícias

Itaú Cultural Play recebe curtas da Mostra Brasil do Kinoforum 2024 a partir desta quinta (22)

Lucas Furtado

Published

on

De 22 de agosto a 8 de setembro, a Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita do Itaú Cultural, recebe sete filmes do 35º Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, evento que estreia no mesmo dia. Todos os curtas-metragens integram a Mostra Brasil do festival, que traz as produções mais recentes do cinema nacional e divide-se em 15 programas, cada um com um recorte curatorial específico. A parceria entre a Itaú Cultural Play e o Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo começou em 2021, ano de inauguração da plataforma.

A seleção recebida pela IC Play tem filmes diversos, pertencentes a cinco programas e vindos de cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco. Manifestando a multiplicidade do festival, os curtas-metragens atravessam temas como o mundo do trabalho e as vivências indígenas.

Representante do estado de São Paulo, o suspense Batalha de flores, de Luis Villaverde e Moira Soares, faz parte do programa Cinzas de Confetes. O filme acompanha um trio de jovens embriagados no Carnaval de Niterói, em 1924. Helena de Guaratiba, de Karen Black, vem do Rio e traz no elenco dois nomes conhecidos do cinema nacional, Cauã Reymond e Helena Ignez. Nessa leitura contemporânea do mito de Helena de Troia, ela é moradora de uma vila no Rio de Janeiro que tem a vida revirada quando o amor bate à sua porta. A produção integra o programa Fina Flor Marginália.

Outra produção de São Paulo, documentário Meu Amigo Pedro Mixtape, integra o programa Testemunhas da História. Nele, o cineasta e diretor Lincoln Péricles (LK) revisita algumas gravações antigas suas para produzir um filme em formato de mixtape de rap.

Integrante do mesmo programa, em Notas de Yakecan o cineasta André Moura Lopes narra a jornada iniciática de Jessika Yakecan. Filha do pajé Cicero Potyguara e ativista política, a jovem busca aprender os saberes ancestrais do pai enquanto luta por causas sociais. O documentário é o representante do Ceará.

O curta Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli, vem do Rio e participa do programa Alguém Partiu, Alguém Ficou. Nele, Lua, uma mulher trans, tenta ajudar um pássaro chamado Memória a voltar para casa. Os dois últimos filmes integram o programa Ruim É Ter Que Trabalhar. Tato, de Pedro Carvalho, vem de Minas e narra o cotidiano incerto de um jovem que deseja abandonar o passado e tornar-se tatuador. Já Rinha, de Rita M. Pestana, é um drama pernambucano que acompanha o dia a dia de Cássia, mulher que decide se libertar da rotina melancólica que leva.

Sobre o Kinoforum

O Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo celebra 35 anos ininterruptos de realização, desde 1990. Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o principal evento dedicado aos curtasmetragens na América Latina terá a 35ª edição realizada entre os dias 22 de agosto a 1 de setembro de 2024.
O 35° Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo é uma iniciativa da Associação Cultural Kinoforum e tem direção da produtora Zita Carvalhosa. O patrocínio é do Itaú Unibanco e tem apoio da Prefeitura de São Paulo e Spcine. A realização é da Associação Cultural Kinoforum, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Lei Paulo Gustavo, Cinemateca Brasileira, Museu da Imagem e do Som e Sesc.

Trending