Datas Comemorativas
13 cenas marcantes dos filmes e Séries para celebrar o Dia Mundial do Rock!
No dia 13 de julho é celebrado O Dia Mundial do Rock! A data criada para homenagear ao estilo musical do Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX. O Rock representa atitude em relação ao mundo. Fazer um mundo melhor. Levando em suas canções mensagens para tocar os corações e mentes de todos. O Rock é uma manifestação de sentimentos, questionamentos e mensagens para trazer o melhor para os corações de todas as pessoas.
Os grupos de rock, geralmente, são formados por um cantor, um baixista, um ou dois guitarrista e um baterista. Algumas bandas têm outros instrumentos que agregam e criam identidade para a banda. Esse é um ritmo tem uma boa fusão com alguns ritmos como música clássica, samba, reggae entre outros.
Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências que são até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de lutar pela “liberdade de expressão”.
Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, esta data é comemorada em vários países, especialmente no Brasil, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990 que consagraram o dia 13 de julho como Dia do Rock.
Os estadunidenses, por exemplo, preferem celebrá-lo no dia 9 de julho.
Durante o Dia do Rock, nas principais cidades brasileiras são organizados eventos com shows de importantes artistas representantes do Rock N’ Roll nacional e internacional.
Origem do Dia Mundial do Rock
Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.
O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.
O evento contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou na Inglaterra e nos EUA), Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros.
O show foi transmitido ao vivo para diversos países. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock.
Esse ano o Cinema Para Sempre vai celebrar com 13 cenas de filmes e séries em que o Rock contribui para deixar sua marca.
Aumenta que É Rock N Roll (2024)
Filme dirigido por Tomas Portella conta a história da Rádio Fluminense, A Maldita, a Rádio Rock que revolucionou a música brasileira e abriu portas para as maiores bandas de Rock do Brasil e ampliou os fãs de rock de bandas internacionais. Nessa cena, Luiz Antônio Melo abre o primeiro dia de funcionamento da rádio com um hino ao rock, muito usado em filmes e séries, “I Love Rock N Roll” de Joan Jetts and Blackhearts. Mas não podemos deixar de fora o Rock Nacional. Escolhemos então uma festa promovida pela rádio com duas das maiores bandas de rock do Brasil: Paralamas do Sucesso cantando “Meu Erro” e Legião Urbana “Geração Coca-Cola”.
Onde Assistir: Globoplay
Rock Of Ages (2012)
Nos anos 80, em Hollywood, Drew é um garoto tímido da cidade e Sherrie uma menina do interior. Os dois buscam realizar seus sonhos de fama rodeados de rock, sexo e descontrole. O filme tem várias cenas bem legais, mas vamos destacar a mais marcante: “Juke Box Hero / I Love Rock N Roll”. A Cena começa na loja de discos e vai crescendo com outros personagens em outros lugares.
Onde Assistir: YouTube Play / Google Play / Apple TV+ / Prime Vídeo (Todos pagos: aluguel ou compra)
O Homem do Futuro (2011)
Zero é um cientista ridicularizado cuja última invenção o levou ao passado, lhe dando a chance de refazer sua vida. De volta à época de faculdade, ele reencontra Helena, sua paixão, mas acaba interferindo em acontecimentos do futuro. Agora, Zero precisa consertar o futuro sem perder Helena de novo.
Onde Assistir: Prime Vídeo e Apple TV +
De Volta Para o Futuro (1985)
Marty McFly, um típico adolescente americano dos anos 80, acidentalmente é enviado de volta ao ano de 1955 em um carro modificado para ser uma máquino do tempo, inventada por um cientista louco. Durante sua fantástica e maluca viagem no tempo, McFly tem que fazer com que seus futuros pais se encontrem e se apaixonem, para que assim ele possa ir de volta para o futuro. Essa cena se tornou icônica de Marty McFly tocando no baile em que se pais começaram a namorar. Ele vai substituir o guitarrista impossibilitado de tocar e resolve tocar “Jonnhy Be Good” de Chucky Barry. Ele só esqueceu que essa música ainda não existia nessa época.
