Esporte no Cinema
Canoagem: Além do Horizonte
Na coluna de hoje vamos falar de um esporte que vem ganhando notoriedade nas olimpíadas e está conquistando o coração dos brasileiros, a canoagem , modalidade responsável por uma das vinte medalhas conquistadas pelo Brasil na Olimpíada de Paris.
A 1a. Exibição do Esporte nas Olimpíadas de Paris 1924
“A canoagem está presente nas Olimpíadas desde 1936, com a inclusão do slalom em 1972 e a estreia do caiaque cross em Paris 2024. No Brasil, a prática começou em 1943, mas ganhou força nas décadas de 70 e 80. Globalmente, a International Canoe Federation (ICF) organiza a modalidade, com competições em eventos como os Jogos Asiáticos e Pan-Americanos.
Historicamente, a canoagem remonta a antes de Cristo, com registros em civilizações como a egípcia e os esquimós, sendo John MacGregor, em 1877, o pioneiro na canoagem esportiva moderna.”
Nas duas últimas Olimpíadas a canoagem do Brasil ganhou um total de quatro medalhas , todas na modalidade velocidade. Na edição deste ano o país brilhou mais uma vez através das remadas do baiano Isaquias Queiroz que conquistou a medalha de prata.
Isaquias Queiroz nas Olimpíadas de Paris 2024
Assim como outras modalidade, a canoagem também está presente nas telas do cinema. O filme Além do Horizonte – Beyond the River , inspirado na história real da primeira dupla inter-racial de remadores sul-africanos a conquistar a medalha de ouro em uma das travessias de canoagem mais duras que existem.
Uma aventura sobre o triunfo do espírito humano frente a um desafio que parecia impossível.
Siseko Ntondini and Piers Cruickshanks que inspiraram o filme
Em uma África do Sul que busca cicatrizar as feridas deixadas pelos longos anos de Apartheid, os canoístas Steve (Grant Swanby) e seu parceiro, Duma (Lemogang Tsipa), encaram o desafio de competir na exaustiva e perigosa Dusi Canoe Marathon, de 120 km, em busca de se tornarem a primeira dupla inter-racial a vencer o desafio.
Os dois se conheceram por acaso, e mais uma vez o esporte, no caso a canoagem, mostra seu poder para tirar os jovens da criminalidade.
Duma está entrando em uma vida de crime, retirando ilegalmente os cabos do metal, quando é forçado a retornar a um programa de treinamento de canoagem para jovens pobres, abandonado por ele após a morte de sua mãe. Lá ele conhece Steve, a quem passa a ajudar prestando suporte logístico e os dois se tornam amigos.
Duma então faz uma proposta a Steve para formarem uma dupla para encarar a exaustiva e perigosa prova de remada de 120km.
Steve, ao contrário de colegas racistas, que fazem piadas sobre o “tempo africano” e uma suposta falta de habilidade de Duma, apelidado de “Helicóptero”, vê potencial em seu novo amigo e aceita o desafio.
Ficha Técnica :
O filme produzido em 2017, estreou no Brasil em 2020.
Direção – Craig Freimond
Escrito – Craig Freimond e Robbie Thorpe
Elenco : Grant Swanby , Lemogang Tsipa,Emily Child,Garth Breytenbach e Israel Makoe.
-
Cinema3 meses ago
Twisters
-
Estréias3 meses ago
Estreias nos streaming em Julho de 2024
-
Notícias4 meses ago
Crítica: Vermelho Monet
-
Notícias2 meses ago
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Conduzindo Madeleine
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Clube Zero
-
Eu Recomendo4 meses ago
Crítica: Névoa Prateada
-
Críticas4 meses ago
Crítica: Plano 75