Connect with us

Notícias

Voltado ao cinema de arquitetura, mostra Cinema Urbana tem inscrições abertas para a 5a edição

Lucas Furtado

Published

on

Cinema Urbana – Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura chega à 5ª edição propondo reflexões sobre o presente e apontando novos caminhos para um futuro sustentável nas cidades. Sob o tema “Paisagens Radicais”, o evento promoverá Mostra Competitiva, Mostra Oficial, palestras, painéis, debates e atividades formativas. As inscrições para filmes que quiserem integrar a Mostra Competitiva já estão abertas e seguem até o dia 25 de março. Para participar é preciso acessar o site https://filmfreeway.com/CinemaUrbana.

No eventoa arquitetura e as cidades são protagonistas de produções cinematográficas de todos os formatos e gêneros – ficção, documentário, experimental, animação, de curta ou de longa-metragem. Desde que foi criada, a mostra já exibiu mais de uma centena de filmes de mais de 70 países, promoveu seminários, painéis de debates, encontro com criadores, dentre outros.

Em 2025, a Mostra Competitiva vai distribuir Prêmio Brasília ao melhor filme em competição produzido em Brasília, Prêmio de Melhor Filme em competição (segundo um júri composto por arquitetos e cineastas experientes) e Prêmio do Público para o melhor filme em competição (escolhido pelo público).Podem ser inscritos filmes nos formatos de curta-metragem, com duração máxima de 40 minutos, e longa-metragem, com duração máxima de 120 minutos, produzidos a partir de 2024, de qualquer gênero cinematográfico e que estejam em sintonia com o tema da mostra.

A 5ª edição de Cinema Urbana ocorrerá entre 13 e 17 de agosto, no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, em Brasília, exibindo cerca de 30 filmes nacionais e internacionais. Com direção geral da arquiteta, urbanista e pesquisadora Liz Sandoval, a mostra quer abordar a paisagem como eixo central, resultado de processos de transformação e da interação entre sistemas naturais, socioculturais, políticos e econômicos.

Liz Sandoval divide a curadoria com Sofia Morato,curadora portuguesa de um dos festivais europeus pioneiros no tema da arquitetura. Cabe a André Costa, arquiteto, doutor e pesquisador em cinema e professor na faculdade de arquitetura na UnB, a curadoria da mostra experimental, que vai ser exibida na vitrine da Galeria Parangolé, do Espaço Cultural Renato Russo, voltada para a Via W/3 Sul.

A ideia é refletir sobre a importância da justiça climática, considerando a vulnerabilidade desproporcional das populações mais pobres frente a eventos climáticos extremos. Propor um olhar sobre as soluções que a arquitetura pode oferecer, no sentido de promover uma transformação urbana conciliando a redução das desigualdades, a promoção da qualidade de vida, a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação aos impactos das mudanças climáticas.

O evento pretende mostrar produções que utilizam o cinema como uma lente para refletir sobre o presente e imaginar transformações possíveis, além de incentivar ações concretas e redes de apoio para transformação sistêmica; provocar diálogos profundos entre arquitetura, natureza e humanidade; apontar possibilidades esperançosas e radicais rumo a um futuro justo e ambientalmente saudável.

comente

Em cartaz nos Cinemas

Trending

Site Feito Pelo Grupo Cabana do Leitor © 2024. Todos os direitos reservados ao site © Cinema Para Sempre.