Onde Assistir: Disney + (Assinante) / Telecine (Assinante) / Prime Vídeo (Assinante) / Apple TV + (Aluguel ou Compra) / Google Play (Aluguel ou Compra)
Mad Max Estrada da Fúria (2015)
Em um mundo apocalíptico, Max Rockatansky acredita que a melhor forma de sobreviver é não depender de ninguém. Porém, após ser capturado pelo tirano Immortan Joe e seus rebeldes, Max se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela imperatriz Furiosa que tenta salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa. Dessa vez, o tirano Joe está ainda mais implacável pois teve algo insubstituível roubado. A Cena desse filme é algo inusitado que se tornou marcante pelo impacto que causou. Em perseguição ao caminhão de Furiosa (Charlize Theron) para recuperar as mães, Immorten Joe envia seu exército atrás delas e quando menos se espera aparece um carro gigante com uma bateria sendo tocada por diversos músicos e um cara tocando uma guitarra gigante que soltava fogo pelo braço.
Crepúsculo (2008)
Isabella Swan é uma adolescente que vai morar com seu pai em uma nova cidade depois que sua mãe decide casar-se novamente. No colégio, ela fica fascinada por Edward Cullen, um garoto que esconde um segredo obscuro. Eles se apaixonam, mas Edward sabe que quanto mais avançam no relacionamento, mais ele está colocando Bella e aqueles à sua volta em perigo. A cena mais marcante do filme é o jogo de baisebol da família Cullen, e dessa vez levam Bella para conhecer. Durante a partida podemos ver um jogo diferente ao som de “Supermassive Black Role” da Banda Muse.
Clube dos Cinco (1985)
Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre, eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e se tornam amigos. A Cena final John é o último dos cinco a ir embora e sai ao som de “Don’t You Forget About Me” da banda irlandesa Simple Mind. Foi essa música nessa cena que tornou a banda conhecida mundialmente.
Somos Tão Jovens (2013)
O filme Antonio Carlos da Fontoura conta a história de como surgiu a banda “Legião Urbana” através da jornada de Renato Russo, o vocalista e compositor da banda. O carioca Renato se mudou para Brasília porque seu pai era funcionário do Banco do Brasil e foi transferido. Na época, Renato ficou doente e passou a se interessar por Rock. Em Brasília, Renato fez amizades e nesse período nasceram algumas das maiores bandas de Rock do Brasil, “Legião Urbana”, “Plebe Rude”, “Capital Inicial”. O filme mostra como nasceram as bandas e a trilha sonora é assinada por Phillipe Seabra, vocalista da banda “Plebe Rude”.
The Wonders: O Sonho Não Acabou! (1996)
Em 1964, logo após os Estados Unidos serem “tomados” pelos Beatles, surge em uma pequena cidade da Pensilvânia os “Oneders”, mais tarde rebatizado pelo empresário como “Wonders”. Porém, às vésperas de uma apresentação de calouros, o baterista do grupo quebra o braço, o que faz com que, em cima da hora, um jovem infeliz (Tom Everett Scott), que trabalhava na loja de eletrodomésticos da família, seja convidado para substituí-lo. O jovem baterista, um aficionado de jazz, imprime durante a apresentação uma batida mais ritmada no que deveria ser uma balada, causando o descontentamento do vocalista e compositor do grupo (Johnathon Schaech). Mas seu instinto funcionou e a música se torna sucesso nacional, levando o grupo aos primeiros lugares da Billboard. A banda toca a música “That You Thing You Do” diversas vezes além de outras canções, mas é essa canção que ficou marcante nesse filme.
Onde Assistir: Não está disponível para streaming.
- Stranger Things (2022)
Quando um garoto desaparece, a cidade toda participa nas buscas. Mas o que encontram são segredos, forças sobrenaturais e uma menina. Na quarta temporada onde a cidade já sabe sobre muitos dos mistérios apresentados na primeira temporada, Os amigos lutam no mundo invertido e outros no nosso mundo. Um dos personagens mais carismáticos da série, o roqueiro Edi, protagonizou uma cena icônica tocando guitarra ao som de “Master Of Puppets” do Metallica.
Onde Assistir: Netflix
League Of Legends Arcane (2021)
Na série animada, em meio ao conflito entre as cidades-gêmeas de Piltover e Zaun, duas irmãs lutam em lados opostos de uma guerra entre tecnologias mágicas e convicções incompatíveis. Cena do 5º Episódio tem a música “Enemy” da banda Imagine Dragons com parceria com o rapper J.I.D
Onde Assistir: Netflix
-
Cinema3 meses ago
Twisters
-
Estréias3 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias2 meses ago
-
Notícias4 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Clube Zero
-
Críticas4 meses ago
Crítica: Plano 75
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Névoa Prateada